XCrawl Classics Beta

Goodman Games disponibiliza beta gratuito de Xcrawl Classics!

Publicado por

Uma mistura de DCC RPG e competições!

Na última semana, a Goodman Games disponibilizou gratuitamente a versão beta de Xcrawl Classics. Não sabe que RPG é esse? Continue lendo que a gente te explica!

Qual é a proposta de Xcrawl Classics?

Xcrawl Classics adapta as regras do tradicional DCC RPG e apresenta a exploração de masmorras em um novo formato: arenas.
Em Xcrawl Classics, espectadores e telespectadores se deliciam ao ver os personagens derrotarem monstros e outras criaturas em combate, demonstrando suas proezas marciais e capacidades mágicas. Além de lidar com os monstros, os personagens também precisam se preocupar com o show.

XCrawl Classics
A capa de Xcrawl Classics

Para comportar um show televisivo, Brendan Lasalle (criador de Xcrawl Classics) introduz novas mecânicas em Dungeon Crawl Classics. A mecânica de Mojo, por exemplo, permite que um jogador conceda a outro personagem (que não o seu próprio) bonificações adicionais em determinadas rolagens: ao gastar 2 pontos de Mojo em uma jogada de ataque, o jogador obtém +2 de bônus na jogada, por exemplo. Mecanicamente, esse bônus é explicado como “o poder do trabalho em equipe derrotando os crawlers (criaturas da arena).
Só há um problema: ao obter um 1 natural no dado, todos os jogadores perdem completamente suas fontes de mojo.

Por conta da instabilidade dos pontos de mojo, o jogo recomenda que você os entregue a esmo, mas principalmente quando os personagens realizam ações de grande proeza – como por exemplo, ao obter um 20 natural, ao derrotar todos os monstros de uma sala, ao empregar grandes táticas em um combate ou em outras ações (a critério do Juiz – denominação para o mestre em DCC).

Outra inclusão mecânica é a Fama: com ela, personagens podem obter bonificações sempre que interagem com NPCs (non-player characters, ou personagens não-jogadores) que os conheçam e, caso queiram, podem consumi-los para obter outros tipos de benefícios (como por exemplo, receber uma oferta de patrocínio ou ser convidado para participar de uma dungeon específica). Tais pontos são obtidos ao impressionar a platéia, finalizar um andar da masmorra ou finalizar a masmorra por completo.

Xcrawl Classics
O logotipo de Xcrawl Classics.

Classes

Muitas classes da tradicional fantasia medieval não possuem qualquer serventia em um jogo com enfoque no show. Por conta disso, novas classes foram introduzidas em Xcrawl Classics. Um exemplo de classe é o atleta: mostrando grande proeza marcial, os atletas são capazes de agarrar seus adversários usando diversas artes marciais. Além disso, eles sempre adicionam um Dado de Treinamento (um d3 no 1º nível) em qualquer teste que se utilizam de suas capacidades atléticas.

O Jammer é outra classe nova: estes artistas (sejam cantores, comediantes, dançarinos ou outras profissões que lidam com a arte) são os responsáveis por animar a platéia e a audiência, desrespeitando seus oponentes com críticas tão sutis quanto o coice de um cavalo e fortalecendo seus aliados com sua performance retumbante. O Jammer recebe pontos de Mojo sempre que um inimigo desmoralizado errar um ataque ou a conjuração de uma magia.

Lançamento e o Beta

O beta de Xcrawl Classics apresenta regras para evoluir seu personagem até o 2º nível. Infelizmente, o documento não possui as regras necessárias para criar um personagem e jogá-lo – o beta espera que o leitor tenha conhecimento das mecânicas de DCC RPG antes de lê-lo.

Brendan reitera que o PDF de 41 páginas está longe de apresentar todos os conteúdos de XCrawl Classics: essa quantidade de páginas corresponde a 10,5% do livro completo. O livro fornecerá regras para você evoluir seu personagem até o 10º nível e apresentará 50 novas magias, novas classes, patronos, monstros e mecânicas (como a mecânica de Riqueza, por exemplo). Por fim, o livro contará com duas aventuras introdutórias.
Ainda não há previsão de quando o livro será lançado.

Publicações mais recentes

Giro de Notícias Joga o D20

Giro de Notícias – de 10 a 17 de outubro!

O lançamento de Vampiro V5, último playtest de Old Dragon e últimos dias para apoiar a linha Forged in the Dark: confira as principais notícias da semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s