O que é RPG de mesa

O que é RPG?

Não faz ideia do que este termo significa? Então vem com a gente!

RPG significa Role Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis. Nele, você e seus amigos adentrarão mundos fantásticos em busca de aventuras, ouro e glória!

Tá, mas continuei sem entender o que é esse tal de RPG…

O que é RPG
Um grupo jogando RPG!
Créditos: Wikipedia Commons

Podemos dizer que um dia de RPG (o que chamamos de sessão) é similar a uma peça de teatro: da mesma forma que um ator interpreta um personagem, um jogador de RPG interpreta um herói. Você pode ser um arqueiro tão habilidoso quanto Hobin Wood, um guerreiro tão forte como Kratos (da franquia God of War) ou um mago mais poderoso que o Doutor Estranho!

O herói que você decidiu criar não é apenas uma ideia abstrata em sua cabeça. Suas capacidades, características e habilidades são descritas em uma ficha de personagem: uma folha de papel que contém as principais informações de seu herói. Além de suas características, você pode interpretá-lo com uma voz diferente da sua, criar cacoetes e até mesmo criar ilustrações ou miniaturas para representá-lo!

Como jogar RPG
Uma ficha de personagem
Créditos: Marcel Ste/Pixabay
Como jogar RPG de mesa
Representação do papel do Mestre: ele interpreta todos os personagens que não são dos jogadores, além de arbitrar as regras e descrever o mundo!
Arte de Jaka Prawira/Artstation!

No teatro, o roteirista é o responsável por elaborar a história da peça, estabelecendo o papel que cada personagem deve realizar.

No RPG, um dos jogadores cumpre esse papel, chamado de Mestre de Jogo ou Narrador. Todavia, diferente do teatro (onde a história está estabelecida previamente), o RPG é uma história compartilhada: todos os personagens podem (e devem) colaborar com a história!

Além de estabelecer parte da história, o Mestre interpreta todos os outros personagens que não sejam os personagens dos jogadores – o que chamamos de NPC (Non-Player Character) ou PDM (Personagem do Mestre) -, descreve o ambiente para os personagens e toma as decisões a respeito das regras (falaremos mais a seguir).

Como essa dinâmica funciona?

  1. Normalmente, o Mestre estabelecerá a cena, inserindo os personagens na narrativa e descrevendo o ambiente onde estão e o que está ocorrendo no momento.
  2. Após este estímulo, os jogadores determinam o que seus personagens farão.
  3. O Mestre, com o auxílio das regras do jogo, determinará o que acontecerá após a ação dos jogadores.
  4. O ciclo se repete.

Vamos a um exemplo…

Mestre de Jogo: Após destrancaram a porta, vocês finalmente adentram a sala. Esta câmara iluminada por tochas posicionadas ao lado da porta é um quadrado que possui cerca de 6 metros de lado e aparenta ser a sala de um mago: à esquerda da sala, há uma prateleira abarrotada de tomos e pergaminhos. Do lado oposto, há uma confortável poltrona, posicionada em frente a uma lareira formada por tijolos de barro. Do lado da lareira também há uma escrivaninha, onde, em cima dela, há folhas de papiro em branco, tintas e pincéis. Decorando a sala, há um urso polar estufado, cumprindo o papel de um elegante tapete.

Embora essa sala esteja um pouco empoeirada, sua organização é impecável. O que farão?

Hugo: Meu personagem Harry é um mago, então assim que seu olhar encontra a prateleira de livros, ele se esquece completamente de seus arredores e vai de encontro ao acerto.

Rosa: Eu irei averiguar a escrivaninha. Quero ver se há alguma anotação, chave ou outro item que julgue ter algum valor.

Mestre: Tudo bem. Rosa, preciso que sua personagem realize um teste de Investigação para determinar se ela encontrou algo de valor nesta escrivaninha. Hugo, seu personagem Harry se dirige rapidamente à biblioteca e percebe que vários dos livros fazem menção a magia e seus usos na alquimia moderna. Todavia, um dos livros te chama a atenção: além de possuir uma lombada dourada bastante chamativa, ele também está posicionado um pouco a frente dos demais, como se tivesse sido levemente puxado por alguém. O que você fará.

Rosa: *joga os dados* Obtive um 16, Mestre!

Hugo: Harry fica fascinado ao ver aquele livro. Ele instintivamente coloca a mão sobre sua parte superior e o puxa em sua direção.

Mestre: Hugo, assim que você puxa o livro para si, você ouve um click vindo da direção onde o livro estava…

Hugo: O livro provavelmente fazia peso em uma pequena placa de pressão. É uma armadilha!

No teatro, o Diretor é o responsável por estabelecer regras durante as gravações e dirigir os atores durante sua encenação. No RPG, existe um conjunto de normas que faz o papel do Diretor. Esse compêndio de regras é mais conhecido como sistema.

Não existe um único sistema para se jogar RPG. Na verdade, existem milhares de sistemas atualmente, e cada um deles tem as suas particularidades: enquanto o sistema usando em Dungeons & Dragons é voltado para criar personagens heroicos, o sistema do RPG nacional Old Dragon busca apresentar um conjunto de regras adequado para um jogo baseado na era medieval, com leves toques de fantasia.

Diversos dados de RPG. Cada sistema apresenta uma exigência de dados diferente!
Foto de Adriano/Pixabay

O sistema determina como você deve criar seu personagem, os dados usados no jogo e todas as demais regras. Essas regras são conhecidas tanto pelos jogadores, como pelo mestre. E em casos onde não se saiba qual regra utilizar, o mestre possui a palavra final para determinar o que ocorrerá.

Uma peça de teatro possui uma ambientação: a era na qual a peça ocorre. Enquanto Hermanoteu na Terra de Godah se passa no início do calendário gregoriano, Romeu e Julieta é ambientado no final da Era Medieval.

O mesmo ocorre no RPG: há diversos cenários de campanha cuja utilidade é te apresentar cenários distintos: você pode ambientar suas aventuras na Era do Bronze ou criar uma campanha no futuro distópico de Cyberpunk 2077!

Por fim, um RPG não se resume a apenas uma única sessão: tal como uma novela, uma aventura pode ser desenvolvida através de vários episódios. Existem campanhas (conjunto de arcos de aventura) que duram por anos a fio!

Por onde começar?

Agora que já sabe o que é RPG, você está pronto para embarcar em aventuras fantásticas!

Nossa recomendação é que você procure por mesas de RPG em grupos na rede social Facebook. Normalmente, buscar por RPG (insira o nome da sua cidade ou região) resultará em resultados frutíferos. Mas como estamos em tempos de pandemia, jogar online também é uma alternativa viável – e grupos especializados de RPG podem ser uma ajuda e tanto na hora de encontrar um grupo ideal!

Nós disponibilizaremos em breve um servidor no Discord para unir novos jogadores e mestres! Fique ligado em nossas redes sociais!