O projeto já é o maior financiamento coletivo da história da Magpie Games!

O que você faria se recebesse um milhão de dólares em um período de apenas doze horas? Essa é a realidade da Magpie Games, que arrecadou este montante em seu mais novo financiamento coletivo: Avatar Legends: The Roleplaying Game, RPG baseado em Avatar: The Last Airbender (Avatar: A Lenda de Aang em português) e The Legend of Kora (em português, A Lenda de Korra)!

Avatar: A Lenda de Aang foi lançado em 2005, transmitido pela primeira vez no canal pago Nickelodeon. O desenho conta a história de Aang, um Avatar. Um avatar é um ser capaz de dominar os quatro elementos que permeiam o mundo (água, ar, fogo e terra), além de conseguir entrar em contato com o Mundo Espiritual. O surgimento de novos avatares ocorre em ciclos: se o último avatar é um dobrador do elemento Fogo, o próximo será um dobrador do elemento Ar, e após isso, Água e Terra. Aang é um avatar nativo da Tribo do Ar e dobrador deste elemento, tendo despertado após 100 anos em estado inanimado.

Arte de Avatar RPG
Arte presente em Avatar RPG. O livro terá miolo colorido e capa-dura.

Durante as três temporadas de A Lenda de Aang, vemos a jornada de Aang para dominar os outros três elementos em tempo recorde: Ozai, regente da Nação do Fogo, quer aproveitar a energia fornecida pela passagem de um cometa para dominar as outras três nações – sendo que as tribos da Água e do Ar já foram derrotadas em batalha (essa última, dizimada totalmente, já que Ozai e seus antepassados conheciam o Ciclo Avatar descrito no parágrafo anterior, e portanto, queriam derrotá-lo antes que desenvolvesse seus poderes). O desenho possui claras inspirações orientais e trata de temas como espiritualidade, política e religião.

O sucesso de Avatar: A Lenda de Aang foi tão grande que resultou em um filme (bastante criticado, inclusive) e em uma nova série animada. A Lenda de Korra se passa na outrora inexplorada e tecnológica Cidade República e apresenta Korra, uma nova Avatar que está em busca de dominar o elemento Ar.

Avatar: Legends apresentará um guia sobre todas essas histórias, além de fornecer orientações sobre narrar em qualquer uma das cinco eras de Avatar. Ao todo, há mais de 50 páginas de conteúdos, detalhando acontecimentos que ocorreram antes do que foi definido como cânone.

Avatar Legends RPG
A capa comum de Avatar RPG.

Você também encontrará regras para criar personagens de qualquer uma das quatro nações clássicas, além de um personagem da Cidade República. Você também poderá criar um personagem não-dobrador (como Sokka, o guerreiro da Tribo da Água do Sul ou Suki, a amazona da Ilha de Kyoshi). O financiamento coletivo também apresenta quatro livretos de aventuras, cada uma delas voltada para um dos reinos.

O sistema

A Magpie Games optou por adotar o núcleo de regras Powered by the Apocalypse (ou PbtA) como o sistema de Avatar Legends. Ao realizar uma ação cujo resultado é incerto, você desencadeia um movimento.

Existem quatro atributos no jogo (cujos valores podem variar entre -3 e +3), e cada movimento é atrelado a um destes movimentos. Quando um movimento é realizado, jogue dois dados de seis faces (ou 2d6) e adicione o valor do atributo em seu resultado. A resolução da tarefa dependerá do valor atingido:

  • Se você obteve 10 ou mais, você obteve sucesso e conseguirá fazer a tarefa realizada com maestria.
  • Se você obteve resultado entre 7 e 9, você obteve sucesso parcial e até conseguirá fazer o desejado, mas isso terá consequências (como mover seu grau de equilíbrio ou marcar um ponto de fadiga).
  • Se você obteve 6 ou menos, você falhou. E isso trará consequências nem um pouco agradáveis.

Seus aliados poderão lhe ajudar na tarefa, caso o narrador entenda que isso é possível. Cada aliado lhe auxiliando lhe concede +1 no atributo rolado, mas ao custo de 1 ponto de fadiga deles.

Falando em fadiga, estes são os pontos de vida de Avatar Legends. Cada personagem possui 5 pontos de fadiga. Quando eles forem zerados (seja por receber dano ou por passar por situações estressantes), seu personagem recebe uma condição apropriada para o momento e zera seus pontos de fadiga. Existem cinco condições ao todo, e cada uma delas concede uma penalidade de -2 em determinadas ações (estar com a condição furioso, por exemplo, lhe concede uma penalidade de -2 ao tentar prover conforto ou suporte ou para remediar uma situação). Quando as cinco condições forem atingidas e seu personagem não possui mais pontos de fadiga, ele está incapacitado.

Por fim, equilíbrio é uma das “mecânicas” exclusivas do jogo. Simulando o yin-yang, o equilíbrio apresenta dois espectros opostos e que direcionam as tomadas de decisões de seu personagem (como Lealdade e Confiança, por exemplo). Se seu medidor de Lealdade estiver em +2, por exemplo, isso significa que seu medidor de Confiança estará em -2, criando o equilíbrio. Diversas mecânicas de jogo podem fazer com que você perca seu equilíbrio, manipulando as suas vontades.
Todavia, esta é uma mecânica cuja real utilidade é guiar o jogador a como interpretar seu personagem, oferecendo poucos benefícios ou penalidades mecânicas.

Balance em Avatar RPG
A mecânica de Equilíbrio na prática. Enquanto um lado da balança está em +2, o outro está em -2

Caso queira conhecer mais sobre o jogo, a Magpie Games disponibilizou um quickstart gratuito. Você pode fazer o download ao assinar a newsletter no link abaixo:

O financiamento coletivo

O financiamento coletivo da Magpie Games foi bastante modesto para os padrões internacionais: outros níveis de apoio que vão além do livro básico concedem apenas acessórios, como um conjunto de dados (simples ou na versão deluxe), um mapa das Quatro Nações em pano, um baralho de ações, livretos de aventuras e outros produtos que expandem a experiência fornecida pelo RPG. Caso queira, você pode optar pelo livro na versão deluxe.

Avatar Legends Deluxe Edition
A versão deluxe de Avatar RPG. A capa possui efeito holográfico.

Para que o projeto se tornasse uma realidade, a Magpie Games precisava arrecadar US$ 50.000 em um período de 30 dias. No momento desta publicação, o projeto já arrecadou mais de 2.3 milhões de dólares, se tornando um dos projetos na categoria RPG mais bem sucedidos na plataforma Kickstarter. Dado que o financiamento não trabalha com valores voluptuosos (o apoio que concede o Livro Básico em formato digital custa apenas $20, enquanto que o apoio que garante sua cópia física de Avatar RPG custa $50), essa é uma grande marca.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!