Afinal, como essa mecânica tão importante funciona?

Muitos jogadores e mestres ainda possuem dificuldade em entender a Percepção Passiva de D&D 5ª Edição. E isso não nos surpreende, já que a Percepção Passiva é algo novo em D&D, e ele envolve alguma mecânicas um pouco difíceis de se entender. Mas nada tema, caro amigo: iremos te explicar como essa mecânica funciona!

Esse cara provavelmente possui um valor alto de Percepção Passiva!
Arte de Murat Gul, disponível no Artstation!

A Percepção Passiva

A Percepção Passiva é um valor passivo (duh -_-) que indica o quão bem o seu personagem consegue ouvir ou enxergar em situações em que seu personagem não está fazendo ações relacionadas a esses sentidos. Quando você está tentando procurar ou ouvir algo de forma ativa, você utilizará sua Percepção, que consiste em uma jogada de Sabedoria (Percepção). E, quando você realizar qualquer outra ação e é necessário saber o quão atento aos arredores o seu personagem está, você sempre utilizará sua Percepção Passiva.

O seu valor de Percepção Passiva é fixo e só será alterado em uma única ocasião listada no final da postagem. O valor é:

Percepção Passiva: 10 + bônus de proficiência (caso seja proficiente em Percepção) + modificador de Sabedoria

Um exemplo:

Erdan, um Alto Elfo Clérigo de 1º Nível, possui proficiência em Percepção (concedido pela raça) e possui o valor de Sabedoria de 16, garantindo um modificador de +3. Com isso, o valor de sua Percepção Passiva é:

Percepção Passiva = 10 + 2 (proficiência) + 3 (mod. de sabedoria) = Percepção Passiva 15

Proficiência

Você só adicionará seu bônus de Proficiência em sua Percepção Passiva caso você seja proficiente na perícia Percepção.

Percepção Passiva versus Furtividade

A sua Percepção Passiva é muito importante para determinar se você conseguiu perceber criaturas que tentaram se esconder no início de um combate. Quando uma criatura tenta se esconder (os monstros se escondendo dos personagens ou vice-versa), ela deverá rolar um Teste de Destreza (Furtividade), e o valor obtido é comparado com a Percepção Passiva.

Se a Percepção Passiva de um grupo de criaturas for maior que a Furtividade da criatura que tentou se esconder, as criaturas de Percepção Passiva superior ao teste de Furtividade estarão cientes da criatura escondida.

A Percepção Passiva também define quem está surpreso no início de um combate. Da mesma forma que explicado acima, as criaturas que estão tentando realizar a emboscada precisarão realizar um teste de Destreza (Furtividade), resistido pela Percepção Passiva das criaturas que serão emboscadas.

Se uma das criaturas emboscadas tiver ciência de, ao menos, um dos emboscadores, ela não estará surpresa, agindo normalmente em seu turno. É importante salientar que é possível que uma parte de seu grupo esteja surpresa no início de combate, enquanto outra parte, não.

Vantagem e Desvantagem

Uma mecânica que muitos narradores esquecem é que a Vantagem e Desvantagem também se aplicam na Percepção Passiva. Em casos onde você tem Vantagem na Percepção, sua Percepção Passiva aumenta em 5. Por outro lado, em casos onde você tem Desvantagem na Percepção, sua Percepção Passiva diminui em 5.

Exemplos:

O Clérigo Erdan mencionado anteriormente possui Percepção Passiva 15. Seu grupo decidiu entrar dentro de uma caverna totalmente escura. Embora ele possa confiar em sua visão por ser um Elfo, ele possui Desvantagem nos testes de Sabedoria (Percepção) quando relacionado a visão, por conta da iluminação. Nesse caso, sua Percepção Passiva diminuí em 5 pontos, fazendo com que sua Percepção Passiva caia de 15 para 10.

Um Druida que possui Percepção Passiva 15 decide se transformar em uma coruja, adquirindo as habilidades da criatura alada. Uma coruja possui Vantagem em testes de Percepção relacionados à visão. Portanto, quando o valor de Percepção Passiva for requisitado em casos onde a visão se aplica, a Percepção Passiva do Druida (que era 15) aumentará em 5 pontos, se tornando 20.

Entendeu como a mecânica funciona? Ainda possui dúvidas? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!

Hora de Aventura: novo RPG está disponível!

O mais novo RPG baseado em Hora de Aventura está em financiamento coletivo. A nova edição usará a quinta edição de D&D como sistema!

Túmulos & Tigres: RPG baseado em AD&D está em fase de testes!

Túmulos & Tigres, novo RPG nacional baseado em AD&D 2ª Edição, está em fase de testes! E o material está disponível de graça!

Guia do Mestre: lançado suplemento em português para Mutantes & Malfeitores!

O Guia do Mestre é o suplemento definitivo para os narradores de Mutantes & Malfeitores 3ª Edição. E ele está disponível em português!

Corespring: novo RPG nacional está em pré-venda!

Corespring, o mais novo RPG nacional, está em pré-venda. O jogo de fantasia espacial será publicado pela CapyCat Games!

The Laundry Files RPG: 2ª edição está em financiamento coletivo!

A segunda edição do RPG baseado em The Laundry Files está em financiamento coletivo. O jogo conta com novas ilustrações e sistema!