Uma discussão surgiu em um dos grupos de D&D 5ª Edição no Facebook a respeito da regra de Interação com Objetos, e o que se viu foi um mar de desinformação a respeito dessa mecânica. A culpa não é exclusiva do leitor: o texto apresenta ambiguidade e dificulta o entendimento do texto.
Se esse é o seu caso, não se preocupe: te explicamos tudo o que você precisa saber a respeito desta regra minunciosa!

Interagindo com Objetos D&D 5ª Edição
Ilustração incrível de Joelin Tan, disponível no Artstation!

Interagindo com objetos

Você pode interagir com um objeto livremente em seu turno, como parte de seu movimento ou de sua ação. Abaixo estão alguns exemplos de interações que você pode fazer livremente:

  • Sacar ou embainhar uma arma;
  • Abrir ou fechar uma porta;
  • Puxar uma poção de sua mochila;
  • Pegar uma arma caída no chão;
  • Pegar uma bugiganga que está acima de uma mesa;
  • Remover um anel de seus dedos;
  • Colocar comida em sua boca;
  • Cravar um estandarte no chão;
  • Pegar algumas moedas de sua algibeira;
  • Beber toda a cerveja de uma garrafa;
  • Colocar uma chave em sua fechadura;
  • Passar um item para outro personagem;
  • Puxar uma alavanca;
  • Extinguir uma chama pequena;
  • Remover uma tocha de uma arandela;
  • Entre outros

Note que o Mestre pode pedir uma ação para qualquer uma dessas atividades se ele entender que é necessário um cuidado especial na ação ou se existir um obstáculo que impeça a atividade de ser executada como normalmente. Um exemplo é solicitar uma ação para abrir uma porta emperrada – uma atividade que você realizaria normalmente com sua interação com objeto, caso a porta não estivesse emperrada.

Para você interagir com um segundo objeto, você deve consumir sua ação – e devemos lembrá-lo que você só interage com um único objeto com essa ação.

O talento Especialista Ambidestro permite que você saque ou guarde duas armas com sua interação com objetos em vez de apenas uma. Ainda, o arquétipo Ladrão (Thief) permite que você interaja com um objeto utilizando sua Ação Bônus – desta forma, você pode interagir com três objetos em seu turno: uma vez com sua interação livre, outra com sua ação e uma última com sua ação bônus.

Retornando ao foco da discussão no Facebook (se era possível utilizar a manobra de Desarmar do Guerreiro Mestre da Batalha e pegar a arma caída no chão com a interação com objeto), a resposta é sim, você pode fazer isso. Todavia, o Mestre pode exigir uma ação para pegar a arma devido ao risco empregado de se abaixar para pegar uma arma em frente ao inimigo.

Exceções

Uma das premissas básicas de D&D determina que o específico vence o geral. E existem algumas exceções à regra de interações com objetos livremente:

  • Poções de Cura: uma poção de cura só pode ser usada ou administrada utilizando uma ação – independente do nível de cura;
  • Escudos: você utiliza sua Interação com Objeto normalmente para pegar o escudo. Entretanto, para equipá-lo (e se beneficiar do bônus da CA), você deve utilizar sua Ação. Para facilitar a assimilação, entenda que a interação com objeto permite que você saque o escudo e o segure, enquanto que, com a ação, você amarra as fivelas do escudo em seu braço ou prende as alças do escudo em seu antebraço;
  • Itens Mágicos: utilizar habilidades dos Itens Mágicos pode consumir sua ação, ação bônus ou reação. Verifique em cada item mágico (disponíveis no capítulo 6 do Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre) quais tipos de ações ele exige para realizar determinada habilidade. Para servir de exemplo, a Sun Sword (item mágico raro) permite que seu portador utilize uma ação para expandir a luz que a arma emite. Já o Arrow-Catching-Shield (escudo mágico raro) utiliza uma Reação para atrair uma flecha para você que, de outra forma, alvejaria uma pessoa que esteja a até 1,5 metro de você.

Lhe restou alguma dúvida a respeito da interação com objetos? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Explore o espaço e além em Ad Astra: campanha para Mutant: Year Zero!

Saia da Terra e explore o espaço em Ad Astra, nova campanha de Mutant: Year Zero, aventura que se encontra em pré-venda!

Pirate Borg: cenário pirata para Mörk Borg é lançado!

Desbrave o alto-mar em um RPG da escola OSR em Pirate Borg, jogo baseado no premiado RPG sueco Mörk Borg!

Crystal Heart: RPG em PT-BR está em financiamento coletivo!

Crystal Heart, famosa webcomic que simula uma campanha de RPG, está com sua edição em português em financiamento coletivo!

Square-Enix anuncia RPG de mesa baseado em Final Fantasy!

A Square-Enix anunciou um RPG de mesa baseado no mundo de Eorzea, universo de Final Fantasy 14!

D&D Beyond lança funcionalidade “Maps”!

O D&D Beyond lançou possui a funcionalidade Maps: agora, você poderá jogar RPG através da plataforma!

Lost Mines of Phandelver deixará de ser distribuída no D&D Beyond!

Uma das maiores aventuras de Dungeons & Dragons 5ª Edição deixará de ficar disponível no Roll20!