D&D no Brasil

Wizards of the Coast assumirá publicações de Dungeons & Dragons no Brasil!

Publicado por

O movimento se repetiu em outros países que possuem edições localizadas de Dungeons & Dragons.

O movimento que ocorreu na Alemanha, Espanha, França e Itália finalmente chegou ao Brasil: a Wizards of the Coast, estúdio responsável por Dungeons & Dragons, será a nova responsável pela publicação da edição nacional da quinta edição do RPG mais vendido do mundo!

O anúncio ocorreu na tarde de ontem (14/03), em um press release disponibilizado para o veículo de imprensa Jovem Nerd, além de outros influenciadores digitais. Você pode clicar aqui para ler a notícia oficial.

O estúdio não dará continuidade ao que havia sido anunciado pela Mundo Galápagos nos anos anteriores, como os livros Caldeirão Incomensurável de Tasha, Fúria do Rei da Tempestade, Guia de Volo sobre Monstros, Guia de Mordenkainen sobre Inimigos e Tumba da Aniquilação.

A filial brasileira da Wizards of the Coast anunciou que, a partir do segundo semestre de 2022, haverão novas tiragens dos três livros básicos em português (Livro do Jogador, Livro dos Monstros e Livro do Mestre), além do inédito Essentials Kit em nosso idioma e “um Starter Kit renovado”. Não é possível discernir se este “kit renovado” se trata de uma nova tiragem do Starter Set: Kit Introdutório ou um novo Kit Introdutório que será publicado em português.
Aqui, vale ressaltar que a Wizards of the Coast apresentou ao público um novo Starter Set, que será lançado neste ano, como você pode ver nesta publicação.

Este movimento está de acordo com o que ocorreu em diversos países da Europa: para os quatro países citados no início da publicação, a Wizards of the Coast realizou novas impressões dos livros básicos, além de publicar pela primeira vez o Essentials Kit nas respectivas línguas. Ainda, um conjunto especial foi lançado, envolvendo os três livros básicos, um Escudo do Mestre e uma luva protetora.
Além destes livros, outros dois livros serão publicados em alemão, francês e italiano no primeiro semestre deste ano: Van Richten’s Guide to Ravenloft e Xanathar’s Guide to Everything.

Gift Set Dungeons & Dragons
O D&D Gift Set em espanhol. A arte do escudo é aquela que se repete no Dungeon Master’s Screen: Dungeon Kit. Mas os conteúdos internos são os mesmos.

A nova publicadora traz consigo uma nova tabela de preços, que já se reflete no livro Eberron: Das Cinzas da Última Guerra. Os principais livros terão o preço sugerido de R$ 249,90.

O que mudará?

Ao que tudo indica, poucas mudanças ocorrerão no processo de localização de Dungeons & Dragons em português. Diferente do que ocorreu em outras edições, a Wizards of the Coast detém as traduções de todas a publicações internacionais de Dungeons & Dragons, tendo respaldado a localização em português realizada pela Mundo Galápagos (antiga Galápagos Jogos). É sabido, contudo, que haverão alterações em alguns termos específicos, como laminabreu como tradução de hexblade, subclasse de Bruxo.

Haverão poucas mudanças no processo logístico: a linha Dungeons & Dragons receberá o mesmo tratamento dado a franquia Magic: The Gathering. Ou seja: apesar da Wizards of the Coast ser a responsável pela publicação, outras empresas serão as responsáveis por distribuir estes produtos pelo território nacional, como a Coqui Brasil, Devir Brasil e a própria Mundo Galápagos.

D&D e Mundo Galápagos: o que foi entregue?

A edição em português de Dungeons & Dragons foi lançada oficialmente no Brasil no dia 23 de outubro de 2019. E o cenário inicial era bastante animador: além dos três livros básicos essenciais, o Starter Set: Kit Introdutório e o Dungeon Master’s Screen: Escudo do Mestre, a subsidiária brasileira da Asmodee havia anunciado quase uma dezena de produtos de Dungeons & Dragons previamente publicados em inglês, além de promover um evento de cinco dias no MIS-SP (Museu de Imagem e Som).

Uma fotografia nossa no evento, em Outubro de 2019!

Contudo, diversos fatores externos afetaram de forma contundente o calendário de publicações dos livros de Dungeons & Dragons em português: além do surgimento da COVID-19 (que ainda continua a ser um problema) poucos meses após o lançamento oficial e as crises no transporte internacional e na oferta de papel, uma ruptura entre as empresas Wizards of the Coast e Gale Force Nine (estúdio que publicava todos os livros de Dungeons & Dragons nos idiomas que não fossem o inglês) paralisou as operações por mais de oito meses. Você pode saber mais sobre este caso nos dois links abaixo:

Estes foram os títulos publicados pela Mundo Galápagos nestes quase três anos:

  • Player’s Handbook: Livro do Jogador
  • Monster Manual: Livro dos Monstros
  • Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre
  • Starter Set: Kit Introdutório
  • Dungeon Master’s Screen: Escudo do Mestre
  • A Maldição de Strahd
  • A Maldição de Strahd – Escudo do Mestre
  • Baldur’s Gate: Descida ao Avernus
  • Baldur’s Gate: Descida ao Avernus – Escudo do Mestre
  • Guia do Aventureiro para a Costa da Espada
  • Guia de Xanathar Sobre Todas as Coisas
  • Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
  • Minitomos: Magias Arcanas, Bardo, Druida, Clérigo, Guardião e Poderes Marciais & Raciais
  • Tarokka Deck
  • Miniaturas e colecionáveis

Publicações mais recentes

Mordenkainen's Tome of Foes deixará de ser publicado

D&D: livros Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ser comercializados digitalmente!

Os suplementos Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ficar disponíveis nas plataformas digitais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s