E o jogo já bateu sua meta inicial!

Duele contra robôs usando pistolas blasters em um faroeste pós-apocalíptico em Nessus RPG, novo jogo nacional e que está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!

Nessus RPG apresenta um universo “pós-apocalíptico”, onde os humanos não existem mais e as máquinas dominam o mundo. Todavia, este mundo é algo novo mesmo para as máquinas: nuvens negras cobriram o céu — que surgiram em consequência de séculos de guerras entre os humanos —, impedindo que a iluminação solar alcançasse a superfície do planeta. Como as máquinas eram energizadas por energia solar, estas ficaram em estado inerte durante muito tempo.

Nessus Craftando Jogos
A bela capa de Nessus RPG!

Séculos após a extinção humana, o sol voltou a iluminar o planeta, e as máquinas, enfim, despertaram — as primeiras máquinas a serem naturalmente energizadas foram intituladas como Primeiros Despertos, e elas foram responsáveis por erguer as máquinas que se encontravam em ambientes sem acesso a luz solar. Sem humanos ou outros seres inteligentes destruindo o ecossistema, animais e plantas evoluíram descontroladamente — e a radiação oriunda de inúmeros conflitos humanos fez com que muitas destes seres passassem pelo processo de mutação.

Estas máquinas, contudo, estavam acostumadas a viver em um mundo de recursos abundantes e com o constante auxílio dos seres humanos. Agora, em um clima árido e com recursos escassos, estas máquinas terão que triunfar neste faroeste de metal. O código de conduta dos robôs foi apagado de seus softwares — logo, estes robôs se tornaram livres de quaisquer amarras morais!

Nessus RPG Nacional
O ambiente em Nessus RPG é árido, inóspito e nem um pouco abundante em recursos.

Nessus RPG foi criado por Renê Ricardo e Lipe Goodman, que fazem parte da página Por Trás do Escudo — ambiente onde o cenário foi introduzido e testado. O livro físico terá cerca de 200 páginas, capa dura, miolo colorido e formato A5. O jogo está na fase final de testes, a sua publicação está prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Caso queira, você pode ter um gostinho do jogo através do Guia Rápido, disponível gratuitamente através do marketplace Dungeonist!

RPG de Mesa Nessus
As máquinas, agora livres das leis da robótica, podem tomar suas próprias decisões — o que inclui serem criaturas boas ou más.

O sistema

O sistema de Nessus RPG utiliza apenas dados de seis faces, e seu sistema é propositalmente simples: basta rolar um dado de seis lados e adicionar seu atributo: caso a soma atinja a dificuldade do teste, o personagem foi bem sucedido na tarefa executada.

Falando em executar, todos os atributos tradicionais foram retrabalhados, com o intuito de aumentar a imersão dos jogadores no universo de Nessus: Constituição virou Hardware, Inteligência virou Software e por aí vai.

Além disso, Nessus RPG apresenta o conceito de Vantagem e Desvantagem: ao realizar um teste, você deve rolar dois dados de seis lados (ou 2d6): quando você tem Vantagem, você mantém o dado de maior valor; com Desvantagem, você mantém o dado de menor valor.

E claro: sendo um faroeste, Nessus apresenta um sistema simplificado de duelos!

Nessus RPG Financiamento Coletivo
Assim como o sistema, os duelos em Nessus RPG funcionam de forma simples, rápido e letal: some seus atributos principais e role 1d6: quem obtiver o maior resultado, vence o duelo!

Por fim, apesar da simplicidade do sistema, o RPG apresenta diversas opções de customização. A combinação de atributos iniciais, conceitos (uma espécie de sobrenome, dado ao robô de acordo com a sua principal característica), habilidades, melhorias e equipamentos.
Sendo assim, é possível criar personagens diversos já no início do jogo!

O financiamento coletivo

A Craftando Jogos precisava arrecadar R$ 18.000 para produzir Nessus RPG. No momento da publicação, o estúdio arrecadou já havia arrecadado R$ 20.700 — portanto, o financiamento coletivo foi bem sucedido e o projeto já é uma realidade!

Todavia, ainda há muitas metas adicionais a serem atingidas: a editora pretende disponibilizar aventuras adicionais, novas músicas que servirão de trilha sonora para suas aventuras, melhorias de qualidade em produtos físicos e até mesmo um novo livro na versão física.

Falando em produtos físicos, o financiamento coletivo de Nessus RPG não engloba apenas o Livro Básico: o financiamento coletivo prevê a produção de um livro de aventuras, um Escudo do Mestre com três abas, um conjunto de marca-páginas e um bloco de fichas!

Você tem até o dia 3 de maio de 2023 para apoiar Nessus RPG. Participe do projeto através da plataforma de financiamento coletivo Catarse!

Publicações mais recentes

Primeira aventura de Dark Souls RPG e´ anunciada!

Explore Lordran, mundo de Dark Souls RPG, com o suplemento The Tome of Journeys, para Dark Souls RPG!

Influenciador Matt Colville cria seu próprio RPG de mesa!

O criador de conteúdo Matt Colville criou seu próprio RPG de mesa. Em três dias de financiamento, MCDM RPG arrecadou quantias superiores a 13 milhões de reais

The Eletric State: Free League anuncia novo RPG de mesa!

Está no ar o financiamento coletivo de The Eletric State, novo RPG do premiado estúdio sueco Free League Publishing. Venha conhecer um pouco sobre este RPG!

Paizo anuncia Howl of the Wind, novo suplemento de Pathfinder!

O primeiro suplemento após o lançamento de Pathfinder Remasterizado é anunciado: conheça Howl of the Wind, que contará com um catálogo repleto de criaturas!

RPG baseado em The Walking Dead é lançado!

Crie seu próprio apocalipse zumbi com The Walking Dead Universe, RPG de mesa recém-lançado pela Free League Publishing!

D&D em 2024: veja tudo o que foi anunciado na PAX Unplugged!

50 anos de D&D: Confira tudo o que a Wizards anunciou para Dungeons & Dragons durante a PAX Unplugged! Teremos o retorno de Vecna!