Esta é a principal aventura de 2024 para Dungeons & Dragons!

Ainda faltam mais de três meses para o lançamento de Vecna: Eve of Ruin, principal campanha que marca os cinquenta anos de Dungeons & Dragons. E em um vídeo no D&D Beyond, a Wizards of the Coast apresentou mais detalhes sobre a campanha comemorativa!

Além das entrevistas com Amanda Hamon (game designer da Wizards of the Coast) e Christopher Perkins (designer de regras da edição 2024 de Dungeons & Dragons e ex-designer de histórias para a quinta edição de D&D), a editora mostrou diversas ilustrações (algumas definitivas, outras conceituais) da aventura. Estas artes estão disponíveis ao longo da publicação.

Vecna: Eve of Ruin
Vecna não pretende destruir apenas Greyhawk, mas sim todo o multiverso!

Caso queira ver a entrevista em inglês, você pode fazer isto através do canal do Youtube da plataforma D&D Beyond.

Caso esteja perdido

Vecna: Eve of Ruin é a próxima campanha de Dungeons & Dragons, com lançamento previsto para o dia 4 de junho de 2024 e pré-venda já iniciada na Amazon Brasil. Nesta aventura, você e o seu grupo terão que deter Vecna, lich originado do cenário de Greyhawk e um dos principais vilões de Dungeons & Dragons.

Diferente de outras campanhas, Eve of Ruin terá início no 10º nível, sendo concretizada em um embate épico com os personagens no 20º e último nível. Esta, portanto, é apenas a segunda campanha de Dungeons & Dragons que permitirá que os personagens alcancem o nível máximo!

Lançamento Vecna Eve of Ruin
Os monstros de Níveis de Desafio mais altos do seu Livro dos Monstros finalmente pisarão no campo de batalha!

A Wizards of the Coast, desde o início desta década, trabalha com a ideia de um multiverso compartilhado. Vecna: Eve of Ruin é a conclusão deste trabalho. Ao longo da campanha, os personagens visitarão seis cenários distintos: Forgotten Realms, Planescape, Spelljammer, Eberron, Ravenloft e, por fim, Greyhawk.

Vecna: Eve of Ruin Pré-Venda
Esta é uma imagem que remete a Spelljammer: Adventures in Space: uma série de Aboletes “voando” pelo Mar Astral. Você encontrará referências de outros cenários ao longo da publicação.

As novas informações

Segundo Amanda Hamon, a ideia de criar esta aventura é surpreender os jogadores com uma campanha fantástica, e não há vilão melhor que Vecna para isso. Vecna, aliás, apareceu na temporada mais recente de Stranger Things, sendo, por muitos, o principal fator do sucesso da referida temporada.

Vecna Eve of Ruin Lançamento
O sucesso de Stranger Things certamente impulsionou Vecna, mas o icônico lich já era um dos principais vilões de Greyhawk, primeiro cenário de D&D!

A escolha de Vecna, ainda, é justificada ao analisar que este é o ano em que Dungeons & Dragons completa cinquenta anos de existência. Portanto, nada melhor do que resgatar vilões clássicos, e junto com eles, reapresentar personagens marcantes para um novo público. A aventura, aliás, também marca a chegada de Greyhawk para a quinta edição — Ghosts of Saltmarsh introduz os jogadores a uma ínfima parte do cenário, especificamente, a região de Keoland.

Início da campanha

A campanha começa com os personagens sendo heróis já renomados, vivendo na cidade de Nevenunca (ou Neverwinter) até o momento onde os eventos da campanha começam a se desenrolar.

Vecna D&D
Uma série de eventos estranhos começam a acontecer através do multiverso a partir do momento em que Vecna dá início ao ritual.

Na campanha, Vecna deseja subjugar não apenas Greyhawk, mas todo o multiverso de Dungeons & Dragons, moldando todos os mundos de acordo com seus utópicos delírios e transformando-os em reflexos de sua própria imagem. Desta forma, Vecna se tornaria o deus supremo do multiverso, e o único deus de todos os mundos.

Para atingir este terrível feito, Vecna realizará um poderoso ritual, capaz de alterar toda a realidade. Conforme a aventura progride, os personagens verão os efeitos deste ritual: reis se tornarão mortos-vivos e deuses serão assassinados, seus corpos falecidos atirados no Plano Astral.

Vecna Eve of Ruin Data de Lançamento
A partir desta imagem, nós estaremos reduzindo a resolução das imagens para que a publicação não fique tão pesada. Contudo, este álbum do imgur contém todas as imagens na resolução original!

Os personagens, portanto, precisam juntar forçar e lutar para que Vecna não transforme o multiverso em um lugar hostil e horripilante.

O desenrolar da história

Não demora muito para que os principais arquimagos do multiverso notem que há algo errado acontecendo. Estes magos, através de suas redes de contatos, descobrem vários cultos de Vecna estão atuando por todo o multiverso!

Campanha Vecna Eve of Ruin
Os personagens sendo presos é apenas um dos esquisitos eventos que ocorrem no início da campanha!

Estes cultos compartilham seus poderes com Vecna, permitindo que este continue a realizar seu infame ritual. Falando sobre compartilhar, sendo Vecna o Deus dos Segredos, é natural que este elemento se faça presente na aventura. Os personagens, estando inexplicavelmente atrelados a Vecna, terão a oportunidade de descobrir fatos ocultos sobre várias personalidades do multiverso.

Por mais inútil que isto pareça — afinal, o multiverso está prestes a ser despedaçado —, conhecer estes segredos fornecerá uma vantagem aos personagens na batalha derradeira contra Vecna. Os game designers da Wizards of the Coast, inclusive, criaram uma mecânica para converter este segredos em vantagens durante o combate!

Arquimagos, reúnam-se!

Allustriel Silverhand, uma das principais arquimagas de Forgotten Realms, nota as deformidades na Trama Mágica e descobre que os Cultos de Vecna estão por trás destes eventos. Como Greyhawk não lhe é um cenário familiar, ela convoca Mordenkainen e Tasha para lhe ajudar, formando assim o Trio de Magos.

Allustriel Silverhand Vecna: Eve of Ruin
Allustriel também é Lorde de Waterdeep e uma das escolhidas de Mystra, a Deusa da Magia!

Dois dos três arquimagos, aliás, possuem produtos de D&D 5ª Edição com seus nomes: Mordenkainen’s Tome of Foes e Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse e Tasha’s Cauldron of Everything.

Tasha, aliás, não aparecerá na sua forma Rainha Feérica. Durante a entrevista, é dito que existem diferentes versões de Iggwilv (outro nome de Tasha), ocasionadas por viagens no tempo.

Tasha Vecna
Esta provavelmente é uma arte conceitual — faltam alguns detalhes na ilustração.

Contudo, ao tentar agir para impedir Vecna, os arquimagos logo descobrem que não são mais capazes de conjurar a magia Desejo — apenas algo muito grandioso impediria a conjuração de tal magia. Desta forma, cientes do iminente cataclismo, o mais novo Trio de Magos convocam os personagens para ajudar a derrotar Vecna, uma vez que eles já lidaram com um dos seus cultos.

Os Três Magos Vecna: Eve of Ruin
Da esquerda para a direita: Tasha, Mordenkainen e Allustriel.

Como parar Vecna

Para derrotar Vecna, os personagens precisarão encontrar o Cajado das Sete Partes (Rod of Seven Parts, em inglês) e todos os seus pedaços. Estes pedaços estão espalhados através do multiverso, e é nesta parte que grande parte da campanha se concentra — além, claro, de justificar as caminhadas através dos planos.

Strahd Vecna
Sim, Strahd Von Zarovich possui um destes fragmentos!

Multiversos visitados

Além dos seis cenários previamente citados (novamente, Forgotten Realms, Planescape, Spelljammer, Eberron, Ravenloft e Greyhawk), os personagens também visitarão planos de existência que figuraram em campanhas anteriores. Este é o caso dos Nove Infernos, que aparece em Baldur’s Gate: Descida ao Avernus!

Avernus Vecna
Fazer os personagens passarem por locais familiares é proposital. A intenção é ver como o jogador vai agir já possuindo informações significativas sobre o ambiente.

Além do já citado Strahd, vários outros vilões icônicos de Dungeons & Dragons aparecem na campanha: espere ver Lord Soth (Dragonlance), Lolth e Tiamat em Eve of Ruin. Portanto, a aventura é, de fato, uma carta de amor e uma homenagem ao grande legado de D&D.

Lord Soth Vecna
Cada cenário abordado introduzirá um vilão icônico.

Como várias campanhas de D&D terminam no 10º nível, é possível começar a jogar Vecna: Eve of Ruin como uma continuação da campanha anterior. Desta forma, você possui uma grande campanha que começa no nível 1 e só termina no nível derradeiro!

Ainda, estas andanças pelo multiverso estão estruturadas no formato de pequenas aventuras. Portanto, tal como em um compilado de módulos, você pode escolher narrar a aventura ligada a um dos cenários de campanha.

Lolth Vecna: Eve of Ruin
Apesar de não ter sido citado, é provável que os personagens visitem a Umbraeterna (Underdark) em Vecna: Eve of Ruin!

Desta forma, sua campanha se transforma completamente: em vez de um único grupo procurar pelas sete partes do cajado, você pode ter sete grupos distintos, cada um procurando por uma parte do cajado!

Início da pré-venda

A pré-venda de Vecna: Eve of Ruin já começou, apesar da aventura chegar às lojas apenas no dia 4 de junho de 2024. O livro de 256 páginas terá capa dura e miolo colorido, além de contar com uma versão alternativa — esta, contudo, está disponível apenas em lojas físicas ligadas ao hobby.

Ambas as versões podem ser obtidas por US$ 59,99. Mas, na Amazon Brasil, é possível obter o livro por R$ 297,88 (preço praticado no momento da publicação). Se você comprar o livro e o preço diminuir antes de seu lançamento, a loja te cobrará o valor mais baixo em que o livro esteve antes de seu envio!

Publicações mais recentes

Guerra Artoniana: aventura de Tormenta está em financiamento coletivo!

Faça parte da Guerra Artoniana, um dos maiores eventos da história de Tormenta RPG, através de uma aventura exclusiva narrando este evento!

D&D: Entenda a nova polêmica do D&D Beyond!

Na última semana, a plataforma D&D Beyond entrou em uma grande polêmica após mudanças em sua loja. Entenda a confusão no post!

Edge Studio anuncia RPG baseado no board game Arkham Horror!

A Edge Studio anunciou um RPG de mesa baseado em Arkham Horror, famoso jogo de tabuleiro. O jogo será lançado durante a Gen Con 2024!

Guerras e divindades: conheça os novos suplementos de Pathfinder 2E!

Divindades e guerras: conheça os dois novos suplementos de Pathfinder 2ª Edição. Duas classes estão disponíveis nestes materiais!

Jogue RPG com mafiosos ou criminosos em Wiseguys!

Wiseguys, um misto de cenário de campanha com suplemento, será lançado em português! O jogo te permite jogar como um mafioso!

Brutal RPG: conheça o mais novo jogo nacional!

Conheça Brutal, o mais novo RPG brasileiro de horror, baseado nos filmes slashes da década de 1980. O jogo usa apenas dados de seis lados!