Old Gods of Appalachia Kickstarter

Old Gods of Appalachia: novo RPG da Monte Cook Games está em financiamento coletivo!

Publicado por

O RPG utilizará o Cypher System, sistema da casa!

Apenas sete dias de financiamento: foi este o tempo que a Monte Cook Games precisou para que Old Gods of Appalachia, seu mais novo RPG, atingisse o recorde de financiamento coletivo mais bem sucedido da editora. Não conhece o podcast que deu origem ao RPG? Calma que a gente te explica!

Old Gods of Appalachia é um podcast de ficção e horror místico, ambientado nas décadas de 1920 e 1930. Embora este tipo de podcast seja pouco difundido no Brasil, ele foi o vencedor de diversos prêmios no Audioverse Awards, como por exemplo, nova produção de storytelling, melhor escrita em podcast, composição vocal em uma nova produção de podcast, entre inúmeros outros prêmios internacionais.
O roteiro é escrito por Steve Shell e Cam Collins, e cerca de dezenove atores e seis músicos (entre bandas e cantores) já passaram pelo elenco rotativo do show.

Old Gods of Appalachia Kickstarter
A belíssima capa de Old Gods of Appalachia!

O RPG se posiciona em um universo alternativo ao do podcast, onde as profundezas das montanhas servem de lar para criaturas desconhecidas, aprisionadas por eras. Todavia, na década de 1920, as muralhas que protegem à humanidade começam a ruir, e as criaturas começam a se tornar cada vez mais vocais, procurando por pessoas que possam auxiliá-las a fugir de suas prisões.

O RPG

Em Old Gods of Appalachia, os personagens tentam proteger as coisas que amam das criaturas anciãs que desejam escapar de suas prisões (locais esses chamados de “Escuridão” ou “Verde”, uma vez que até mesmo forças da natureza podem ser uma destas criaturas). Além do podcast (que já possui três temporadas) que pode lhe ajudar a entender a ambientação, há também uma aventura pronta no livro para aqueles que precisam de ajuda para entender o tom do jogo.

Embora esteja intimamente atrelado ao Cypher System (explicado abaixo), Old Gods of Appalachia é um produto stand-alone – ou seja: ele não requer nenhum outro produto além dele próprio para ser jogado.

Isso garante ao livro básico de Old Gods of Appalachia tudo o que você precisa para se aventurar ao mundo apresentado no podcast: você encontrará todas as regras necessárias para criar seu personagem, além de todas as regras para se aventurar e combater neste mundo cruel. Você também encontrará regras para os rituais protagonizados na série, novos cyphers (nome dado aos itens mágicos de Numenera) e artefatos, além de um bestiário contendo inúmeras criaturas folclóricas e aterrorizadoras.

Old Gods of Appalachia Cyphers
Sim, este é um item mágico!

Há também uma gazeta contendo todas as informações necessárias para que você estabeleça seus jogos nas décadas de 1920 e 1930, além de um guia que se expande para além destas décadas, caso queira fugir do período usado no podcast.

O sistema

Old Gods of Appalachia utiliza o Cypher System como núcleo de regras – o sistema foi criado pela editora de Monte Cook em 2012, tendo sido apresentado ao público pela primeira vez em Numenera RPG.

Cover Old Gods of Appalachia
Nunca fale com estranhos, já diziam os mais velhos.

Uma tarefa cuja conclusão é incerta possui um Grau de Dificuldade, grau este que pode ser reduzido por um conjunto de fatores (como seu nível de familiaridade com a tarefa, equipamentos que possam lhe auxiliar a finalizá-la ou suas habilidades – estes fatores são chamados de Modificadores). Após a possível redução da dificuldade, você deve multiplicar o resultado da subtração por 3: este será o Número-Alvo. Role um d20, e se o resultado obtido for igual ou superior ao Número-Alvo, você foi bem sucedido na tarefa.

E isso resume o esqueleto básico de Old Gods of Appalachia (e por consequência, todo o Cypher System). Mesmo os ataques funcionam da mesma forma: o Nível da criatura (que varia de 1 a 10) define o Grau de Dificuldade para que você acerte a criatura. De forma semelhante, você também usa o nível da criatura para definir o número-alvo quando você é atacado – o Narrador não rola nenhum dado durante o combate (mesmo o dano é fixo, e a armadura reduz uma quantidade fixa de dano).

Há apenas três atributos no jogo: Força, Rapidez e Intelecto, e estes atributos sofrem dano quando o personagem é atingido. O dano nestes atributos agravam sua condição, resultando na morte de seu personagem caso os três atributos sejam zerados.

Caso queira conhecer mais sobre o jogo, a Monte Cook Games disponibilizou um guia rápido de regras, que você pode fazer o download através deste link.

O financiamento coletivo

Faltando ainda 17 dias para o final do crowdfunding mantido na plataforma Kickstarter, Old Gods of Appalachia já é o maior financiamento coletivo da história da Monte Cook Games, arrecadando quase 1.2 milhões de dólares nos primeiros sete dias de campanha – portanto, o livro será publicado.

Além disso, há apenas uma única meta adicional a ser batida: ao atingir a meta de 1.2 milhões de arrecadação, a Monte Cook Games expandirá o baralho de recursos, que fornecerá estatísticas de itens, NPCs, monstros e artefatos em formato de carta – a ilustração na frente, e sua respectiva estatística no verso.
Outras metas já atingidas incluem mapas-posters, trilhas sonoras e upgrades nos livros básicos: você obterá, gratuitamente, novos NPCs, criaturas e até mesmo aventuras!

Você tem até o dia 06 de maio de 2022 para apoiar Old Gods of Appalachia na plataforma Kickstarter. O apoio que concede a edição digital do livro possui o preço de US$ 25, enquanto que o apoio que fornece a edição física possui o preço de US$ 70.

Publicações mais recentes

Tormenta20 Jogo do Ano

Tormenta20: Jambô Editora anuncia edição “Jogo do Ano”!

Conheça a nova Tormenta com a edição “Jogo do Ano” de Tormenta20!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s