Temos diversas dicas para você agilizar as suas batalhas!

Muitos mestres e jogadores reclamam que um dos grandes problemas de D&D 5ª Edição é a lentidão dos combates – que se faz presente muito por conta da grande quantidade de recursos que os jogadores possuem, o que pode fazer com que os turnos demorem muito mais do que em edições anteriores.

Mas nada tema, caro aventureiro: neste artigo, concedemos algumas dicas para dar uma acelerada em seu combate!

Abaixo, listamos oito dicas infalíveis que acelerarão seu combate. Note que, quanto mais dicas forem apresentadas, mais drásticas serão as nossas sugestões. Elas podem até mesmo remover um pouco da emoção do jogo em prol da agilidade. Mensure sobre as melhores mudanças para seu grupo e adote aquelas que melhor se adaptem a sua mesa!

Peça aos seus jogadores para que pensem em suas ações antes de chegar em seus turnos.

Isso parece bobo, mas pedir para que os jogadores pensem antecipadamente a respeito do que farão em seus respectivos turnos realmente auxilia na diminuição da duração do combate, principalmente em casos onde os jogadores possuem acesso a distrações como celulares e afins (quem nunca teve um jogador que ficou surpreso ao notar que seu turno finalmente chegou?). O fato de pedir aos jogadores que se antecipem atrai a atenção deles ao jogo e, consequentemente, diminui o tempo de cada turno.

Se o problema for capturar a atenção de seus jogadores enquanto seus turnos não chegam, experimente delegar algumas das funções típicas do Mestre para eles. Controlar a iniciativa e o dano que os NPCs aliados estão recebendo são boas tarefas para serem delegadas. Isso, de certa forma, obriga os jogadores selecionados a ficarem atentos no combate e, além disso, fornece a eles informações o suficiente para pensar em seu turno antecipadamente.

Anuncie o que fará primeiro, descreva depois

Outra sugestão simples que propomos é pedir para que os jogadores, no início de seus respectivos turnos, anunciem previamente tudo o que farão naquele turno. Isso impede que os jogadores percam tempo pensando em novas possibilidades ao decorrer do turno – o que pode tomar muito tempo visto a quantidade de recursos que cada personagem possui.

Permita brechas apenas em casos onde faz sentido, como no caso de um guerreiro mestre da batalha utilizar a manobra precisão em meio a um de seus ataques, um feiticeiro da magia selvagem usar Distorcer a Sorte, entre outros fatores excepcionais.

Role os dados de vantagem/desvantagem simultaneamente

Nós acreditamos que esse processo ocorra em todas as mesas, mas não custa nada lembrar: já que a vantagem equivale a jogar dois dados de vinte lados e escolher o maior valor e a desvantagem equivale a jogar dois dados de vinte lados e escolher o menor valor, não custa nada rolar os dois dados simultaneamente.

E caso seu jogador possua o talento Elven Accuracy (presente no Xanathar’s Guide to Eveything), peça a ele jogar três dados simultaneamente caso tenha vantagem!

Acredite: jogar dados é o processo mais demorado em um turno. Experimente calcular o tempo de uma jogada de ataque em sua mesa!

Role os dados de ataque e dano ao mesmo tempo

Ainda falando sobre dados, peça para que seus jogadores façam a rolagem das jogadas de ataque e dano ao mesmo tempo. Mesmo que o ataque erre, o único trabalho que você terá é remover os dados do seu rolador de dados. E, caso ele acerte, bastará somar o modificador de atributo e outro bônus ao dano – o que ajudará a remover mais tempo das jogadas de ataque. Não se preocupe: nenhuma jogada de dano usa um dado de vinte lados (d20), sendo este específico para testes de atributo, jogadas de ataque e salvaguardas.

Em casos de salvaguardas, role os dados de dano mesmo sem saber se os alvos passaram no teste. Isso quebra um pouco da tensão, mas novamente, diminui o tempo de cada turno.

Informe a CA dos monstros aos jogadores

Começamos com as sugestões mais drásticas!

Informar a CA dos NPCs para os jogadores agiliza de forma magistral o combate. Isso porque cada jogador terá mentalizado qual o valor no dado que ela precisa tirar para acertar um ataque. Com isso, você ganha tempo removendo as contas necessárias para saber se um ataque acertou ou não.

Dano estático para os inimigos

Você não quer perder tempo selecionando todos os dados de dano de um ataque de sopro de um dragão? A solução é simples!

No bloco de estatísticas de qualquer monstro de Dungeons & Dragons 5ª Edição há, ao lado dos dados de dano, um valor médio de dano que o ataque ou habilidade causa. Isso agiliza demais os combates quando o Mestre está controlando um número muito grande de criaturas.

Agrupe os pontos de vida de todas as criaturas similares

Você tem aquele jogador que adora invocar oito criaturas de uma única vez para se aproveitar da regra de flanco ou você está controlando diversas criaturas similares ao mesmo tempo?

Há um método simples que você pode utilizar para agilizar (e muito) a sua vida: em vez de você controlar os pontos de vida separadamente (ou seja, subtrair os pontos de vida de cada criatura individualmente), some todos os pontos de vida de todas as criaturas similares!
Você deve estar se perguntando: ok, mas como faço para saber quando uma criatura morreu nesse método?

É simples: Sempre que o conjunto de pontos de vida de todas as criaturas receberem dano o suficiente para matar uma criatura, mate a criatura que recebeu o último dano. Vamos para um exemplo:

Os personagens estão enfrentando três pôneis. Cada pônei possui 11 pontos de vida (33 pontos de vida ao todo).

O jogador A causa 5 pontos de dano em um dos três pôneis, enquanto que o jogador B causa 10 pontos de dano em um segundo pônei. A soma de ambos os danos é igual a 15 – mais do que suficiente para matar um dos pôneis. Sendo assim, mate o pônei que sofreu 10 pontos de dano.

Esse método de contabilizar pontos de vida é similar ao realizado pela criatura Hidra!

Role todas as jogadas de ataque de uma única vez

Se você está controlando uma criatura com múltiplos ataques e tem certeza absoluta de que mesmo que a criatura acerte todos os ataques, ela não matará (ou deixará inconsciente) o jogador que receberá os possíveis danos aplicados por ela, porquê não realizar todas as jogadas de ataque de uma única vez?

Este método ajuda a reduzir um turno normalmente demorado de uma criatura forte para apenas alguns segundos, ideal para ser utilizado contra grupos de jogadores cujos personagens estão nos níveis épicos.

Lembrando: Uma vez que vantagem e desvantagem inclui rolar dois dados para um único ataque, não é recomendado que você utilize este método quando a vantagem ou desvantagem se aplicar.

Dano estático para os jogadores

E se você quiser ainda mais agilidade no turno de seus jogadores, você também pode adotar o dano estático para eles. Com isso, o único trabalho que eles terão no turno é descrever o que farão e rolar d20s para as jogadas de ataque (ou você rolar salvaguardas para as criaturas que está controlando).

Lembrando que o cálculo da média de dano funciona da seguinte forma:

Média de dano: [(menor resultado possível nos dados + maior resultado possível nos dados] ÷ 2) + modificador e outros bônus

Um exemplo:

O jogador A ataca usando uma espada grande (que causa 2d6 de dano) e possui Força 20 (modificador de +5). O cálculo da média de dano dele seria:

Média de dano: {[2 (resultado mínimo) + 12 (resultado máximo)] ÷ 2} + 5 (modificador de Força)
Média de dano: [(2+12)÷2]+5
Média de dano: [14÷2]+5
Média de dano: 7+5
Média de dano: 12

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a ter uma melhor experiência em seus combates!
Tem dicas para agilizar os combates? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!