
Uma meta secreta do financiamento de Deuses & Heróis!
Tormenta, o principal universo de fantasia brasileiro, finalmente colocará seus pés no universo de jogos de tabuleiro. A Jambô Editora, responsável pelo RPG de mesa, estabeleceu uma importante parceria para a criação destes jogos a partir do próximo ano!

A parceria
A franquia Tormenta RPG sempre foi carente de jogos de tabuleiros (ou board games). Segundo Guilherme Dei Svaldi, proprietário da Jambô Editora, a melhor decisão para viabilizar a ideia seria expandir-se, buscando por pessoas qualificadas para criar um novo jogo. E a pessoa escolhida foi Fel Barros!
Fel Barros é um designer de jogos de tabuleiros, participando da criação de board games como God of War: The Card Game, Narcos: The Board Game e Zombicide 2ª Edição. Em abril de 2024, o autor decidiu sair da CMON (um dos principais estúdios de board games do mundo) para criar seu próprio estúdio: a Samba Estúdios.
Dungeon Rummy foi o último projeto criado pelo estúdio, cujo financiamento terminou na última quinta-feira (15). O jogo arrecadou US$ 27.000 (aproximadamente R$ 146.000) durante o crowdfunding, o que garantiu a sua produção. Este é um card game cooperativo de até 4 pessoas, onde os jogadores escolhem um herói cada e tentam, juntos, derrotar os monstros de uma masmorra.

Agora, a Samba Estúdios será a responsável por produzir jogos de tabuleiro baseados em Tormenta RPG — “jogos” no plural, aliás, pois o intuito é que esta é uma parceria de longo prazo!
Na verdade, um board game baseado em Tormenta RPG está em desenvolvimento desde meados de 2019. Este novo anúncio não irá paralisar a criação deste jogo — o intuito é que o processo para a criação desde jogo seja acelerado, aliás. Segundo a Jambô Editora, este será um jogo de tabuleiro bastante robusto e complexo.
Lançamentos e brindes
Guilherme Dei Svaldi destacou que esta parceria criará jogos de Tormenta “para todos os bolsos e gostos. Existirão jogos complexos e repletos de componentes custando 500, 1000 Reais, ao mesmo tempo em que terão jogos custando menos de 100 reais”.
Relacionado com o acordo ou não, a Jambô Editora começou a comercializar board games em seu site. Você pode acessá-los neste link.
Finalmente, segundo o autor Fel Barros, a intenção é que os primeiros board games desta parceria cheguem às lojas apenas no próximo ano. Contudo, você não precisará esperar até 2025 para jogar um jogo de tabuleiro baseado em Tormenta RPG!
Um jogo print and play!
Isso porque uma das metas secretas do financiamento coletivo de Deuses & Heróis (dois novos suplementos para Tormenta RPG, aliás) envolvia a criação destes board games. E os fãs de Tormenta (mesmo aqueles que não apoiaram o projeto) receberiam um “brinde” caso o projeto angariasse o valor necessário para o atingimento desta meta. E isso aconteceu no fim da última semana!
As Catacumbas de Leverick é um jogo print and play (imprima e jogue) onde os jogadores estão presos em uma catacumba criada por Leverick, sumo-sacerdote do Deus das Armadilhas. Este é um jogo dividido em fases, que usa, além de uma folha de papel, os dados que usamos em Tormenta RPG (d4 ,d6, d8, d10, d12 e d20).
A masmorra possui diversos complexos (um complexo repleto de salas para cada tipo de dado), e o objetivo dos heróis é fugir da dungeon. Para isso, eles deverão rolar estes dados, tentando conseguir o mesmo valor solicitado para a conclusão daquela sala. Contudo, há diversas ameaças e armadilhas que tentarão frear o progresso dos heróis!

Por fim, você pode fazer o download de As Catacumbas de Leverick no botão a seguir.
Publicações mais recentes
Hasbro anuncia novo estúdio de IA, Sixth Wall!
A Hasbro anunciou o estúdio de IA Sixth Wall. Entenda como Dungeons & Dragons poderá ser afetado com a nova abordagem do conglomerado acerca de IA!
Crise na Paizo: editora de RPG anuncia reestruturação e demissões!
A Paizo acaba de anunciar uma reestruturação que afetará o futuro de Pathfinder e Starfinder! Leia no Joga o D20 como essa mudança impactará a comunidade de jogadores!
Modiphius Entertainment anuncia hiato na linha Achtung! Cthulhu!
A linha de RPG Achtung! Cthulhu entra em hiato após mais de 50 lançamentos. Agora, caberá à comunidade manter o jogo! Entenda as razões por trás do hiato!
D&D Beyond estuda mudanças no Drops, programa de materiais gratuitos!
Um mês após o D&D Beyond lançar o Drops, programa de materiais gratuitos para assinantes, o projeto sofrerá mudanças após críticas da comunidade!
Symbaroum: edição de aniversário está em financiamento coletivo!
O RPG sueco de fantasia sombria, Symbaroum, recebe uma atualização em seu 10º aniversário! Entenda o que muda no RPG da premiada Free League Publishing!
Investigar RPG: conheça o mais novo RPG de mesa brasileiro!
Quer jogar um RPG de mesa de investigação e mistério. O novo RPG brasileiro, Investigar RPG, propõe missões e casos na Londres de Sherlock Holmes!
