Um novo arquétipo de Clérigo para Dungeons & Dragons 5ª Edição!
Em abril de 2018, a Wizards of the Coast disponibilizou uma nova Unearthed Arcana!
Intitulada Order Domain (ou Domínio da Ordem), o documento apresenta um novo arquétipo para a classe Clérigo. E como sempre acontece, nosso portal apresenta o PDF traduzido gratuitamente!
O documento de duas páginas apresenta o Domínio da Ordem, arquétipo de Clérigo para D&D 5ª Edição.
Note que o Domínio da Ordem figurou em dois livros: Guildmaster’s Guide to Ravnica e Tasha’s Cauldron of Everything (sendo que, neste último, o arquétipo não sofreu qualquer alteração em relação ao primeiro livro onde surgiu).
Usando o poder da lei, estes clérigos são capazes de subjugar seus inimigos, enfeitiçando-os e derrubando-os perante sua autoridade. Eles também podem liderar seus aliados ao ataque, permitindo que desfiram ataques adicionais sempre que forem alvos de uma magia do clérigo. Por fim, eles podem aprimorar o dano causado por seus aliados em um inimigo específico – mas, para isso, devem acertar um ataque em um inimigo. Todavia, vale ressaltar que tais clérigos não possuem a característica Ataque Extra, o que pode dificultar a tarefa.
Vale ressaltar que nossa tradução utiliza os termos oficiais da Mundo Galápagos, responsável pela publicação da 5ª edição de Dungeons & Dragons no Brasil.

O que é a Unearthed Arcana?
A Unearthed Arcana (ou UA) é uma coluna da Wizards of the Coast que visa disponibilizar materiais gratuitos para o público testar (e isso inclui você!). Se o material for aprovado por jogadores e mestres, ele poderá figurar em um livro oficial de Dungeons & Dragons 5ª Edição!
Caso ele não seja aprovado (seja por problemas mecânicos ou por deficiências conceituais), o material passa por mais uma rodada de revisão ou é descartado. Via de regra, o material publicado na Unearthed Arcana possui “validade” de 1 ano: caso o material não tenha sido publicado em um livro oficial 1 ano após o seu lançamento na UA, ele foi descartado pela Wizards.
Estes materiais não são oficiais, logo, não são válidos para as mesas da Adventurer’s League.
Publicações mais recentes
Pirate Borg: cenário pirata para Mörk Borg é lançado!
Desbrave o alto-mar em um RPG da escola OSR em Pirate Borg, jogo baseado no premiado RPG sueco Mörk Borg!
Crystal Heart: RPG em PT-BR está em financiamento coletivo!
Crystal Heart, famosa webcomic que simula uma campanha de RPG, está com sua edição em português em financiamento coletivo!
Square-Enix anuncia RPG de mesa baseado em Final Fantasy!
A Square-Enix anunciou um RPG de mesa baseado no mundo de Eorzea, universo de Final Fantasy 14!
D&D Beyond lança funcionalidade “Maps”!
O D&D Beyond lançou possui a funcionalidade Maps: agora, você poderá jogar RPG através da plataforma!
Lost Mines of Phandelver deixará de ser distribuída no D&D Beyond!
Uma das maiores aventuras de Dungeons & Dragons 5ª Edição deixará de ficar disponível no Roll20!
Roll20 anuncia aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl!
A plataforma de VTT Roll20 anunciou a aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl, site para criar mapas de RPG no estilo Old-School!
Pq trazer a tradução de uma UA de 2018, que inclusive já tinha sido traduzida, e que figura em dois livros oficiais, já não sendo mais playtest????
Há três respostas para sua pergunta, Rildo. Vamos a elas:
1. Porque não há mais Unearthed Arcanas recentes para traduzir.
2. Porque nem todo mundo domina o idioma inglês, e portanto, os livros oficiais se tornam inviáveis.
3. Para iluminar a cabeça de jogadores e mestres, que podem se inspirar nas mecânicas do documento para viabilizar/aprimorar suas criações.
Grande abraço!