Lançamento Cyberpunk RED

R. Talsorian Games lança versão digital de Cyberpunk RED!

Publicado por

O RPG será um prequel de Cyberpunk 2077, aguardado jogo eletrônico da CD Projekt Red!

Um dos RPGs mais aguardados de 2020 acaba de ser lançado: Cyberpunk RED, da R. Talsorian Games (editora que publicou Castle Falkenstein e The Witcher RPG), é o sucessor do bem-sucedido Cyberpunk 2020 e antecederá a história apresentada no jogo eletrônico Cyberpunk 2077.
Você já pode adquiri-lo no formato digital!

Capa da Cyberpunk Red, criada por Anselm Zielonka!
Créditos: R. Talsorian Games

A história

O livro conta como terminou a 4ª Guerra Corporativa (descrita em Cyberpunk 2020, mas há explicações bem detalhadas a respeito do fim da guerra em Cyberpunk RED) e como o mundo evoluiu até 2045, o ano base do jogo. As antigas grande corporações agora são apenas resquícios do que foram no começo do século, ainda tentando se reerguer após a catastrófica guerra da década de 20. Antes fragmentados devido ao domínio das corporações e a globalização, países e cidades-estado reconquistaram seus poderes. Mas a ameaça das corporações ainda existe.

4ª Guerra Corporativa
Arte fantástica do português Helio Frazão, disponível no Artstation.
Essa é uma das batalhas que tomaram conta de Night City durante a 4ª Guerra Corporativa.

Night City também tenta se reerguer após a última guerra. O míssil nuclear que atingiu a cidade decretou o fim da guerra e da vida de mais de meio milhão de pessoas. Durante anos, o céu da cidade ficou tingido de vermelho (e por isso do nome Cyberpunk RED).

Vale ressaltar que Cyberpunk RED está mais para um cenário de campanha do que um sistema de RPG de fato: metade das 458 páginas exploram o tema Cyberpunk e a vida em Night City. Mesmo que você não goste do sistema utilizado em Cyberpunk RED, a ambientação apresentada é digna de nota e vale o investimento.

Night City Cyberpunk RED
Arte de Eddie Mendoza, disponível no Artstation!

O sistema

Falando em sistema, o sistema de Cyberpunk RED é propositalmente simples. O jogo utiliza apenas dados de seis e dez lados (d6 e d10, respectivamente) e é baseado em atributos e especializações: sempre que um teste é exigido, você deve rolar 1d10 e adicionar o valor de sua especialização + seu atributo. O objetivo aqui é ultrapassar o DV (Difficulty Value, ou Valor de Dificuldade) do teste: caso consiga, você é bem-sucedido na tarefa.

Cyberpunk RED usa um formato universal de testes, portanto, queira você atacar ou convencer alguém, você usará a fórmula acima. Existem algumas exceções: Para executar ações na arquitetura NET, por exemplo, você usará apenas seu valor de Interface, acrescido de 1d10. Mas nada que tire a simplicidade das regras.

Falando em simplicidade, devemos destacar o esforço da R. Talsorian Games em deixar o jogo amigável para novos jogadores. Além de nove contos para ambientá-los no universo cyberpunk, o RPG também fornece métodos simplificados para a criação de personagens: com eles, você precisará de poucos minutos para criar seu personagem e embarcar na ação de Cyberpunk RED.
E se você é um jogador que gosta de customizações detalhadas, nada tema: o jogo disponibiliza um método de criação de personagem que te permite fazer inúmeras alterações – inclusive, te permitindo escolher com quais armas você quer começar a campanha.

O combate do jogo segue a sina de um RPG simples. Rápido e mortal, ele foi projetado para que os turnos ocorram de forma dinâmica e ágil: cada personagem pode realizar apenas uma ação de movimento e uma ação. Estas ações englobam atirar (você pode disparar mais de um tiro, a depender da razão de tiro de sua arma), usar múltiplas ações em interface digital, dar partida em um carro, equipar um escudo ou qualquer uma das diversas outras opções oferecidas pelo livro.

Cyberpunk RED Art
Ao se defender de ataques à distância, um alvo pode tentar esquivar-se ou deixar com que a gravidade faça seu papel.

Onde adquirir?

A versão digital de Cyberpunk RED será comercializada exclusivamente no DrivethruRPG. Ao adquiri-la, você recebe uma aventura gratuita no Astral Tabletop, plataforma digital para jogar RPG. A versão digital custa US$ 30,00, enquanto que a versão física (que será lançada no próximo dia 19) terá o preço sugerido de US$ 60,00.

Embora o preço não seja agradável a todos os bolsos (principalmente levando em consideração a cotação atual do dólar), a versão digital do livro é um exemplo de acessibilidade. Além dos tradicionais marcadores, o livro possui diversos “atalhos” para os capítulos relevantes. No capítulo “Bem-Vindo ao Futuro Sombrio”, por exemplo, ao mencionar a vida em Night City, o livro oferece diversos opções rápidas para você acessar explicações mais detalhadas acerca do tema tratado (como o resumo da 4ª Guerra Corporativa, os tempos atuais, as drogas na sociedade cyberpunk, entre diversos outros menus rápidos).

Publicações mais recentes

The Darkest House Kickstarter

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!

A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s