
Após o sucesso de Baldur’s Gate 3!
O jogo eletrônico Baldur’s Gate 3 furou a bolha do RPG como nunca antes. O jogo baseado no universo de Dungeons & Dragons foi um dos principais responsáveis por apresentar o RPG de mesa para novos adeptos, através de mecânicas de jogo similares ao que você encontra em uma sessão tradicional de RPG.
O sucesso de Baldur’s Gate 3 não se limita à visibilidade dada a Dungeons & Dragons. Em 2023, o jogo produzido pela Larian Games recebeu o prêmio de Jogo do Ano. Curiosamente (ou não), Larian Games e Wizards of the Coast romperam relações, mesmo com o sucesso comercial — a Larian possui um jogo com proposta bastante similar ao que encontramos em Baldur’s Gate: Divinity: Original Sin.
O terceiro jogo da série encontra-se em desenvolvimento atualmente — e repleto de polêmicas acerca do uso de Inteligência Artificial na produção do título.
Agora, Dungeons & Dragons poderá acessar novos mercados, através de uma nova série televisiva!

Índice
A nova série baseada em Baldur’s Gate!

O portal Deadline anunciou que uma série televisiva baseada em Baldur’s Gate está em desenvolvimento. O conglomerado multimídia HBO é a responsável pela produção, em uma parceria com a Hasbro Entertainment (detentora da Wizards of the Coast, empresa responsável pelas publicações de Dungeons & Dragons. De acordo com o portal, Craig Mazin será o responsável pela adaptação do jogo para as telas.
Caso não conheça, Craig Mazin é o showrunner responsável pela série baseada em The Last of Us — muito provavelmente a melhor adaptação de jogos para mídias televisivas. De acordo com a Deadline, esta não será uma adaptação fiel dos eventos do jogo. Em vez disso, a HBO optará por produzir uma sequência canônica do jogo, criando uma progressão da história imediatamente após a conclusão do jogo.
Craig Mazin concluiu Baldur’s Gate 3 em seus mais diferentes modos, tendo reunido, entre todas as suas jogatinas, quase 1.000 horas de jogo. Ele também se posiciona como um Dungeon Master com mais de 15 anos de experiência. O autor também jogou e concluiu The Last of Us antes de realizar a adaptação, considerada bem-sucedida na visão dos fãs da franquia.
O autor gozará de muita liberdade na criação da série. Isso porque Baldur’s Gate não possui uma continuação planejada até o presente momento, e portanto, o autor pode levar a série para a direção que desejar. Ainda, Baldur’s Gate 3 não possui grandes ligações com os dois jogos anteriores — e assim sendo, é possível que seu trabalho não seja levado em consideração na criação de um futuro jogo.
Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria com Craig Mazin em Baldur’s Gate. Sua profunda paixão e duradoura pela fonte (Dungeons & Dragons) compara-se com seu talento excepcional para criar mundos imersivos e repletos com personagens ricos e apaixonantes.
Francesca Orsi, líder de dramaturgia da HBO.
A volta dos que não foram

Para auxiliar na produção da série, a HBO contará com o auxílio de Christopher Perkins. Caso não saiba, Christopher Perkins é um dos designers da edição 2024 de Dungeons & Dragons, bem como o principal designer de aventuras da edição 2014 do jogo — a mais bem-sucedida da história, aliás.
Esse detalhe deveria ser irrelevante, exceto pelo fato de que Chris Perkins, como é mais conhecido, não é mais um funcionário da Wizards of the Coast. No início do ano, o autor havia anunciado sua aposentadoria. Sua pausa, contudo, não durou por muito tempo: meses após o início de seu período sabático, Perkins se aliou à Darrington Press, estúdio criado pela equipe responsável pelo Critical Role, maior show de RPG do mundo.
A contratação de Perkins como consultor indica que a posição do designer ainda não foi reposta à altura.
Notícias recentes
D&D: Christopher Perkins desliga-se da Wizards of the Coast!
Christopher Perkins, diretor criativo de Dungeons & Dragons, desligou-se da empresa nesta semana. Entenda a importância do autor para o jogo!
Critical Role contrata designers de D&D e Wizards demite parte da equipe!
Ex-funcionários da Wizards of the Coast, como Jeremy Crawford e Christopher Perkins, são contratados pela editora do Critical Role, enquanto Mike Mearls segue para a Asmodee.
Mais séries de Dungeons & Dragons à caminho

Além da série produzida pela HBO, a Hasbro também está com uma parceria com a Netflix para a criação de um live-action baseado em Dungeons & Dragons. Ambas as séries serão baseadas em Forgotten Realms, o principal cenário de campanha (ou ambientação) de D&D.
Forgotten Realms apresenta diferentes biomas e possibilidades (como sobrevivência no Vale do Vento Gélido, intrigas palacianas em Waterdeep, explorações no reino caído de Netheril e investigação e drama em Baldur’s Gate). As novas séries usarão personagens pré-estabelecidos de Forgotten Realms, mas também contarão com novas adições.
Publicações mais recentes
Paizo anuncia novo pacote de playtest para Pathfinder Remasterizado!
A Paizo anunciou um novo suplemento para Pathfinder Remasterizado! As duas classes do produto estão disponíveis para testes desde já!
Goodman Games anuncia formato de jogo organizado para Dungeon Crawl Classics!
A Goodman Games lançou seu próprio programa de jogo organizado, para D&D e DCC RPG. Mestres e Narradores podem ganhar brindes por suas sessões de RPG!
Pathfinder Remasterizado: primeira antologia de aventuras é anunciada!
Troubles in Grayce é o primeiro compêndio de aventuras para Pathfinder Remaster! Conheça mais detalhes do livro repleto de aventuras de horror!
Perdidos no Play cria linha lifestyle para fãs de RPGs de mesa!
O Perdidos no Play lançou sua linha lifestyle para os fãs de RPGs de mesa. Neste mês, você poderá mostrar seu amor pelo RPG através de um boné!
Mais mudanças no Maps: plataforma digital de RPG agora tem novas funções!
O Maps, plataforma de RPG de mesa do D&D Beyond, recebeu novas atualizações empolgantes. Está cada vez mais fácil e prático jogar RPG através da plataforma!
Old Dragon RPG: jogo será publicado por uma nova editora!
O velho dragão está de casa nova: Old Dragon RPG será publicado por uma nova editora, dedicada a publicar os antigos RPGs da Buró Brasil!
