Conheça uma das principais mecânicas de D&D 5ª Edição!

Nós recebemos muitas dúvidas em nossa página do Facebook a respeito das famigeradas multiclasses em D&D 5ª Edição. E tais dúvidas são pertinentes – principalmente quando se leva em consideração que D&D 3.5 era um jogo muito voltado para essa mecânica, algo que não ocorre na 5ª Edição (o que não significa que a mecânica é inútil, apenas possui menos valor).
Vamos sanar todas as suas dúvidas nessa postagem!

Multiclasse em D&D 5ª Edição: Vale a pena?

Multiclasse em D&D 5ª Edição
Arte incrível de Josu Hernaiz, disponível no Artstation!

A mecânica de multiclasse em D&D 3.5 era muito presente no sistema por conta das diversas pequenas decisões que o sistema lhe forçava a tomar. Além disso, as classes de prestígio (classes que se tornavam acessíveis após seu personagem obter duas ou mais classes específicas) apresentavam níveis de poder muito elevados em comparação com as classes puras (ou seja, sem qualquer multiclasse), o que atraia os jogadores mais combeiros. As classes não possuem muito poder quando vistas isoladamente, sendo necessário o apoio dos talentos para que elas adquiram números elevados (o que era bastante importante para o sistema).

Já na quinta edição de D&D, existem diversos fatores que torna a mecânica de multiclasse menos relevante. São eles:

  • Não há mais classes de prestígio;
  • As características de classe são mais impactantes quando em comparação com D&D 3.5. As características se tornam cada vez mais impactantes conforme você evolui uma classe, o que desencoraja multiclasses;
  • Os arquétipos (também chamados de subclasses) são tão importantes quanto as classes e você recebe diversas características úteis conforme você adquire níveis na classe;
  • A bounded accuracy presente na 5ª Edição (uma metodologia cuja intenção é que você acerte seus ataques com mais frequência – acima de 65%) torna os números sejam menos relevantes;
  • Quase não há os chamados “níveis mortos”, onde você recebia apenas pontos de vida ao receber um nível.

Isso não significa que não vale a pena fazer um personagem com multiclasses, mas esteja ciente de que elas não são tão impactantes como em tempos outroros. Algumas das classes mais comuns para multiclasses são Bruxo, Guerreiro, Paladino, Druida e Bárbaro, nessa ordem de prioridade.

Requisitos da Multiclasse

Criar um personagem com multiclasse não é tão simples. Você precisa cumprir um requisito de atributo antes de poder adquirir uma nova classe – tanto da classe que você possui, como da classe que você pretende receber um nível. Os pré-requisitos de atributo são:

Requisitos de Multiclasse D&D 5ª Edição
Esses são os valores de atributo que você precisa atingir antes de escolher uma Multiclasse.

O que recebo com Multiclasse?

Ao realizar uma multiclasse, você recebe as características de classe e características de arquétipo normalmente, bem como os Pontos de Vida e Dados de Vida concedidos pela classe. Note que os Dados de Vida devem ser separados por classe: se você tiver um personagem que é um mago de 1º nível e guerreiro de 1º nível, você terá 1d6 (do mago) e 1d10 (do guerreiro) como seus dados de vida.
Quando você ganha o primeiro nível na classe, você recebe algumas proficiências, listadas a seguir:

Proficiências Recebidas na Multiclasse em D&D 5E

Note que os pontos de experiência necessários para receber um novo nível progridem de acordo com o seu nível de personagem. Se você criar um personagem com dois níveis de guerreiro e um nível de feiticeiro, serão necessários 2700 XP para evoluir para o 4º nível..

Multiclasse com classes conjuradoras

Até aqui, o sistema de multiclasses estava tranquilo, mas ele começa a dar uma “complicada” quando se opta por fazer multiclasses de duas classes conjuradoras.

Magias conhecidas e Magias preparadas: As magias conhecidas e magias preparadas funcionam da mesma forma que um conjurador tradicional. Ou seja: você aprende as magias de cada classe como normalmente.

Um exemplo: você possui um nível na classe Bruxo e um nível na Classe Druida.

Um bruxo de 1º nível conhece duas magias e dois truques, enquanto que um druida de 1º nível conhece magias igual ao seu nível + seu modificador de Sabedoria (para fins de exemplo, ele terá Sabedoria 16, o que resulta em um modificador +3), além de dois truques.

Portanto, seu personagem conhece duas magias de Bruxo e quatro magias de Druida, além de dois truques de Bruxo e dois truques de Druida.

Note que as magias ainda estão associadas as suas classes, portanto, magias de Druida irão utilizar Sabedoria como atributo de conjuração, magias de Bruxo irão utilizar Carisma como atributo de conjuração, e por aí vai. Ainda, os focos de conjuração só podem ser utilizados para conjurar as magias das classes permitidas.

Por exemplo: um instrumento só pode ser utilizado como foco de conjuração de Bardos, bem como um Foco Druídico só pode ser utilizado como foco de conjuração de Druida. Você não pode conjurar uma magia de Druida usando um foco de conjuração de Bardos.

Espaços de Magia: os espaços de magia são compartilhados entre as duas ou mais classes conjuradoras. Para definir seus espaços de magia, é utilizada uma tabela especial de Espaços de Magia para determiná-los. Para isso, você deve somar todos os seus níveis nas classes Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro e Mago; metade dos seus níveis nas classes Paladino e Patrulheiro/Ranger e um terço de seus níveis para os arquétipos Cavaleiro Arcano (Guerreiro) e Trapaceiro Arcano (Ladino).
Não considere essas informações caso você faça multiclasse com Bruxo!

Vamos ver alguns exemplos:

Um personagem com dez níveis de feiticeiro e seis níveis de paladino será considerado um conjurador de nível 13 (10 + 6/2);

Um personagem com dez níveis de ladino trapaceiro arcano e dez níveis de guerreiro cavaleiro místico será considerado um conjurador de nível 6 (10/3 + 10/3, arredondado para baixo);

Um personagem com cinco níveis de druida e cinco níveis de mago será considerado um conjurador de nível 10 (5 + 5);

Um personagem com dezessete níveis de guardião e três níveis de feiticeiro será considerado um conjurador de nível 11 (17/2 + 3, arredondado para baixo).

Após calcular seu nível de conjurador, utilize a tabela abaixo para determinar seus espaços de magia

Multiclasse e Espaços de Magia D&D 5E

Dito isso, vamos definir os espaços de magia na prática:

Um personagem que possui 5 níveis de Paladino e 3 níveis de Mago é considerado um conjurador de 5º nível, possuindo 4 espaços de magia de 1º círculo, 3 espaços de magia de 2º círculo e 2 espaços de magia de 3º círculo;

Um personagem que possui 9 níveis como um guerreiro cavaleiro místico e 3 níveis como feiticeiro é considerado um conjurador de 6º nível, possuindo 4 espaços de magia de 1º círculo, 3 espaços de magia de 2º círculo e 3 espaços de magia de 3º círculo.

Haverão ocasiões onde seus espaços de magia terão círculos superiores aos círculos de magia que você pode conjurar (por exemplo, um personagem que tem 2 níveis de paladino e 4 níveis de feiticeiro terá acesso a espaços de magia de 3º círculo, mas o Paladino só poderá conjurar magias de 3º círculo ao alcançar o 9º nível na classe). Em tais casos, você não poderá conjurar magias de um círculo no qual você não possa conjurar, mas poderá utilizar tais espaços de magia para conjurar magias de círculos inferiores da classe.

Seguindo o exemplo do Paladino citado anteriormente, você pode utilizar o espaço de magia de 3º círculo para usar sua característica Destruição Divina (causando 4d8, ou 5d8 em ínferos ou mortos-vivos), ou conjurar Curar Ferimentos com o espaço de 3º círculo, restaurando pontos de vida iguais a 3d8 + modificador de Carisma.

Lembrando que tais espaços de magia são compartilhados entre todas as classes conjuradoras (com exceção do Bruxo). Portanto, qualquer magia conjurada, independente da classe que ela pertence, consumirão os espaços de magia dessa tabela. Para ficar claro, você deverá utilizar unicamente a tabela de espaços de magia acima (p. 165), desconsiderando a tabela de suas classes.

No caso da multiclasse com classes conjuradoras, a tabela de Espaços de Magia de sua classe terá como única utilidade determinar se você pode conjurar determinados níveis de magia.

Espaços de Magia de Bruxo: O Bruxo funciona de forma diferente das demais classes conjuradoras. Por possuir poucos espaços de magia, você pode conjurar as magias de outra classe conjuradores usando o espaço de magia do Bruxo, bem como conjurar magias de Bruxo consumindo o espaço de magia de outra classe.

Se você realizar multiclasses de Bruxo + uma classe conjuradora, você utilizará os espaços de magia da sua classe como normalmente o faria (ou seja, como se não estivesse realizando uma multiclasse).

F.A.Q – Multiclasses

Nessa seção, coletamos algumas perguntas frequentes a respeito de multiclasses e respondemos-as!

Como funciona o dano dos truques em caso de multiclasses? É levado em consideração meu nível de personagem ou meu nível de classe?

O dano dos truques evoluem conforme seu nível de personagem.
Por exemplo, se você for um guerreiro de 19º nível e um bruxo de 1º nível, você dispará quatro raios ao conjurar raio místico.

Eu ganho aumentos no valor de atributo de acordo com o meu nível de personagem ou meu nível de classe.

Você recebe aumentos no valor de atributo de acordo com seu nível de classe.
Por exemplo: um personagem que possui três níveis na classe feiticeiro e três níveis na classe guerreiro (portanto, nível de personagem 6) não terá adquirido nenhum aumento de atributo. Enquanto isso, um personagem que tenha “apenas” quatro níveis de guerreiro já terá recebido um aumento no valor de atributo.

A Proficiência aumenta de acordo com o meu nível de personagem ou nível de classe.

A proficiência evolui de acordo com seu nível de personagem. Um personagem que possui cinco níveis de Bruxo e quatro níveis de Ladino (portanto, nível de personagem 9) terá bônus de proficiência de +4. A tabela abaixo pode lhe ajudar a entender a proficiência.

Bônus de Proficiência D&D 5ª Edição

Proficiência D&D 5E

Eu recebo proficiência nos testes de salvaguarda de novas classes obtidas com multiclasse?

Não. Você só recebe proficiência nos itens listados na tabela da página 164 do Livro do Jogador (que também está listado acima, na tabela Proficiências Recebidas.

Eu recebo proficiência nas perícias da nova classe ao fazer uma multiclasse?

Não.Você só recebe proficiência nos itens listados na tabela da página 164 do Livro do Jogador (que também está listado acima, na tabela Proficiências Recebidas.

Se eu receber a habilidade Ataque Extra em duas classes, posso atacar três vezes por turno?

Não, a habilidade Ataque Extra de classes diferentes não se somam. A única forma de atacar três vezes por turno usando a ação Atacar é criando um personagem da classe guerreiro e alcançando o 11º nível.

Posso escolher o mesmo estilo de luta duas vezes por conta da multiclasse?

Não, não é permitido escolher dois estilos de luta iguais. No entanto, você pode pegar dois estilos de luta diferentes por conta da multiclasse, como por exemplo, Defesa e Combater com Duas Armas.

Defesa sem Armadura de Bárbaro e Monge acumulam?

Não. Ao obter a habilidade Defesa sem Armadura, você deve escolher qual das duas fontes irá utilizar.

Eu recebo penalidade de XP por criar um personagem com multiclasses?

Não. Essa era uma regra de D&D 3.5 e deixou de existir na 5ª Edição.

Tenho que utilizar a tabela de círculos de magia de multiclasse mesmo se minha classe oferecer mais espaços de magia?

Sim. Por conta disso, multiclasses com duas classes conjuradoras não são muito comuns, com exceção do Bruxo (que foge a esta regra).

Esperamos que tenham gostado da publicação! Se ainda ficou com dúvidas, não hesite em usar o campo de comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!