Criando poções de cura em D&D 5E

D&D 5E: Criando poções de cura!

Publicado por

Aprenda, de acordo com as regras, a como criar poções de cura!

Um dos tópicos mais pedidos por aqueles que acompanham o Blog é um pequeno guia destinado a criação de poções de cura, itens essenciais na vida de um aventureiro (principalmente quando não há um clérigo ou outra classe voltada para dar suporte no grupo).
Nossa postagem apresenta as regras para você criar suas próprias poções!

Criando Poções de Cura D&D 5ª Edição
Arte fantástica de Inês Martins! Clique aqui para ir para a imagem!

As regras para criações de poções em D&D 5ª Edição estão presentes em dois livros: Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre e Xanathar’s Guide to Everything. É interessante que você converse com o seu Mestre para saber qual das duas regras será utilizada.
Independente da escolha, os dois métodos estarão disponíveis nesta postagem.

Xanathar’s Guide to Everything

As regras do Xanathar são ideais para quem não quer ficar perdendo tempo buscando regras, apresentando uma abordagem simples.

A única restrição na criação de poções de cura é que você precisa ser proficiente com ferramentas de herbalismo. Caso você seja, basta verificar a tabela abaixo para escolher qual poção você criará, o custo para confeccioná-la e o tempo necessário para finalizar a criação:

Como criar poções de cura D&D 5E
Regra na página 130 do Xanathar’s Guide to Everything

Como você pôde ver, é uma regra bastante simples e que vai “direto ao ponto”.

Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre

A regra de criação de poções apresentada no Dungeon Master’s Guide segue as regras apresentadas para a criação de itens mágicos, o que impõe uma série de restrições. São elas:

  • Em primeiro lugar, você precisará ter a fórmula para criar o item, o que pode envolver uma missão para obtê-la;
  • Você só poderá criar itens mágicos se você for um conjurador com espaços de magia e deverá ser capaz de conjurar qualquer magia que o item possa produzir (nesse caso, a magia mais adequada seria palavra curativa, mas fica a cargo do Mestre decidir);
  • A cargo do Mestre, ele pode impor a necessidade de determinados itens para a criação. No caso de uma poção, por exemplo, ele poderia exigir o acesso a suprimentos de alquimia ou herbalismo.

Após cumprir essas restrições, o personagem está apto a criar um item mágico. O custo para criação das poções, seu custo e o nível mínimo para criá-lo constam na tabela abaixo:

Como criar poções de Cura D&D 5ª Edição

Em todos os dias que você investir na construção do item, será necessário consumir um espaço de magia equivalente ao efeito que o item produzirá (nossa sugestão é a magia palavra curativa, mas novamente, fica a cargo do Mestre).

Por fim, mais de um jogador pode investir na tarefa de criar uma poção (mas eles devem arcar com o custo normalmente), o que acelera o processo de criação. A tabela abaixo ilustra o tempo necessário para a criação do item de acordo com a quantidade de pessoas trabalhando nele:

Se 10 pessoas trabalharem em uma Poção de Cura Suprema, eles terminarão o trabalho em 100 dias!

Lembrando: diversos atores impactam na construção de um item mágico, mas listamos nessa postagem apenas o necessário para a criação de poções. Essa postagem explica tudo e mais um pouco sobre criação de itens mágicos e mundanos.

Ficou com alguma dúvida a respeito da criação de poções? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Pathfinder Infinite

Paizo anuncia Pathfinder e Starfinder Infinite, programa de conteúdos comunitários!

Com os programas Pathfinder e Starfinder Infinite, você poderá usar algumas das artes de Starfinder e Pathfinder em seus materiais – e ainda tirar uma grana com isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s