O RPG foi publicado em 2009 e foi um grande sucesso na época
Little Fears é um RPG indie que fez bastante sucesso na última década. Com uma temática até então inédita e com mecânicas descomplicadas, o RPG chamou a atenção de muitos jogadores e foi bastante elogiado na mídia especializada. E quase 13 anos após o seu lançamento, o RPG chegará em terras tupiniquins, pela editora Huginn & Munnin!
O jogo
Little Fears apresenta as crianças como as protagonistas da história. Nossos personagens mirins possuem entre 6 a 12 anos e são capazes de enxergar as criaturas advindas da Armariolândia, um universo habitado por criaturas como goblins, bichos-papões e outras entidades que invadem nosso mundo todas as noites. Adolescentes e adultos não são capazes de ajudá-las nesta batalha: uma vez que uma criança se torna adolescente, ela passa a ser mais racional e a se preocupar com outros fatores de nosso cotidiano.

Note a quantidade de monstros na capa!
Estas criaturas nefastas se escondem atrás de armários e debaixo da cama com o intuito de raptá-las ou destruir suas almas. E esses monstros podem ter qualquer aparência: lobisomens, bruxas, lençóis assassinos e até mesmo uma amoeba recheada de olhos. Pelo fato de serem crianças, qualquer coisa (literalmente) pode se tornar o bicho-papão na história. A única unanimidade é o fator que os gera: o medo coletivo.
Pelo fato de serem crianças, pode-se presumir que elas não serão capazes de entrar em combate ou enfrentar diretamente muitas das criaturas, o que adiciona o fator terror nas crônicas a serem criadas coletivamente por mediadores e jogadores.
O sistema Top 3
O sistema Top 3 foi forjado exclusivamente para Little Fears, Edição Pesadelo. E por apresentar crianças como protagonistas da história, o núcleo de regras é propositalmente simples.
Nele, quando um teste é requisitado pelo Narrador (ou Moderador), o jogador deve somar o valor do atributo envolvido com o valor de uma perícia/qualidade que seja aplicável ao teste (e mesmo quando várias qualidades se aplicarem, apenas uma delas pode ser utilizada). Com este valor em mãos, ele deverá jogar um número de dados de seis lados (ou d6s) igual ao valor obtido. Por fim, após ver os números obtidos, ele deve escolher três dos melhores resultados e somá-los: este é, por ora, o resultado do teste.
Mas o jogo também possui a mecânica de estourar dados: quando você obtém o maior valor possível em um dado (e neste caso, o resultado 6), você pode manter este resultado consigo e rolar um novo dado (ou mais de um dado, caso você tenha obtido mais de um 6), adicionando estes valores ao seu resultado final. E se você tirar 6, rolar um novo dado e tirar um novo 6? Você continua a rolar mais dados, até que você deixe de obter resultados 6.
Essa mecânica é replicada em jogos como Shadowrun (com algumas limitações) e Hora de Aventura RPG.
Por fim, há as mecânicas de traços positivos e negativos: quando um traço positivo se aplica a um teste, você pode rolar novamente o pior resultado obtido nos dados. E quando um traço negativo for aplicável, o dado de maior valor é removido antes mesmo de você selecionar os três melhores resultados.
Os testes de Little Fears podem ter uma dificuldade definida (usado em casos onde você não está em conflito, normalmente) ou podem ter dificuldades variáveis (normalmente usadas quando você faz um teste em oposição a alguém). De todo modo, a diferença entre o valor obtido por você e a dificuldade do teste pode amplificar sua taxa de sucesso: a cada múltiplo de 3 (3, 6, 9…) o sucesso é amplificado em um degrau.
Embora tenhamos discorrido sobre o sistema em alguns parágrafos (o que pode fazer com que pareça que o sistema é complexo), ele se resume a isso, tornando-o ideal para novos jogadores e jogadores jovens.
O financiamento coletivo
A Huginn & Munnin Editora precisava de R$ 15.000 para transformar Little Fears, Edição Pesadelo em realidade. Precisava, no passado, porque a meta já foi atingida!
No momento da publicação, a editora já arrecadou R$ 17.700, e há inúmeras metas adicionais que possibilitarão que a Huginn & Munnin produza o livro com capa dura e disponibilize a coleção completa em nosso idioma. A previsão é que os itens financiados sejam entregues em setembro de 2022.
Você tem até o dia 11 de dezembro para apoiar o projeto no Catarse (catorze dias contando do momento da publicação). Visite a página do projeto no botão abaixo:
Publicações mais recentes
D20 Saga: revista de RPG volta a ser publicada!
A revista D20 Saga voltou a ser publicada! A última edição da revista foi publicada em 2006!
Symbaroum: RPG de fantasia sombria volta a ser publicado no Brasil!
Symbaroum, RPG de fantasia sombria, está de volta ao Brasil!
Old Dragon: RPG nacional ganha plataforma digital!
A nova plataforma dedicada a Old Dragon foi lançada pela Buró Brasil!
Wake of the Icons: última parte da campanha para Coriolis RPG está em pré-venda!
Impeça a destruição do Terceiro Horizonte em Wake of the Icons, terceira e última parte da campanha de Coriolis!
Resumo Semanal – 22 a 29 de maio!
Confira as principais notícias da última semana de maio em nosso Resumo Semanal!
Novo livro sobre dragões e novidades sobre Planescape: as últimas notícias de Dungeons & Dragons!
Confira as últimas novidades da franquia Dungeons & Dragons, de Planescape a The Book of Many Things!