O Bruxo é uma nova classe, introduzida pela primeira vez na 5ª edição de Dungeons & Dragons. E por ser novidade, muitos possuem dúvidas a respeito de suas mecânicas…

Ainda por cima, o Bruxo – que é uma classe conjuradora – possui novas regras de conjuração que diverge das demais classes, o que ajuda (ainda mais) a implantar um ponto de interrogação na cabeça do jogador. Afinal, eu estou interpretando isso de forma correta ou o Bruxo só pode conjurar duas magias até o 13º nível? Mas nada tema, caro gafanhoto: iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a conjuração desta classe!

Bruxo em D&D 5E
Com este artigo, você não terá mais dúvidas sobre a conjuração desta classe!
Arte de Stu Harrington, disponível no Artstation!

A Tabela de Bruxo

Conhecer e entender a tabela da classe Bruxo é essencial para entender muitos dos conceitos da classe. Isso porque a tabela contém informações sobre as ações que você pode realizar com seu Bruxo. Abaixo está a tabela (em formato resumido) e os elementos importantes inseridos nela:

Tabela o Bruxo D&D 5E
As principais informações sobre a classe Bruxo estão contidas nessa tabela.

As principais colunas desta tabela são:

  • Truques Conhecidos: quantidade de Truques que seu Bruxo pode “levar consigo” nas aventuras.
  • Magias Conhecidas: quantidade de magias conhecidas que seu Bruxo pode ter. Note que a lista de magias expandidas concedidas pelo Patrono não contam como magias conhecidas.
  • Espaços de Magias: quantidade de magias que você pode conjurar até precisar realizar um descanso.
  • Nível de Magia: nível máximo de espaço de magia que você pode conjurar (explicaremos isso em breve).
  • Invocações Conhecidas: quantidade de Invocações que você pode ter.

Truques

Jogadores novos ou jogadores que vieram da edição 3.5 de Dungeons & Dragons provavelmente não estão familiarizados com esse termo. Classes conjuradores de fato (Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Mago e o próprio Bruxo) possuem, além de suas magias de níveis superiores, os Truques. Numa explicação básica, truques são Magias de Nível 0 que foram conjuradas ou treinadas à exaustão, chegando ao ponto de, para conjurá-la, você não precisar consumir seus recursos ou demandar maior esforço. Logo, você pode conjurar seus truques de forma ilimitada.

Bruxos podem aprender dois truques no 1º nível, três truques à partir do 4º nível e quatro truques à partir do 10º nível. Além disso, a grande maioria dos truques que visam causar dano recebem incrementos nos níveis 5, 11 e 17. Isso ajuda a mantê-los úteis em situações onde você não pode usar os recursos de sua classe.

Ao receber um nível na classe Bruxo, você pode substituir uma de suas magias por outra magia que seja de um círculo que você possa conjurar. Você pode optar por substituir um truque em vez de uma magia de 1º círculo ou superior.

Magias Conhecidas

Bruxos possuem diferenças significativas na conjuração em relações a outras classes. Enquanto que Clérigos, Druidas e Paladinos adquirem suas magias de forma ortodoxa (divindades ou naturezas concedem as magias) e Bardos, Feiticeiros e Magos adquirem suas magias por meio do arcanismo, o Bruxo aprende magias de outra forma: por meio de um pacto firmado com uma entidade sobrenatural.

Por conta disso, bruxos conhecem poucas magias comparado à outras classes conjuradoras, mas possui algumas magias exclusivas em troca. A coluna Magias Conhecidas mostra quantas magias o Bruxo conhece em determinado nível. As magias concedidas por seu Patrono também contam para o número de magias que você conhece, mas você pode optar por escolhê-las ou não.

Por exemplo: um Bruxo de 2º Nível com o Pacto da Arquifada poderá conhecer três magias. O jogador escolheu armadura de Agathys como uma de suas magias. Ele também decidiu levar as magias concedidas pela Arquifada no 1º nível – fogo das fadas e sono -, que também são consideradas para a quantidade de magias que o Bruxo pode ter. Com isso, o Bruxo já escolheu suas três magias disponíveis no 2º nível.

Note que Magias Conhecidas é diferente de Espaços de Magias.

Recomendamos que seja cuidadoso ao escolher suas magias: você só poderá trocá-las após passar de nível, e, ainda assim, você só poderá substituir uma única magia.

Espaços de Magia

É aqui que aparece a principal diferença entre as demais classes conjuradoras e o Bruxo. As outras classes possuem Espaços de Magia por Círculos de Magia. O que isso significa, afinal?

Significa que Círculos de Magias possuem seus próprios Espaços de Magia. Uma magia de 4º círculo não pode ser conjurada usando um Espaço de Magia de 3º círculo. Mas, magias de círculos inferiores podem ser conjuradas utilizando espaços de magias de círculos superiores. Imagine que um espaço de magia de 4º círculo é pequeno demais para comportar uma magia de 5º círculo, mas é grande o suficiente para comportar magias de 1º ou 2º círculo.

O Bruxo não possui essa limitação de espaços de magia por círculos de magia, possuindo um único espaço de magia universal. Para saber qual é o círculo dos espaços de magia do bruxo, basta você observar a coluna Espaço de Magia. Um bruxo de 5º nível, por exemplo, possui espaços de magia de 3º círculo. Mas isso tem um preço: os espaços de magia do Bruxo são limitadíssimos, começando com um único espaço no 1º nível, dois espaços no 2º nível, três espaços no 11º nível e, finalmente, quatro espaços no 17º nível.

Como assim? Irei conjurar apenas 4 magias no 17º Nível?

Sim. Mas o Bruxo possui três grandes fatores a favor dele: seus espaços de magia retornam após um Descanso Curto – uma vantagem que apenas ele usufrui em sua totalidade. Então, depois de uma batalha, basta um pequeno descanso e todas as suas magias retornam. Demais, né?

O segundo fator é que os truques do Bruxo são potentes e podem substituir as magias em muitas ocasiões. Normalmente, os Bruxos jogam em torno do raio místico (eldrich blast), um truque que pode ser aperfeiçoado por suas Invocações. E o terceiro fator é…

Nível de Magia

Bom, o Bruxo possui círculos de magia universais, então sempre vai valer a pena conjurar as magias de níveis superiores, certo?

Não exatamente. Isso porque o Bruxo, inicialmente, sempre irá conjurar suas magias com o maior nível possível, dentro do limite imposto pela coluna Nível de Magia. No 3º nível, os espaços de magia do Bruxo são equivalentes a espaços de magia de 2º círculo – o que significa que as magias de 1º nível são conjuradas como se você utilizasse um espaço de magia de 2º círculo. Vamos a um exemplo prático:

Boris, um Bruxo de 3º Nível (portanto, seus espaços de magia são de 2º círculo), está sendo sufocado por alguns Goblins em uma masmorra fétida e imunda. Então, para se proteger, ele decidiu conjurar em si mesmo a magia armadura de Agathys, uma magia de 1º círculo que concede 5 pontos de Vida Temporária. No entanto, ao conferir a magia, ele notou que a magia é aprimorada caso o círculo de magia usado seja superior ao 1º círculo – o que é o caso. Por conjurar usando um espaço de magia de 2º círculo, armadura de Agathys concederá 10 pontos de Vida Temporária.

No entanto, há um limite de círculo em seus espaços de magia: seus espaços de magia estão limitados ao 5º círculo, ao alcançar o 9º nível.

Mas e as Magias acima de 5º Nível? Não aprendo?

Aprende sim! Você aprenderá uma magia de cada círculo de magia após o 5º com a habilidade Arcana Mística, aprendida no 11º Nível.

Invocações Conhecidas

Além disso, o Bruxo possuí Invocações Místicas oriundas de sua exploração e estudo. Algumas dessas invocações são limitadas para alguns pactos, enquanto outras não possuem quaisquer requerimentos. Alguns desses pactos habilitam magias à vontade – ou seja, ilimitado. Ele também possui truques para fortalecer seu raio místico, possui Invocações para melhorar suas perícias e muito mais! A quantidade de Invocações que o Bruxo pode ter está na última coluna da tabela.

Esperamos que vocês tenham entendido todas as mecânicas de Bruxo que citamos aqui! É uma classe bem bacana para construir histórias. Além disso, ele consegue ter “um pouco de tudo” e é bem diversificada. Embora você pode considerar que ela possui poucas magias, seus Truques são grandes complementos para se manter causando dano, principalmente a Rajada Mística!

Ainda restou alguma dúvida do Bruxo plantada na cabeça? Não seja tímido e nos pergunte! Fazemos questão de respondê-los! Utilize o campo de comentários abaixo!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!