
E inclui todos os cenários do Cypher System!
Com cada vez mais jogos disponíveis no mercado, as editoras de RPGs de mesa se digladiam entre si para atraírem novos jogadores. Especialmente depois da pandemia de 2020, a presença digital se tornou prioridade dos estúdios.
Ontem (08/04), a Monte Cook Games, estúdio por trás de Ptolus e Numenera RPG, apresentou seu mais novo produto: um criador de personagens digital!
O criador de personagens permite que você desenvolva personagens de RPG para o Cypher System rapidamente. Através de uma criação guiada, onde você é orientado pelo aplicativo durante todo o processo, você não precisará consultar páginas e páginas do livro de regras do Cypher System (ou de outros livros, como mencionaremos a seguir).
Um aspecto interessante deste criador de personagens é que todos os recursos de outros cenários de campanha estão disponíveis gratuitamente!
Portanto, você não precisa ter o RPG pós-apocalíptico Rust and Redemption ou o cenário de contos de fadas We Are All Mad Here para criar personagens usando características presentes nestes livros — o aplicativo te fornece todas essas opções sem você precisar gastar nenhum centavo.

E quanto você precisará pagar para usar este serviço? Nada!
Todas as funcionalidades (que mencionaremos a seguir) estão disponíveis gratuitamente!
Funcionalidades
Assim que você entra na página de criação de personagens, o criador de personagens lhe oferece três opções de criação. A criação guiada é voltada para quem quer ser conduzido pelo processo, enquanto a não-guiada te permite fazer apenas as escolhas importantes, randomizando todo o resto.
Por fim, a funcionalidade Personagens Pré-Criados te fornecerá personagens prontos para jogar, te poupando do trabalho de conhecer as minúcias do sistema. Contudo, este serviço não está disponível durante o lançamento.
O intuito desta função, aliás, é te conceder o personagem perfeito de acordo com suas preferências.
Após a criação do seu personagem, o aplicativo te fornece um registro de todas as suas escolhas, caso seu Narrador queira conferir se você fez tudo certo. Ainda, o aplicativo te permite exportar o personagem criado no formato .PDF, ideal para caso você queira usá-lo em uma mesa presencial.

Aliás, você também pode editar este personagem a qualquer momento, podendo usar o aplicativo durante suas sessões. A única coisa que o aplicativo (ainda!) não faz é rolar dados quando você deseja usar habilidades ou armas.
Por fim, usuários do Foundry contam com um exportador de personagens. Com esta ferramenta, você pode criar o personagem na ferramenta e, através de um script, inseri-lo no Foundry em poucos segundos, com todas as opções escolhidas por você mantidas em uma das principais plataformas de RPG.
Por fim, a editora fornecerá uma ferramenta para exportar estas fichas para o Roll20 em breve.
Como acessar o criador de personagens do Cypher System?
Para acessar o criador de personagens do Cypher System, basta acessar o site da Monte Cook Games, disponível no botão a seguir.
Por fim, vale lembrar que este é apenas um dos serviços digitais para o Cypher System, desenvolvido em parceria com a Furious Collective. Além do criador de personagens, o estúdio disponibilizou um Índice de Monstros — ideal para encontrar a criatura perfeita para um encontro — e um Buscador de Cenários. Este, enfim, fornece sugestões de cenários para o sistema da Monte Cook Games.
Publicações mais recentes
As novidades de Tormenta20: bestiário e novo conto serão lançados ainda em 2026!
Jambô encerra Tormenta20 em 2026 com Bestiário de Arton (180+ criaturas), o livro Os Cães das Colinas e Holy Avenger Vol. 5. Garanta o seu!
D&D: Dan Ayoub assume a presidência da Wizards of the Coast em novembro!
Líder de D&D, Dan Ayoub é promovido a presidente da Wizards of the Coast, primeiro caso de promoção interna. Veja o que o credenciou!
O Um Anel RPG: novos acessórios são lançados pela Free League!
Free League lança novos Escudos do Historiador para O Um Anel e LOTR 5E, com suplemento extra. Garanta o seu no site da editora!
RPG: Chaosium remove dezenas de publicações da comunidade por uso de IA!
Chaosium remove mais de 40 manuscritos do DrivethruRPG por uso de IA e revela os sinais que denunciam textos gerados por máquina.
D&D: histórias em quadrinhos de Baldur’s Gate 3 são anunciadas!
Dark Horse anuncia HQs de Baldur’s Gate 3 em 18 volumes, com Astarion e Karlach! Primeiros volumes chegam em fevereiro de 2027.
Kobold Press lançará suplemento para Shadowdark RPG!
Kobold Press anuncia Dark Halls, expansão para Shadowdark RPG com monstros old-school! Siga o projeto no Kickstarter e não perca o lançamento.


