Mecânica de Surpresa em D&D 5E

D&D 5ª Edição: Entenda a Surpresa!

Publicado por

Acabe com todas as suas dúvidas a respeito da surpresa no maior RPG do mundo!

Nós frequentemente passamos pelas comunidades de D&D 5ª Edição para saber as principais dúvidas das pessoas que jogam ou narram usando este sistema. E nessa busca encontramos quase uma dezena de pessoas perguntando sobre a mecânica da Surpresa em combate.
Se você é uma dessas pessoas, nada tema: te explicaremos como essa mecânica funciona!

O Bestiary 1 de Pathfinder 2ª Edição na versão “livro de bolso” está custando apenas R$ 80!
Isso equivale a 26% de desconto.

Quando a surpresa ocorre?

Em casos onde dois grupos antagônicos se encontram frente a frente, a iniciativa é rolada normalmente e a criatura com a maior iniciativa inicia o combate como de praxe. Isso não ocorre quando um grupo tenta uma aproximação furtiva. Nesses casos, deve-se checar se alguma das criaturas está surpresa.

Para determinar se algum alvo está surpreso, todas as criaturas que tentam se esgueirar deverão realizar testes de Destreza (Furtividade). Esse teste é resistido pelo valor de Percepção Passiva das criaturas inimigas.

Se o valor de Percepção Passiva de uma criatura for menor do que o valor de Furtividade de todas as criaturas que tentam se esconder, a criatura está surpresa. Isso significa que ela não poderá se movimentar, realizar ações (consequentemente, ações bônus) e reações até que o primeiro turno dela acabe.

Se o valor da Percepção Passiva de uma criatura for maior do que o valor de Furtividade de, ao menos, uma criatura , ela estará ciente da ameaça e não estará surpresa. Da mesma forma, é impossível que uma criatura fique surpresa caso algum membro do grupo emboscador opte por não se esconder – a criatura estará ciente de uma ameaça, o que a torna impossível de estar surpresa.

Ao iniciar um combate, é plenamente possível ocorrer de uma criatura no grupo estar surpresa, enquanto que os demais membros do grupo agirão normalmente.

Após o primeira rodada de combate, não há possibilidade de ocorrer a Surpresa.

Premissas Gerais

Aqui estão algumas dicas rápidas e premissas sobre a Surpresa:

  • A Surpresa ocorrerá única e exclusivamente no primeiro turno de combate;

“Ah, mas três guardas estão subindo por um elevador e irão aparecer nas costas dos personagens na terceira rodada de combate”

Não haverá surpresa, visto a primeira rodada de combate já acabou.

  • Resumidamente, uma criatura surpresa perde o seu primeiro turno de combate;
  • Se uma criatura estiver ciente de uma ameaça, ela não está surpresa. Isso faz com que o arquétipo Assassino seja um tanto quanto frustrante de se jogar quando o seu mestre entende minimamente das regras;
  • Vantagem e Desvantagem se aplicam na Percepção Passiva. Se alguma característica conceder Vantagem em testes de Sabedoria (Percepção), adicione +5 ao valor da Percepção Passiva. Caso haja Desvantagem, subtraia 5 pontos do valor de Percepção Passiva;
  • Uma criatura deixa de estar surpresa assim que seu primeiro turno acabar. Note que usamos a palavra turno e não rodada: ou seja, quando o personagem surpreso passar sua vez, o efeito da surpresa se encerra imediatamente.

Para fixar este último ponto, usaremos como exemplo o arquétipo Assassino, da classe Ladino. A sua característica Assassinar possuí duas mecânicas:

  • Você tem vantagem na jogada de ataque contra criaturas que não agiram ainda no combate;
  • Quaisquer ataques bem-sucedidos contra uma criatura que estiver surpresa é automaticamente um Acerto Crítico.

Vamos simular uma situação de jogo onde um assassino tenta emboscar quatro goblins. Abaixo, podemos conferir a iniciativa:

Surpresa D&D 5E
  • O Goblin 1 é o primeiro a agir. Caso o ladino o ataque, ele realizará seu ataque sem vantagem e sem aplicar o Acerto Crítico caso acerte. Embora o Goblin 1 esteja surpreso no início de combate, a Surpresa se encerra imediatamente após o fim do turno dele.
  • O Goblin 2 é o segundo a agir. Caso o ladino o ataque, ele realizará seu ataque sem vantagem e sem aplicar um Acerto Crítico caso acerte, uma vez que o Goblin 2 não está surpreso.
  • O Goblin 3 age após o ladino. Caso o ladino o ataque, ele realizará seu ataque com vantagem por agir antes dele no combate e aplicará o Acerto Crítico caso acerte, uma vez que a criatura está surpresa.
  • O Goblin 4 age após o Goblin 3. Caso o ladino o ataque, ele realizará seu ataque com vantagem por agir antes dele no combate, mas não aplicará o Acerto Crítico caso acerte, uma vez que a criatura não está surpresa.

Vale lembrar que…

A surpresa só ocorrerá nas ocasiões descritas acima (ou seja, quando um dos lados de um embate tenta emboscar o outro grupo).

Ah, mas estou conversando com um NPC aliado e irei traí-lo, perfurando sua jugular com uma faca no momento em que ele der as costas para mim.

Você deve usar as regras convencionais para estes casos – ou seja: realizar um teste de Destreza (Furtividade) resistido pela Percepção Passiva do alvo. Se seu valor de Furtividade for maior que a Percepção Passiva do alvo, você o surpreendeu.
Neste caso, nenhum benefício mecânico é concedido além da surpresa.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender a surpresa! Ficou com mais alguma dúvida? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Homeworld Revelations

Homeworld: RPG do jogo eletrônico está em pré-venda!

O mundo de Homeworld chega aos RPGs de mesa através do RPG oficial da franquia, que será publicado pela Modiphius!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s