Nada de capas amareladas desta vez!
A Stockholm Kartell anunciou um novo suplemento para o RPG de metal punk Mörk Borg, jogo sueco publicado em inglês pela Free League Publishing!
O livro
IKHON é uma expansão do cenário de campanha de Mörk Borg, apresentando novas entidades detestadas pelos dois Basiliscos de Duas-Cabeças. E o poder que estas entidades podem conceder aos jogadores pode te fazer pensar se vale a pena ser caçado pela Inquisição por cometer tal heresia.

O livro de cerca de 40 páginas é similar a uma caixa de ferramentas, apresentando novas opções para que você use os poderes irrestritos dos Profanos Profundos, novas bênçãos (e punições, além de possíveis maldições) para cada um das quatro entidades e claro: mais informações sobre estes seres, dando aos mestres mais ideias para adicionar em suas aventuras por esta terra devastada.
Algo interessante de IKHON é que o livro, diferente de Mörk Borg, usará artes comissionadas. E estas artes foram criadas pelo paraguaio Samuel Araya, que possui diversas ilustrações com o tema fantsia sombria/horror em seu portfólio.

Ikhon será publicado no dia 28 de fevereiro, mas aqueles que o adquirirem durante a pré-venda receberão o PDF de forma gratuita. O livro possui o preço sugerido de US$ 21,99.
Nada de páginas amarelas
A Stockholm Kartell ouviu de vários jogadores que o designer disruptivo de Mörk Borg era um real incômodo, causando até mesmo dor de cabeça ou fotossensibilidade nos leitores por conta das páginas amarelas. Isso não acontecerá com IKHON, uma vez que a cor não será utilizada (não a esmo) na publicação.
Se você teve estes problemas ao ler a versão digital de Mörk Borg, você poderá recorrer para a Bare Bones Edition, uma versão digital (e gratuita!) de Mörk Borg em preto e branco e sem imagens, disponibilizada pela Stockholm Kartell. Você pode fazer o download através do link abaixo.
O que é esse tal de Mörk Borg?
Mörk Borg é um RPG apocalíptico punk desenvolvido pelo estúdio sueco Stockholm Kartell e publicado pela editora Free League Publishing (ou Fria Ligan, em sueco). O jogo rapidamente se tornou um ícone da escola OSR (Old-School Renaissance, que visa desenvolver jogos com as premissas utilizadas nos primeiros RPGs publicados) por, de fato, trazer o estilo punk não apenas em sua ambientação, mas também em sua diagramação, contando com páginas amarelas e fontes não uniformes. Logo em suas primeiras páginas, o livro sugere diversas músicas que ajudaram a inspirar o desenvolvimento do livro.
Por ser um jogo da escola OSR, você encontrará poucas regras e muitas tabelas para definir eventos na narrativa. Os testes, por exemplo, são definidos por uma jogada de d20 + modificador de atributo: se o valor for igual ou maior do que o Nível de Dificuldade, você foi bem sucedido. Atacar e defender também seguem essas premissas: você faz testes de Força ou Presença ND12 para atacar (Força para ataques corpo a corpo e Presença para ataques à distância), e faz um teste de Agilidade ND 12 para se defender: logo, os monstros não rolam dados em combate.
E é basicamente isso: os demais conteúdos apresentam equipamentos, pergaminhos, tabelas e afins, além, claro, de mais detalhes sobre o cenário. A descrição é sucinta o suficiente para que você desenvolva aventuras neste ambiente apocalíptico, mas não tanto ao ponto de que você se sinta estrangulado pela história do cenário.
Essas características únicas fizeram com que o jogo recebesse três premiações no Ennies 2020, nas categorias Produto do Ano, Melhor Escrita e Melhor Layout e Design, além de ter ficado com o 2º lugar na categoria Jogo do Ano.
Publicações mais recentes
D&D Direct: todos os anúncios relacionados com RPG de mesa!
Confira tudo o que foi anunciado durante a D&D Direct 2023!
Resumo Semanal – 14 a 27 de março
Confira as principais notícias das xxx semanas de yyy em nosso Resumo Semanal!
Novos livros da linha Guia para Jovens Aventureiros estão em pré-venda!
Conheça as principais criaturas e cenários de D&D através dos novos livros da linha Young Adventurer’s Guide!
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!
Cartapácio de Monstros: bestiário old-school está em financiamento coletivo!
Adicione novas criaturas Old-School com Cartapácio de Monstros, novo bestiário brasileiro!