Entenda (de uma vez por todas) como uma besta funciona em combate e as inusitadas interações do talento Especialista em Besta!

Recentemente, recebemos diversas dúvidas a respeito das armas do tipo bestas (besta de mão, besta leve e besta pesada) e suas interações com a característica Ataque Extra. E tais dúvidas são pertinentes: afinal, bestas possuem tantas propriedades que é fácil se perder na hora de montar aquele combo maroto. Mas não se preocupem: essa postagem te ajudará a entender como funciona a mecânica da arma, bem como suas interações!

Propriedades das Bestas

Entender as propriedades atreladas às armas do tipo bestas é essencial para entender toda a mecânica envolvida por trás delas. Todas as três bestas disponíveis – besta de mão, besta leve e besta pesada – compartilham duas propriedades: munição e recarga. Além dessas duas, a besta de mão também possui a propriedade leve, enquanto que a besta pesada possui a propriedade pesada e duas mãos. Por fim, a besta leve também possui a propriedade duas mãos.

Abaixo, nós explicamos o que cada propriedade listada faz:

  • Alcance: Todas as armas á distância e arremessáveis possuem a propriedade alcance. O alcance lista dois números: o primeiro (a esquerda) é o alcance normal da arma em metros, e o segundo (a direita) indica o alcance a longa distância, também em metros. Quando atacar uma criatura que esteja além do alcance normal, você tem desvantagem na jogada de ataque.
  • Duas Mãos: Essa é auto-explicativa. Você precisará de duas mãos para atacar com a arma. Note que essa exigência se aplica apenas no momento de atacar, podendo recarregá-las normalmente como parte do ataque (ver Munição);
  • Leve: Uma arma leve é fácil de manusear, tornando-as ideais quando combatendo com duas armas. A utilidade dessa propriedade é poder acionar a mecânica Combate com Duas Armas.
  • Munição: Você pode realizar uma jogada de ataque à distância com uma arma que possua a propriedade Munição apenas se você tiver munição para atirar com a arma. Cada vez que você disparar com a arma, você consome uma munição. Sacar a munição de uma aljava, estojo ou outro compartimento é parte do ataque, não consumindo quaisquer tipos de ação (mas note que você precisará de uma mão livre para recarregar uma arma de uma mão). No final do combate, você pode recuperar metade das munições gastas ao consumir um minuto de seu tempo para procurar no campo de batalha.
  • Pesada: Criaturas pequenas possuem desvantagem em jogadas de ataque com armas que possuam a propriedade Pesada. O tamanho e peso de uma arma pesada faz dela grande demais para criaturas pequenas usá-las efetivamente;
  • Recarga: Devido ao tempo exigido para recarregar esse tipo de arma, você pode atirar apenas uma peça de munição com elas quando você usar uma ação, ação bônus ou reação para disparar, independente do número de ataques que você pode normalmente fazer.

Os dois principais pontos que devemos chamar atenção estão relacionados com as propriedades Munição e Recarga. Devido a elas, uma série de restrições aplicam-se as bestas. Vamos a elas:

  • Você não pode atirar mais que uma vez por ação executada. Se você for um Guerreiro de 20º nível (que, de outra forma, realizaria quatro ataques a cada ação Atacar), você poderia atirar uma única vez com uma besta. Portanto, a habilidade Ataque Extra torna-se irrelevante para esse tipo de arma.
  • Todavia, você pode atacar mais que uma vez por turno caso os ataques sejam oriundos de ações diferentes. Se você utilizar sua ação para disparar uma vez com uma besta, você poderia disparar novamente caso algo te permita atacar com sua ação bônus (mas também limitado a uma única vez). Em termos simples, a propriedade Recarga só permite que você atire uma única vez em cada ação/ação bônus/reação.
    Lembrando que você só poderá atacar usando sua ação bônus e reação caso alguma habilidade ou mecânica de jogo lhe permita fazer isso.
  • A propriedade Munição obriga você a deixar uma mão livre para recarregar uma besta de mão. Você até pode utilizar uma arma de uma mão acompanhada de uma besta de mão, mas teria que guardar ou largar tal arma no momento que fosse atirar com a besta;
  • Ter uma criatura hostil adjacente a você no momento que você realizar uma jogada de ataque á distância lhe impõe desvantagem na jogada de ataque – independente se a criatura adjacente for o alvo de seu ataque ou não;
  • Embora a Besta Leve possua a propriedade Leve, ela não pode ser usada para fins de Combater com Duas Armas, já que ela não é uma arma corpo-a-corpo. Embora essa propriedade possa parecer inútil, ela vem em boas mãos em locais estreitos, onde armas maiores possuem desvantagem para atacar.

O talento Especialista em Besta

O talento Especialista em Besta beneficia radicalmente aqueles que estão pensando em utilizar bestas em combate, subvertendo quase tudo o que comentamos até aqui. Ela também beneficia conjuradores que costumam conjurar suas magias próximos demais aos inimigos, como por exemplo, Clérigos, alguns arquétipos específicos de algumas classes (como o Hexblade, arquétipo de Bruxo presente no Xanathar’s Guide to Everything) e o Cavaleiro Místico (arquétipo de Guerreiro).

O talento Especialista em Besta concede os seguintes benefícios:

  • Você ignora a propriedade recarga de bestas nas quais você é proficiente;
  • Estar a 1,5 metro de uma criatura hostil não lhe impõe desvantagem em suas jogadas de ataque á distância;
  • Quando você usar sua ação Atacar e atacar com uma arma de uma mão, você pode usar uma Ação Bônus para atacar com uma besta de mão que você esteja segurando.

O talento garante bonificações incríveis para quem escolhê-lo:

  • O primeiro benefício faz com que você possa se beneficiar devidamente da habilidade Ataque Extra, ignorando a imposição da propriedade Recarga – que diz que você só pode atacar uma única vez por tipo de ação com uma besta.
    Embora a besta leve e a besta pesada exijam duas mãos para seu projétil ser disparado, você conseguirá recarregá-las normalmente entre seus ataques, já que elas não exigem uma mão livre para recarregá-las (essa restrição aplica-se apenas a armas de uma mão, por incrível que pareça). Portanto, você consegue fazer mais de um ataque por turno com elas devido ao primeiro benefício do talento.
  • O segundo benefício remove a desvantagem ao atacar com bestas caso haja um inimigo adjacente a você.
    Mas mais do que isso: ela remove a desvantagem em toda e qualquer situação onde você realize uma jogada de ataque à distância com um inimigo adjacente. Se você porta um arco, uma funda ou é um conjurador que utiliza muitas magias que exigem jogadas de ataque à distância, você se beneficiará dessa propriedade do talento. Esse talento é um dos casos onde um conteúdo muito específico do jogo (nesse caso, combate com bestas) concede benefícios gerais a qualquer personagem.
  • O terceiro e último benefício permite que você combata com uma arma de uma mão e uma besta de mão, se usufruindo de sua ação bônus para desferir um ataque adicional. Note que esse benefício nada tem haver com Combater com Duas Armas (que se restringe a apenas armas corpo-a-corpo leves), portanto, você pode utilizar uma espada longa e uma besta de mão e ainda assim você conseguirá usar sua ação bônus para atacar com sua besta de mão. Além disso, você poderá adicionar seu modificador de dano no ataque da besta – outra restrição imposta por Combate com Duas Armas;
  • Note que atacar com uma arma que possua a propriedade Versátil usando duas mãos não lhe permitirá usar sua Ação Bônus para atirar com sua besta de mão, já que um pré-requisito para acionar a ação bônus é estar segurando a besta de mão no momento do ataque com a arma de uma mão.

Ainda falando a respeito do terceiro benefício concedido por Especialista em Besta, note que a propriedade Munição continua existindo, portanto, você ainda precisará de uma mão livre para recarregar sua besta de mão. Felizmente, esquivar-se desse problema é uma tarefa um tanto quanto simples e te explicaremos passo-a-passo como driblá-lo:

  • Segurando sua besta de mão, realize a ação Atacar e realize uma jogada de ataque usando uma arma de uma mão.
  • Largue a arma de uma mão que você utilizou para a ação Atacar (note que isso não consome ação ou interação livre com objetos). Pule esse passo caso a besta de mão esteja previamente carregada.
  • Use sua ação bônus para atacar com sua besta (o que é possível agora, já que a mão livre permitirá que você a recarregue antes do ataque).
  • Agora que já atacou com a besta, use sua interação com objeto para pegar a arma caída.
  • Repita esses passos nas demais rodadas.
  • Embora você fique apenas com sua reação disponível após o final deste processo, essa combinação de arma de uma mão e besta pode ser muito bem-vindo dependendo da composição de seu grupo e da sua necessidade de causar a maior quantidade de dano possível.

O pulo do gato

O terceiro benefício do talento Especialista em Besta permite que você utilize sua ação bônus para atacar com uma besta de mão que você esteja segurando caso você tenha usado sua ação para atacar com uma arma de uma mão. E é aqui que vem o pulo do gato: você pode atacar, usando sua ação, com sua besta de mão e, com sua ação bônus, atacar novamente com a mesma besta de mão devido a esse benefício!

Isso é permitido porque a besta de mão cumpre o pré-requisito do terceiro benefício do talento – ela é uma arma de uma mão. A grande vantagem de você optar por fazer isso (em vez de usar duas bestas e ficar largando-as no chão para recarregar) é poder manter uma mão livre, adicionando mais versatilidade ao seu personagem: você pode segurar um foco de conjuração, uma segunda arma de uma mão ou até mesmo um escudo. Quando você quiser manter as mãos livres para recarregar a besta, basta usar sua interação com objeto livre para guardá-lo ou simplesmente largá-lo no chão (o que não consome ação e nem mesmo sua interação com objeto, é uma “ação livre”), podendo pegar o objeto do chão novamente no final de seu turno usando a interação com objeto.

Apenas note que escudos, quando apanhados do chão ou recém-empunhados, não lhe concederão benefícios em sua CA. De acordo com as regras de vestir e despir armaduras (Livro do Jogador, página 146), você precisa consumir uma ação para equipar ou desequipar um escudo.

Se você é um conjurador que utiliza bestas (como um Guardião), se beneficiar deste talento pode ser de grande valia, já que ele te permite usar um foco de conjuração para lhe conceder bônus (ou penalidades aos inimigos) antes de iniciar sua rajada de virotes.

Entendeu como essas mecânicas funcionam? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua dúvida nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!

Hora de Aventura: novo RPG está disponível!

O mais novo RPG baseado em Hora de Aventura está em financiamento coletivo. A nova edição usará a quinta edição de D&D como sistema!

Túmulos & Tigres: RPG baseado em AD&D está em fase de testes!

Túmulos & Tigres, novo RPG nacional baseado em AD&D 2ª Edição, está em fase de testes! E o material está disponível de graça!

Guia do Mestre: lançado suplemento em português para Mutantes & Malfeitores!

O Guia do Mestre é o suplemento definitivo para os narradores de Mutantes & Malfeitores 3ª Edição. E ele está disponível em português!

Corespring: novo RPG nacional está em pré-venda!

Corespring, o mais novo RPG nacional, está em pré-venda. O jogo de fantasia espacial será publicado pela CapyCat Games!

The Laundry Files RPG: 2ª edição está em financiamento coletivo!

A segunda edição do RPG baseado em The Laundry Files está em financiamento coletivo. O jogo conta com novas ilustrações e sistema!