Entenda os ataques em D&D 5E

D&D 5E: Entendendo os ataques!

Publicado por

Entenda todas as mecânicas por trás dos ataques em D&D 5ª Edição!

Uma das questões que mais se repetem em nosso portal é a respeito dos ataques em D&D 5ª Edição (mais de 30% das questões são a respeito disto, para falar a verdade). Então, para sanar qualquer outro tipo de dúvida, nossa postagem irá explicar de forma mais detalhada essa mecânica do sistema!

Entenda os ataques em D&D 5E
Créditos: Wizards of the Coast

A Ação Atacar

A ação Atacar é a ação mais utilizada em D&D 5ª Edição. E para você realizar a ação Atacar, você precisa utilizar sua ação. Uma ação Atacar consiste em realizar uma jogada de ataque (ou mais, como veremos na característica Ataque Extra).

A Jogada de Ataque

Seja um ataque com uma espada, um disparo de uma besta, um golpe de um monge ou um raio de fogo desferido por um mago, todas elas se enquadram em uma jogada de ataque. O que mudará é o tipo de jogada a ser realizada.

Ao atacar com uma arma corpo-a-corpo ou com seus punhos, você realizará uma jogada de ataque com arma corpo-a-corpo. Você fará a jogada de ataque da seguinte forma:

Jogada de ataque com arma corpo-a-corpo: 1d20 + modificador de Força + proficiência (se houver)*¹

Um exemplo:

Jordan é um bárbaro de 1º nível. Ele possui Força 16 (modificador +3 em Força) e é proficiente com suas armas. Logo, a sua jogada de ataque será 1d20 + 3 (Força) + 2 (Proficiência), totalizando 1d20+5.

Ao atacar com uma arma à distância, você realizará uma jogada de ataque à distância. Você fará a jogada da seguinte forma:

Jogada de ataque com arma à distância: 1d20 + modificador de Destreza + proficiência (se houver)*¹

Um exemplo:

Firian é um guardião de 4º nível e irá realizar um ataque com seu arco-e-flecha. Ele possui Destreza 18 (modificador de +4) e é proficiente com arcos. Logo, a sua jogada será 1d20 + 4 (Destreza) + 2 (Proficiência), totalizando 1d20+6.

Note que a jogada de ataque à distância possui um pequeno porém: ao realizar uma jogada de ataque à distância com uma criatura hostil a até 1,5 metro de você, você realiza a jogada com desvantagem. Ou seja: você rolará 2d20 (dois dados de vinte lados) e o dado de menor valor será utilizado em sua jogada de ataque à distância. O resultado do dado de maior valor é descartado.

Ainda, existem algumas armas que possuem a propriedade Acuidade, que permite que você use a Destreza na sua jogada de ataque corpo-a-corpo e jogada de dano. Portanto, fica a seu critério decidir se você utilizará seu modificador de Força ou Destreza em tais jogadas. Mas note que, na ocasião de escolher um dos atributos para a jogada de ataque, você deverá utilizar o mesmo atributo na jogada de dano (explicada abaixo).

Por fim, em algumas ocasiões, uma magia pode determinar que você realize uma jogada de ataque mágico. Em tais casos, você irá realizar a jogada da seguinte forma:

Jogada de Ataque Mágico: 1d20 + modificador de conjuração*² + proficiência

*²: O modificador de conjuração varia de acordo com a classe conjuradora. A lista abaixo ilustra as classes e seus modificadores de conjuração.

Modificadores de Conjuração em D&D 5ª Edição
Modificadores de Conjuração em D&D 5ª Edição

Um exemplo:

Hardt é um mago de 6º nível e irá conjurar a magia orbe cromática. Ele possui Inteligência 20 (modificador de +5) e o valor de sua proficiência é de +3. Portanto, a sua jogada de ataque será igual a 1d20 + 5 (Inteligência) + 3 (proficiência), resultando em 1d20 + 8.

Na jogada de ataque mágico, há dois pontos que você precisa prestar atenção:

  • A sua proficiência sempre é somada na jogada de ataque mágico;
  • A magia dirá se você deve realizar uma jogada de ataque mágico.

Proficiência em Armas

A sua proficiência em armas é normalmente determinada por sua classe, raça ou sub-raça. Você só adiciona a proficiência em uma jogada de ataque caso você possua proficiência na arma utilizada. Você sempre adiciona seu valor de proficiência em um ataque desarmado.

O valor de proficiência irá variar de acordo com seu nível, de acordo com o demonstrado na tabela abaixo:

Bônus de Proficiência D&D 5ª Edição
Os bônus de proficiência em D&D 5ª Edição

Jogada de Dano

Se o valor da sua jogada de ataque igualar ou ultrapassar o valor da Classe de Armadura (CA) do oponente, você o acertou, o que gera uma jogada de dano. E da mesma forma que uma jogada de ataque, a sua jogada de dano irá variar de acordo com a arma utilizada e com o tipo de ataque realizado:

Se você tiver acertado um ataque corpo-a-corpo, você fará a seguinte jogada de dano:

Jogada de dano em um ataque com arma corpo-a-corpo: dado de dano da arma + modificador de Força

Um exemplo:

O bárbaro Jordan acertou sua jogada de ataque usando a sua espada bastarda. Sabendo-se que a espada bastarda causa 2d6 de dano e que seu modificador de Força é +3, o seu dano será igual a 2d6 + 3.

Se você tiver acertado um ataque com arma à distância, você fará a seguinte jogada de dano:

Jogada de dano em um ataque com arma à distância: dado de dano da arma + modificador de Destreza

Um exemplo:

O guardião Firian acertou seu ataque usando seu arco longo. Sabendo-se que o arco longo causa 1d8 de dano e que seu modificador de Destreza é +4, o seu dano será igual a 1d8 + 4.

E se você acertar uma jogada de ataque mágico, você fará a seguinte jogada de dano:

Jogada de dano em um ataque mágico: dado de dano da magia

Um exemplo:

O mago Hardt acertou a sua Orbe Cromática! Na descrição da magia, é dito que ela causa 3d8 de dano. Portanto, esse será o dano que ele causará.

Apenas para deixar claro: você não adicionará seu modificador de conjuração no dano causado pela magia, exceto se a magia disser o contrário (como ocorre, por exemplo, com a magia curar ferimentos).

Independente de qual tipo de jogada de dano você realize, é importante que você entenda que sempre haverá exceções à regra. Um exemplo ocorre na mecânica combate com duas armas: ao realizar uma jogada de ataque com a sua segunda arma (você usa a ação bônus para isso), você não adicionará o modificador de atributo na jogada de dano (e apenas nela).

Ou seja: na jogada de dano específica do combater com duas armas, você não adiciona o modificador de atributo. As demais jogadas permanecem inalteradas.

O mesmo vale para as magias: Algumas mecânicas de classe permitirão que você adicione o seu modificador de conjuração no dano das magias. Todavia, a característica deixará claro que você poderá fazer isso e em quais circunstâncias isso é permitido.

As demais jogadas de dano mágico permanecerão inalteradas.

O Ataque Extra

O Ataque Extra é uma mecânica que as classes combatentes normalmente recebem no 5º nível, e pode gerar confusão nos novatos. A habilidade diz que, ao recebê-la, você pode realizar um ataque adicional ao realizar a Ação Atacar.

Note que você só realiza os ataques adicionais ao realizar a ação Atacar (e apenas nela). Ou seja: se você realizar uma jogada de ataque que não seja oriunda da ação Atacar (como por exemplo, em um Ataque de Oportunidade), você atacará uma única vez. Mas para deixar essa mecânica ainda mais claro, vamos aos exemplos:

Argnost é um Guerreiro de 20º nível, que pode realizar quatro ataques com uma ação Atacar (derivado da habilidade Ataque Extra) e, com a sua ação bônus, ele pode atacar por conta da mecânica Combate com Duas Armas. Quantos ataques ele pode realizar em seu turno?

Resposta: Cinco ataques.
Quatro ataques provenientes de sua ação Atacar, e um ataque adicional por conta da mecânica Combate com Duas Armas.

Charles é um Guardião de 6º nível, que pode realizar dois ataques com uma ação Atacar (derivado da habilidade ataque extra). Se ele realizar um ataque de oportunidade, quantos ataques ele realizará?

Resposta: Um único ataque.
Quando você realiza uma jogada de ataque, você realiza um único ataque.

O que você precisa ter em mente é: a ação Atacar te permite realizar uma jogada de ataque, mas uma jogada de ataque não é uma ação Atacar.
Diversas mecânicas do jogo te permitirão realizar uma jogada de ataque – ou seja, um único ataque.

Resumindo…

  • Ação Atacar: Você realiza uma jogada de ataque, podendo realizar ataques adicionais se você possuir a habilidade Ataque Extra.
  • Jogada de Ataque: Você realiza um único ataque.
  • Jogada de ataque com arma corpo-a-corpo: 1d20 + modificador de Força + bônus de Proficiência (se houver).
  • Jogada de ataque com arma à distância: 1d20 + modificador de Destreza + bônus de Proficiência (se houver).
  • Jogada de ataque mágico: 1d20 + modificador de conjuração + bônus de Proficiência.
  • Jogada de dano usando uma arma corpo-a-corpo: dado de dano da arma + modificador de Força.
  • Jogada de dano usando uma arma à distância: dado de dano da arma + modificador de Destreza.
  • Jogada de dano usando uma magia: dado de dano da magia.
  • Jogada de dano atacando com a segunda arma (Combate com Duas Armas): dado de dano da arma.
  • Quantidade de ataques desferidos ao usar a Ação Atacar: 1 ou mais, a depender da habilidade Ataque Extra.
  • Quantidade de ataques desferidos ao realizar um Ataque de Oportunidade: 1.
  • Quantidade de ataques desferidos ao atacar utilizando o Combate com Duas Armas: 1.
  • Quantidade de ataques desferidos ao atacar usando uma habilidade que te permita realizar uma jogada de ataque: 1.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Star Wars Edge Entertainment

Star Wars RPG: Edge Entertainment publicará jogos da franquia!

As linhas de RPG de Star Wars estão de volta – dessa vez, nas mãos da Edge Entertainment!

7 comentários

    1. Olá Angelo, tudo bom? Mil perdões pela demora!
      Não, você sempre deve rolar 1d20 em uma jogada de ataque. Com os bônus da jogada de ataque (como explicado na publicação), é possível obter resultados maiores que 20.
      Ainda, 20 é sempre um acerto crítico, independente da CA do inimigo.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
      Um abraço!

      Curtir

  1. Duas dúvidas:
    1º: Na descrição da magia Toque Arrepiante é descrito que o jogador deve realizar um ataque mágico à distância contra o alvo. Isso é diferente que usar uma jogada de ataque mágico?
    2º: O termo: bônus de ataque de magia descrito no item mágico Cajado do Poder, por exemplo, se refere ao valor que é somado apenas nas jogadas de ataque ou também é usado nas jogadas de dano?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s