Tire suas dúvidas a respeito das magias em D&D 5ª Edição!

Mesmo após termos feito uma postagem explicando alguns fatores a respeito das Magias em D&D 5ª Edição, encontramos muitas perguntas variadas sobre magias no sistema. E nada melhor do que respondermos, certo?
Essa postagem será atualizada sempre que vocês (sim, vocês!) realizarem suas dúvidas nesta postagem!

Conceitos Gerais

Como determino a CD de minhas magias?

A CD das suas magias é determinado pela seguinte fórmula, independente de sua classe e do círculo da magia a ser conjurada:

CD das magias = 8 + modificador de atributo de conjuração + bônus de proficiência

Um mago de 2º nível (portanto, bônus de proficiência +2) e que possui Inteligência 17 (+3) terá um valor de CD de magias igual a 13 (8 + 2 + 3).

Como determino meu atributo de conjuração?

Cada classe possui seu atributo de conjuração pré-determinado. A tabela abaixo apresenta as classes conjuradoras e seu atributo de conjuração:

Atributos de Conjuração

Jogada de Ataque Mágico

É possível realizar um Acerto Crítico com uma magia?

Sim, mas apenas com magias que exijam uma Jogada de Ataque Mágico, como por exemplo, as magias orbe cromático, raio de fogo e raio místico.

A magia que irei conjurar exige uma jogada de ataque mágico. Qual bônus eu utilizo?

O bônus a ser adicionado na rolagem é igual ao seu modificador de Proficiência + Modificador de atributo de conjuração + outros bônus. Então, jogue um D20 e adicione o bônus para determinar o resultado de sua jogada de ataque mágico.

Há algum bônus ao conjurar magias na distância de Toque?

Não, nenhum. Além disso, se você conjurar uma magia que exija uma jogada de ataque mágico à distância em um alvo adjacente a você, você realizará a jogada de ataque com Desvantagem.

A CA do inimigo muda em caso de magias?

Não, a CA é um valor universal, usado contra magias e ataques.

Concentração

Qual é a dificuldade dos testes de Concentração?

Sob circunstâncias normais, a CD é 10 ou metade do dano sofrido – o que for maior.
Em casos onde um fenômeno faz com que você perca a concentração (como o intenso balançar de um barco), a CD é determinada pelo Mestre.

Se eu for proficiente na salvaguarda de Constituição, posso adicionar meu bônus de proficiência no teste de Concentração?

Não. O bônus na salvaguarda de Constituição só pode ser usado quando salvaguardas de Constituição forem exigidas. Um teste de concentração é um teste de Constituição.

Mecânicas específicas

Posso usar contramagia (counterspell) no meu turno?

Sim. Reações podem ser usadas em seu turno, portanto que seu gatilho tenha sido acionado.

É possível usar contramagia (counterspell) em uma contramagia?

Sim, é possível (mas note o próximo tópico).

Por que é possível usar contramagia (counterspell) e mais uma magia, sendo que você só pode conjurar uma magia por turno, ou uma magia e um truque?

Esse é um entendimento errado da regra. Em D&D 5ª Edição, nenhuma (repito: nenhuma) regra limita você a conjurar uma única magia por turno.

O que existe é uma regra que insere poréns ao conjurar uma magia com a sua ação bônus. Ela diz:

(Ao conjurar com uma ação bônus) não é possível conjurar outra magia no mesmo turno, exceto um truque com tempo de conjuração de uma ação.

Ou seja: portanto que você não use sua ação bônus para conjurar uma magia, você pode conjurar quantas magias quiser, da maneira que quiser. Você pode, por exemplo, conjurar a magia relâmpago e conjurar a magia contramagia em uma contramagia inimiga no mesmo turno.

Existe alguma maneira de conjurar mais de uma magia por turno?

Há algumas maneiras:

  • Conjurando, com sua ação bônus, uma magia ou truque com tempo de conjuração de uma ação bônus; e, com sua ação, um truque com tempo de conjuração de uma ação.
  • Conjurando uma magia com sua ação e uma magia com sua reação.
  • Feiticeiros possuem uma opção de metamagia chamada magia acelerada, que permite que você conjure, com uma ação bônus, uma magia com tempo de conjuração de uma ação. Note que, novamente, você fica limitado a conjurar um truque com sua ação, com tempo de conjuração de 1 ação.
  • Você pode pegar Multiclasse em Guerreiro até o 2º Nível. Com isso, você pode usar Surto de Ação, que te permite utilizar uma ação extra – e com essa ação extra, conjurar mais uma magia. Portanto que você não use sua ação bônus para conjurar uma magia, é possível conjurar duas bolas de fogo usando sua ação padrão e sua ação adicional concedida por Surto de Ação.
  • Existe um Item Mágico chamado tomo da língua quieta (book of stiffled tongue). Com ele, você pode conjurar uma magia que esteja escrita nele como uma Ação Bônus – lembre-se da regra de conjuração usando uma ação bônus.

Esse tópico foi útil pra você? Tem dúvidas quanto a magias? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!