Como criar grids para RPG

Criando mapas/grids e miniaturas

Publicado por

Não tem dinheiro para comprar tiles (mapas modulares) e miniaturas de resina/acrílico? Temos uma solução barata para você!

Após postarmos uma imagem em nossas mídias sociais com os materiais de nossa nova campanha, algumas pessoas nos perguntaram no Facebook e por meio do direct “como é que se faz o mapa que está na imagem. E visto que as pessoas tem curiosidade sobre como confeccionar seus próprios materiais, por que não mostrar como fazer esses grids e miniaturas de papel?

Sem mais delongas, vamos para a postagem!

Agora você pode criar mapas maneiríssimos de forma simples. O limite é sua imaginação!

Para criar um grid como o modelo acima, é extremamente simples: tudo o que você precisa fazer é imprimir este modelo de grid e ir até uma papelaria para plastificá-lo!

Para desenhar sobre o grid, você deve utilizar uma caneta piloto (utilizadas em quadro-branco). Canetas hidrográficas (também chamadas de canetinhas) e canetas para mapas (chamadas também de canetas point 88) não funcionam bem em grids plastificados, já que elas costumam borrar em contato com o plástico – transformando o processo de desenhar em uma grande dor de cabeça.
E pronto, seu grid já está pronto e basta apenas você desenhar o que deseja!

Além da caneta piloto de cor preta, recomendamos que compre canetas piloto de cor azul (para a água) e verde (para as árvores). Para limpar o grid, basta apenas passar um pano levemente umedecido com álcool. Mas se o seu grid começou a ficar manchado após tantos usos, o combo de esponja + cloro é super efetivo para remover as manchas que permaneceram após o uso, ficando com a mesma aparência de um grid novinho!

Caso você não queira o grid com os quadrados já riscados, não tem problema! Temos também a sua disposição um grid que marca apenas os quadrados, te dando maior liberdade para trabalhar!

Para se inspirar nos desenhos, eu fortemente recomendo que você acesse o Blog de Dyson Logos (cartógrafo de Waterdeep: Dragon Heist e Guildmaster’s Guide to Ravnica).

Grid para RPG
Grid após uso: Novinho em folha!

Miniaturas

Para fazer suas miniaturas, o processo é tão simples quanto os mapas!

Abra o molde para posicionamento das miniaturas em um editor de imagem (GIMP, Paint ou o Photoshop são alguns editores de imagem que você pode utilizar). Em seguida, abra a imagem que você deseja utilizar como miniatura e redimensione-a com o tamanho de 85px de altura por 69px de largura, copiando-a logo em seguida. Em seguida, cole-a na imagem com o grid para miniaturas e posicione-a em um dos retângulos maiores, com os pés da miniatura posicionados abaixo do retângulo menor. Feito isso, copie a miniatura novamente e cole-a nesta mesma imagem, mas inverta-a em 180º.
Agora basta posicioná-la imediatamente abaixo da primeira imagem colada e voilá, bastará apenas imprimir e cortar para que sua miniatura fique pronta!

Como fazer miniaturas de papel RPG
Suas miniaturas devem estar dispostas da mesma forma que a imagem acima!

Após imprimir, basta cortar as linhas verticais, realizar dobras em todas as linhas que sobraram da miniatura e colar uma base na outra. Dessa forma, sua miniatura ficará em pé e pronta para ser utilizada!

Como fazer miniaturas de papel para RPG de mesa
A miniatura ficará nessa posição quando você terminar tudo!
Miniaturas para RPG
Esse é o modelo de miniaturas para criaturas Médias!

Se você quer criar miniaturas de tamanhos maiores, temos aqui um molde para miniaturas de tamanho Grande (cada miniatura deverá ter 180px de altura por 140px de largura) e um modelo para miniaturas de tamanho Enorme (cada miniatura deverá ter 239px de altura por 211px de largura).

Se você não pode ficar transportando as miniaturas já montadas, uma dica que podemos lhe dar é prender as bases da miniatura com um clips de escritório. Assim, basta remover o clips para que a miniatura volte a ficar em seu tamanho compacto!

Outra dica que podemos dar é utilizar imagens em alta resolução para a miniatura. Assim, a miniatura é impressa com uma qualidade de imagem melhor.

Em relação ao papel para impressão, você pode utilizar o tradicional papel sulfite caso você não queira gastar muito dinheiro, mas compreenda que a estrutura da miniatura será frágil. Nossa recomendação de papel é o vergê, que possui espessura maior do que o papel sulfite, o que garante mais resistência as miniaturas.

Downloads

Gostou do material? Quer sugerir outros materiais DIY (Do It Yourself) para apresentarmos em nosso portal? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Primeiro livro D&D 2022

D&D: primeiro título de 2022 será lançado em janeiro!

The Wild Beyond the Witchlight acabara de ser lançado, mas a Wizards of the Coast já está pensando em 2022!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s