Pontos de Vida D&D 5ª Edição

Entendendo sua ficha de D&D 5ª Edição – Parte 3

Publicado por

Conheça todos os detalhes de sua ficha (ou planilha) de personagem!

Você ainda não entende todos os detalhes de sua ficha de D&D 5ª Edição? Não se preocupe: nesse artigo, ensinaremos a você tudo o que precisa saber sobre Pontos de Vida, Dados de Vida e Pontos de Vida Temporários!

Caso tenha perdido a primeira parte a respeito de Atributos e Proficiência, clique aqui para acessar o artigo.
E caso tenha perdido a segunda parte a respeito de Testes de Salvaguarda, Perícias, Classe de Armadura e Deslocamento, clique aqui para ler nosso artigo!

O D&D Essentials Kit voltou a ser comercializado no Brasil, e com o preço especial de R$ 108,50!

Entendendo os Pontos de Vida D&D
Se você tem dúvidas sobre Pontos de Vida e suas derivações, hoje iremos lhe ensinar tudo o que precisa saber sobre essa mecânica!
Créditos: Wizards of the Coast

Pontos de Vida

Os pontos de vida determinam sua vitalidade, representando o quão machucado ou saudável seu personagem está: um golpe que causa 10 pontos de dano em um Guerreiro que possui 20 pontos de vida é apenas um corte, mas, para um Mago que tem 11 pontos de vida, é um golpe quase mortal. Pontos de Vida são importantes para manter seu personagem vivo durante um feroz combate e lhe ajuda a sobreviver em ambientes hostis.

Certo, mas o que determina quantos pontos de vida meu personagem possui?

O primeiro e mais importante fator determinante para determinar seus pontos de vida é a sua Classe. A sua classe determina qual é o seu Dado de Vida, ou seja, qual dado você deverá rolar sempre que ganhar um nível. Toda vez que evoluir, você receberá PVs (Pontos de Vida) extras, de acordo com esse dado. A pequena súmula, abaixo, apresenta os Dados de Vida existentes e as classes que jogam tais dados.

  • d12 (dado de 12 lados): Bárbaro;
  • d10 (dado de 10 lados): Guardião, Guerreiro, Paladino;
  • d8 (dado de 8 lados): Bardo, Bruxo, Clérigo, Druida, Ladino, Monge;
  • d6 (dado de 6 lados): Feiticeiro, Mago.

A distinção é clara: Classes “tanques”, responsáveis por ficar na linha de frente suportando os ataques inimigos, possuem mais pontos de vida – o que lhes permitem realizar melhor a sua função -, enquanto que classes conjuradoras possuem poucos de vida, uma vez que elas dificilmente estarão sobre fogo inimigo (em tese).

Portanto, sempre que um Bárbaro evoluir, ele deverá rolar 1 dado de 12 faces para determinar seus pontos de vida adicionais, ou, caso queira, poderá utilizar a regra alternativa que determina que os PVs adicionais recebidos são iguais a metade do valor do dado, acrescido de 1. Utilizando essa regra, sempre que evoluísse, um bárbaro ganharia 7 pontos de vida adicionais desta forma (12 dividido por 2 é igual a 6, e seis acrescido de um é 7).

O segundo fator determinante é o modificador de Constituição. Toda vez que seu personagem receber um nível e no primeiro nível, você deverá adicionar o Modificador de Constituição no seu valor de pontos de vida. Seguindo esta tese, o Bárbaro que receberia 7 PVs no exemplo anterior ainda não adicionou seu Modificador de Constituição na quantidade de pontos de vida adicionais que receberá ao passar de nível. Como ele possuí Constituição 20 – ou seja, modificador de +5 – ele adiciona +5 na quantidade de PVs adicionais a receber, que, adicionado aos 7 PVs do valor médio do dado acrescido de 1, resultará em +12 Pontos de Vida a receber sempre que passar de nível.

O terceiro e último fator determinante é a sua raça e alguns talentos: a raça Anão da Colina recebe 1 ponto de vida adicional no primeiro nível e, sempre que evoluir, receberá 1 ponto de vida adicional. Já o talento vigoroso faz você receber 2x seu nível de personagem em Pontos de Vida adicionais – um personagem que esteja no 10º nível receberia +20 pontos de vida adicionais por conta deste talento..

Determinando seus Pontos de Vida iniciais

Para determinar seus PVs iniciais, o processo é simples, como explicado na pequena fórmula abaixo:

Pontos de Vida Iniciais = Valor Máximo do Dado de Vida da Classe + Modificador de Constituição + Possíveis bônus, como a subraça Anão da Colina ou o talento Vigoroso.

Grog é um personagem de 1º nível recém-criado. Vamos ver quantos pontos de vida ele terá ao iniciar sua jornada?

Grog é um Meio-Orc de 1º Nível que pertence a classe Bárbaro. O dado de vida de um Bárbaro é um d12 (dado de doze lados) – e como um personagem no 1º nível recebe o valor máximo possível no dado, ele já possui 12 pontos de vida. Além disso, por ter 16 de Constituição, seu modificador de Constituição é +3. Logo, a quantidade de Pontos de Vida iniciais de Grog é igual a 12 + 3, totalizando 15 Pontos de Vida Iniciais.

Determinando HP recebido nos níveis seguintes

Para determinar o HP recebido em níveis seguintes, o processo muda ligeiramente, mas é tão fácil quanto a Vida Inicial:

Pontos de Vida em níveis seguintes: Resultado da rolagem do Dado de Vida (ou valor médio do dado +1) + Modificador de Constituição + Outros Modificadores.

Nosso meio-orc Grog evoluiu para o 2º nível. Vamos ver quantos pontos de vida ele recebeu ao evoluir?

Grog conseguiu evoluir para o nível 2 no final da primeira sessão. Ele optou por rolar o Dado de Vida do bárbaro, um d12, e obteve o resultado 9. Seu Modificador de Constituição permaneceu o mesmo, +3. Como ele continua sem possuir o Talento Robusto, a quantidade de pontos de vida recebidos é igual a 9 + 3, totalizando 12 Pontos de Vida adicionais. Somando os 15 pontos de vida do 1º nível com 12 pontos de vida recebidos no 2º nível, Grog agora possuí 27 pontos de vida.

Meu modificador de Constituição aumentou. E agora?

Em alguns níveis de classe específicos, seu personagem pode aumentar o valor de seus atributos. O que acontece com os pontos de vida de meu personagem se eu aumentar meu modificador de Constituição em +1?

Nestes casos, você deve tratar o novo modificador de Constituição como se ele estivesse sendo utilizado desde o primeiro nível. Portanto, se seu modificador de Constituição era igual a +1 e você aumentou este modificador para +2, você deve recalcular seus pontos de vida como se seu modificador de Constituição fosse +2 desde o primeiro nível.

Nosso bárbaro Grog evoluiu para o 4º nível e irá aumentar seu valor de Constituição. Vamos ver o quanto de pontos de vida ele terá após este processo?

Agora no 4º nível e com 37 pontos de vida (Grog recebeu 10 pontos de vida no 3º nível), Grog recebeu um aumento no valor de atributo, decidindo alocar dois pontos adicionais em Constituição. Agora com 18 pontos no atributo, seu modificador se torna +4 – o que significa que ele deve recalcular seus pontos de vida.
Como o modificador aumentou apenas em +1, bastou Grgg multiplicar o valor extra que deveria receber (1) pelo número de níveis que estava utilizando o modificador antigo (3 níveis) – o resultado dessa multiplicação é igual a 3. Grog adiciona 3 aos seus pontos de vida máximos, resultando no valor 40. Agora, quando for rolar seu dado de vida para o 4º nível, Grog rolará um d12 e somará seu novo modificador de Constituição, 4.
Após rolar o dado, ele obteve o resultado 8, que, somado ao modificador de +4, resulta no valor 12. Grog adiciona os 12 pontos em sua vida máxima, agora, 52.

Pontos de Vida e Multiclasse

Caso você opte por receber nível em uma outra classe (o que chamamos de multiclasse), você recebe o dado de vida e os pontos de vida adicionais da classe escolhida – e não da primeira classe escolhida por você. Usando o exemplo acima, caso Grog optasse por obter um nível de Mago no 6º nível, ele receberia um dado de vida de mago (d6) e receberia pontos de vida adicionais igual a 1d6 + modificador de Constituição em vez dos habituais 1d12 + modificador de Constituição do bárbaro.

Dados de Vida

A utilidade de um Dado de Vida não se limita a apenas determinar quantos pontos de vida você receberá ao evoluir em uma classe. Você também pode usá-los para recuperar pontos de vida durante um descanso curto!

Mas como isso funciona?

Você possui dados de vida igual ao seu nível de classe. Portanto, se você for um guerreiro de 3º nível, você possui três dados de vida, e, esses dados de vida são dados de 10 faces (d10). Durante um descanso curto (um breve intervalo de uma hora), você poderá gastar quantos dados de vida quiser (limitado ao valor atual de dados que você possui) para recuperar pontos de vida. A rolagem funciona da seguinte forma:

Cura dos Dados de Vida = Resultado da rolagem do Dado de Vida + Modificador de Constituição.

Você poderá utilizar essa habilidade até seus Dados de Vida se encerrarem. Para recuperá-los, você deverá realizar um Descanso Longo, restaurando metade da quantidade máxima de dados que você possui (arredondado para baixo, mínimo de um dado) ao finalizar o descanso.

Quando estava no 1º nível, Grog recebeu uma flechada em seu ombro, o que o forçou a usar seus dados de vida…

Após a batalha e durante o descanso curto de seu grupo, Grog decide utilizar seu único Dado de Vida. Ele realiza a rolagem do d12 (o dado de vida do bárbaro) e obtém um 4 como resultado. Adicionando seu modificador de +3, Grog recuperou 7 Pontos de Vida – exatamente o que ele precisava para ficar com todos os seus pontos de vida. Caso a cura de Grog fizesse com que os pontos atuais ultrapassassem a quantidade de pontos de vida máxima que possui, a cura sobressalente é perdida. Quando ele realizar um Descanso Longo, ele recuperá seu dado de vida.

Dados de Vida e Multiclasse

Quando você realizar uma multiclasse, pode ocorrer de você optar por ser membro de uma classe que possua um dado de vida diferente de sua primeira classe. Neste caso, você deve separar as quantidades de dados de vida que você possui. Um personagem de 6º nível que possui três níveis de guerreiro e três níveis de ladino terá três d10 (dado de vida do guerreiro) e três d8 (dado de vida do ladino) como seus dados de vida. Independente do dado utilizado, você sempre adicionará seu modificador de Constituição ao determinar a cura recebida ao utilizar um dado de vida.

Pontos de Vida Temporários

Podemos definir Pontos de Vida Temporários como “pontos de vida extras”. Pontos de vida temporários são a única maneira existente de você “ultrapassar” sua quantia máxima de pontos de vida.

Como funciona exatamente?

Como já dissemos, esses pontos de vida temporários são pontos de vida extras: quando você receber algum ataque, você deverá reduzir seus pontos de vida temporários. Caso o dano sofrido seja maior que a sua quantia de pontos de vida temporários, a diferença entre o dano causado e sua quantidade atual de pontos de vida temporários será transferido para seus pontos de vida temporários.

Lembra-se que Grog recebeu uma flechada? Felizmente, ele tinha pontos de vida temporários. Vamos ver como a mecânica funciona na prática:

Grog estava com 4 pontos de vida temporários quando recebeu uma flechada em seu ombro. Porém, a flecha atirada causou 12 pontos de dano perfurante. Sendo assim, como o dano causado foi maior que os pontos de vida temporários de Greg, a diferença entre o dano causado e os pontos de vida temporários irá causar dano nos pontos de vida de Grog.
Fazendo os cálculos, doze menos quatro é igual a oito. Logo, Grog perderá todos os seus pontos de vida temporários e deverá reduzir seus pontos de vida em 8.

Como recebo pontos de vida temporários?

Você só receberá pontos de vida temporários quando alguma habilidade ou magia dizer explicitamente que você ganhará pontos de vida temporários. Um exemplo é a magia Aprimorar Habilidade aliado ao Vigor do Urso, a magia Heroísmo e a Manobra do Guerreiro Mestre da Batalha Inspirar.

Pontos de Vida Temporários se somam?

Não. Quando você receber uma nova fonte de pontos de vida temporários, você deverá escolher se você irá optar pelos seus pontos de vida temporários atuais ou receber a nova fonte de pontos de vida temporários.

Hex está em um dilema quanto aos pontos de vida temporários. Vamos ver qual a decisão que ele tomou?

Hex atualmente possui 10 pontos de vida temporários por conta da habilidade A Sorte do Próprio Tenebroso. Porém, Hex conjurou Armadura de Agathys para poder causar dano a quem lhe atacar. Todavia, essa magia concede 15 pontos de vida temporários.
Como Hex não pode somar os pontos de vida temporários, ele opta por descartar seus pontos de vida temporários atuais, ficando com os pontos de vida temporários concedidos pela Armadura de Agathys.

Quando esses Pontos de Vida Temporários acabam?

Em três hipóteses:

  • Quando você receber dano superior ao seus pontos de vida temporários;
  • Quando a magia que concede pontos de vida temporários terminar. A magia Heroísmo, por exemplo, dura 1 minuto.
  • Quando a fonte de pontos de vida temporários não mencionar o tempo de duração, os pontos de vida temporários se encerrarão após um Descanso Longo.

Importante: pontos de vida temporários não servem para recuperar consciência ou estabilizar criaturas com 0 pontos de vida. Enquanto inconsciente, você pode receber pontos de vida temporários – que poderão absorver quaisquer golpes que seu corpo sofra -, mas apenas uma magia que efetivamente restaure seus pontos de vida lhe recobrará a consciência.

Este artigo te ajudou a entender mais conceitos de sua ficha? Você ficou com dúvidas a respeito de alguma das mecânicas acima? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

5º Título de Dungeons & Dragons em 2021

D&D: 5º livro de 2021 será lançado entre setembro e novembro!

Contrariando os anos anteriores, teremos cinco títulos de D&D publicados em 2021 – e com possíveis surpresas!

Unearthed Arcana Mages of Strixhaven Tradução

Unearthed Arcana – Magos de Strixhaven

A Unearthed Arcana Magos de Strixhaven apresenta cinco novos arquétipos baseados na Universidade da Magia de Arcavios!
O documento traduzido está disponível neste artigo!

Marvel RPG

Novo RPG para o universo Marvel é anunciado!

Homem-Aranha, Pantera Negra, Thor, Wolverine…agora você conseguirá replicar as características e habilidades destes heróis em Marvel Multiverse Role-Playing Game, novo RPG voltado para a franquia, que será lançado no próximo ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s