O RPG será lançado no outono de 2023!
Uma grande propriedade intelectual multimídia caiu no colo do estúdio Free League Publishing (ou Fria Ligan, em sueco, idioma do estúdio). A editora lançará um RPG baseado no rico universo de The Walking Dead!
The Walking Dead apresenta nosso mundo contemporâneo, mas afetado por um apocalipse: recentemente, diversas pessoas foram transformadas em zumbis (o termo que a série usa para zumbis é walkers), e a humanidade agora tenta se reunir para dissipar a ameaça e triunfar. Todavia, isso não será uma tarefa fácil: os recursos (água, comida e munição) se tornaram ainda mais escassos, o número de zumbis aumenta a cada dia e os humanos não são capazes de cooperar entre si – isso quando não estão lutando entre si para conquistar uma zona mais vantajosa.
Apesar de ser uma franquia cujos walkers assumem o teórico papel de antagonistas, logo se percebe que as criaturas mortas-vivas servem apenas de plano de fundo: as verdadeiras ameaças ainda são os seres humanos. A franquia se concentra em apresentar os dilemas dos protagonistas da história face às ameaças, em vez de se concentrar em grandes combates contra a horda de zumbis.

Após as primeiras publicações de The Walking Dead nos quadrinhos, a AMC comprou os direitos para produzir uma série televisiva sobre o universo. E após o grande sucesso das três primeiras temporadas da série, a Telltale começou a produzir jogos eletrônicos baseado no universo de The Walking Dead, mas contando histórias não-canônicas.
O RPG
Assim como ocorre na série, The Walking Dead Universe: The Roleplaying Game terá como foco os personagens e suas decisões, decisões estas que podem ser a diferença entre a vida e a morte dos personagens. Segundo os desenvolvedores da Free League Publishing, é possível que os personagens passem dias explorando locais abandonados buscando por novos recursos ou desenvolvendo suas fortalezas.
A Free League Publishing está trabalhando em parceria com os criadores de The Walking Dead para criar uma ambientação mais próxima da experiência proposta pela franquia. Para dar cor a este mundo apocalíptico, a Free League contratou Gustaf Ekelund e Martin Grip para serem os ilustradores. Enquanto Gustaf atuou em Twilight: 2000 RPG, Martin Grip emprestou suas ilustrações para jogos como Alien e Blade Runner RPG. Portanto, não espere por artes realistas ou fotografias – artes oficiais do jogo estão disponíveis ao longo desta publicação.

A Free League Publishing pretende lançar, em um primeiro momento, o Livro de Regras e um Kit Introdutório, além de diversos acessórios que visam acelerar sua jogatina. Assim como ocorre em jogos eletrônicos, a Free League disponibilizará estes itens através de acesso antecipado (early access): o intuito desta fase é fornecer uma experiência ainda que introdutória aos apoiadores, enquanto que os conteúdos remanescentes são produzidos ou revisados.
O RPG completo será lançado na primavera de 2023.

O sistema
Se você chutou que o sistema usado em The Walking Dead RPG será o Year Zero Engine, você acertou!
Mais uma vez, a Free League Publishing recorrerá ao sistema da casa para servir de base a um RPG do estúdio.
O Year Zero Engine foi utilizado em inúmeros jogos da editora. Tendo sido criado para Mutant: Year Zero, o núcleo de regras com a proposta de fornecer uma experiência de exploração e descoberta em um mundo pós-apocalíptico já serviu de base para jogos como Alien RPG, Forbidden Lands, Tales from the Loop e outros jogos.
A Year Zero Engine utiliza apenas dados de seis lados (ou d6s). Você deve rolar dados quando o resultado de uma ação dos personagens é incerto: neste caso, o Narrador te indicará qual habilidade você precisará “testar”. Toda habilidade é atrelada a um atributo (principal estatística de um personagem): tendo o valor da habilidade e do atributo relacionado, basta somar estes dois valores.
Pegue um número de dados de seis lados igual ao resultado obtido e jogue-os: um resultado 6 em um dos dados indica que você obteve um sucesso!
Todavia, em algumas ocasiões, pode ser necessário obter mais de um sucesso – chamamos isso de dificuldade do teste. E em outras ocasiões, você pode usar os sucessos adicionais que obteve para criar efeitos benéficos ao seu personagem na narrativa.

Em algumas adaptações do sistema (como por exemplo, em Forbidden Lands), o jogo permitirá que você role dados de maior valor, como um dado de doze lados, por exemplo (d12). Mas este não é o caso em The Walking Dead Universe RPG, que usará apenas os dados de seis lados.
Publicações mais recentes
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!
Cartapácio de Monstros: bestiário old-school está em financiamento coletivo!
Adicione novas criaturas Old-School com Cartapácio de Monstros, novo bestiário brasileiro!
Agon: edição em português do RPG baseado nas lendas da antiguidade está em financiamento coletivo!
Se aventura em ilhas diversas em desafios inspirados em contos da antiguidade em Agon RPG, agora em financiamento coletivo!
Dragões da Ilha da Tempestade: novo Kit Introdutório para D&D é lançado!
Explore a Ilha da Tempestade em Dragões da Ilha da Tempestade, novo conjunto introdutório para Dungeons & Dragons!
Rune: edição BR de RPG indie inspirado em jogos souls-like está em financiamento coletivo!
Aventure-se sozinho através de um universo similar a Dark Souls em Rune RPG, disponível em financiamento coletivo!