O talento Elven Accuracy

Os números por trás do talento Precisão Élfica (Elven Accuracy)

Publicado por

Quão bom é este talento? Nosso portal analisa os números de Precisão Élfica!

O livro Xanathar’s Guide to Everything introduziu novas mecânicas para os jogadores que estavam sedentos por mais opções de customização. Além de 33 novos arquétipos e uma série de tabelas para estabelecer o histórico do seu personagem, o livro adiciona talentos exclusivos para algumas raças!

O talento Precisão Élfica (Elven Accuracy) é um destes talentos. Exclusivo para elfos e meio-elfos, ele altera a forma como uma das principais mecânicas do jogo funciona. Mas o quanto que esse talento impacta nos números do jogo?
É isso que discutiremos hoje!

O talento

Antes de falarmos sobre os números que envolvem este talento, é importante entender as suas funcionalidades. A grosso modo, ele te concede dois benefícios:

  • +1 em um dos atributos a seguir: Destreza, Inteligência, Sabedoria ou Carisma (o valor do atributo não pode ser maior de 20 dessa forma).
  • Sempre que você tiver vantagem em uma jogada de ataque que envolva os atributos Destreza, Inteligência, Sabedoria ou Carisma, você pode rolar novamente um dos dados da Vantagem – ou seja, você rola três dados em vez de dois.

É importante ressaltar duas coisas sobre o talento:

  • Seu segundo benefício só é válido em jogadas de ataque – ou seja, nada de rolar três dados quando tiver vantagem em testes de atributo ou salvaguardas.
  • O segundo benefício se aplica em qualquer jogada de ataque – sejam elas jogadas de ataque corpo-a-corpo, jogadas de ataque à distância ou jogadas de ataque mágico – portanto que a jogada use um dos quatro atributos citados.

Quem está acostumado com a 5ª edição de Dungeons & Dragons sabe que ter vantagem em uma jogada de ataque transforma uma jogada incerta em um acerto quase garantido. E com três dados, quais são as chances de acertar seus ataques?

Simulamos 2.000 jogadas de ataque para podermos avaliar o poder deste talento. E essa avaliação foi realizada de três formas diferentes:

  • Resultado Médio: Jogando três dados, qual é o resultado médio que um jogador pode obter no dado (sem considerar seus bônus)?
  • Chances de Acerto: Quais são as chances de acerto ao atacar usando o segundo benefício do talento e suas comparações com um ataque convencional e um ataque com vantagem?
  • Acerto Crítico: Quais são as chances de se obter um Acerto Crítico ao se jogar três dados para atacar?

Teste 1: O Resultado Médio

O primeiro teste é simples: em uma simulação com 2.000 testes, qual é o resultado médio que um jogador obterá no dado?

A tabela abaixo mostra os resultados que nossa equipe obteve. A margem de erro é de 0,5%.

Resultado médio do talento Precisão Élfica
A diferença de uma jogada convencional versus os resultados apresentados pelo talento é significativa!

Ou seja: ao rolar três dados na jogada de ataque por conta da Precisão Élfica, você obtém, em média, o resultado 15. Se você tiver +6 na sua jogada de ataque, isso significa que você acertaria seus ataques em uma criatura de CA 21 ou menos – o que é bastante significativo, uma vez que a criatura de maior CA (Tarrasque) possui Classe de Armadura 25.

Teste 2: Chances de Acerto

Nesse teste, nós medimos a chance de acerto ao atacar inimigos de Classes de Armadura (ou CA) variadas, entre os valores 10 a 23. Nós realizamos três testes aqui para verificar a eficácia do talento.

Teste 2.1

O primeiro teste mede a chance de acerto de uma criatura com Bônus de Ataque +5. O teste mostra a porcentagem de acerto em ataques convencionais, ataques com vantagem e ataques com vantagem, aliado ao talento Precisão Élfica. Você pode ver os resultados obtidos no gráfico abaixo:

Chances de Acerto com o talento El

O resultado é surpreendente: a maior diferença entre um acerto convencional e um acerto com o talento Precisão Élfica ocorre em valores de Classe de Armadura intermediários – entre 13 a 20, para ser mais específico. A diferença diminui quando se trata de CAs muito baixas ou muito altas: diferença de 20% quando a criatura possui CA 10 e 23% quando a criatura possui CA 23.

Convertendo essas porcentagens em valores no dado, é como se uma rolagem 10 em um ataque padrão virasse 14 ou 15 ao atacar com o talento Precisão Élfica – justamente a diferença mostrada no teste 1.
O epicentro da diferença ocorre entre as classes de armadura 16 e 18: a diferença é de insanos 39%, ou oito valores no dado: um 10 convencional se transformaria em um 18 ao atacar com o talento.

Em relação a diferença entre jogadas com vantagem e jogadas com vantagem aliado ao talento Precisão Élfica, a diferença é muito pequena: a maior diferença é de 16% nas classes de armadura 20 e 21.

Teste 2.2

O segundo teste mede a chance de acerto de uma criatura com Bônus de Ataque +8. O teste mostra a porcentagem de acerto em ataques convencionais, ataques com vantagem e ataques com vantagem, aliado ao talento Precisão Élfica. Você pode ver os resultados obtidos no gráfico abaixo:

No segundo teste, a onda começa a mudar: as maiores diferenças entre ataques convencionais e ataques com o talento Precisão Élfica ocorrem nos valores mais altos de Classe de Armadura – diferenças essas que superam 30% a partir do valor 17, alcançando seu epicentro na Classe de Armadura 21 (37%).

Isso também ocorre quando se compara ataques com vantagem e ataques com o talento: a diferença passa a superar a margem de 10% a partir da Classe de Armadura 18, com seu epicentro nos valores 22 e 23 (14%).

Teste 2.3

O último teste mede a chance de acerto de uma criatura com Bônus de Ataque +11. O teste mostra a porcentagem de acerto em ataques convencionais, ataques com vantagem e ataques com vantagem, aliado ao talento Precisão Élfica. Novamente, você pode ver os resultados obtidos no gráfico abaixo:

O terceiro teste é bastante similar ao segundo: as maiores diferenças se concentram nos valores mais altos: a diferença entre ataques convencionais e ataques com Precisão Élfica só superam a margem de 30% a partir da CA 20 (33%). O epicentro ocorre nos valores 22 e 23 (37%).

A diferença entre jogadas com vantagem e jogadas com vantagem aliado ao talento Precisão Élfica permanece baixa: o teste supera a diferença de 10% apenas nos valores 22 e 23. Um ataque com bônus de +11 com Vantagem possui 71% de chances de acertar uma criatura de CA 23, versus 83% de chances de acertar com o talento Precisão Élfica.

Você pode estar se perguntado: mas por que a diferença na chance de acerto se concentra nos valores médios quando o bônus é de +5 e, quando as bonificações são maiores, a maior diferença se concentra nos valores maiores?

Isso é relativamente simples de se entender: quando seus modificadores são baixos, alguns valores de Classe de Armadura são considerados tão altos que, nem mesmo rolando três dados, é possível alcançá-los. Analisando os números, as chances de acerto ao atacar com o talento Precisão Élfica caem vertiginosamente a partir da CA 19.

Ao atacar uma criatura de CA 19 com Precisão Élfica possuindo um bônus de +5, você possui 73% de chance de atingi-los. Este valor cai para 66% contra a CA 20, 58% contra a CA 21, 48% contra CA 22 e 38% contra CA 23.

Teste 3: Acerto Crítico

Para terminar, nosso último teste analisa as porcentagens de se obter um acerto crítico quando você realiza um ataque convencional, um ataque com vantagem e um ataque com vantagem, aliado ao talento Precisão Élfica.

Além disso, separamos os testes em três partes: chances de acerto crítico com ao obter um 20 natural no dado, chances de acerto crítico ao obter 19 ou 20 no dado (o bruxo hexblade e o guerreiro campeão possuem habilidades que os permitem realizar um acerto crítico no 19) e chances de acerto crítico ao obter 18, 19 ou 20 no dado (apenas o guerreiro campeão consegue fazer isso).

Os números são assustadores, como você pode observar abaixo:

Chances de crítico do talento Elven Accuracy

Um elfo com o talento Precisão Élfica atacando com Vantagem possui insanos 39% de chance de efetuar um acerto crítico quando a margem de crítico é 18-19-20, ou um acerto crítico a cada 2,56 ataques. Esse número cai para 27% (um acerto crítico a cada 3,7 ataques) quando a margem é 19-20 e paira em 15% (um acerto crítico a cada 6,66 ataques) quando o acerto crítico é efetuado apenas em um resultado 20 no d20.

Se você considerar que um Guerreiro ainda pode dobrar o número de ataques concedidos pela habilidade Ataque Extra ao utilizar a habilidade Surto de Ação, as chances de se obter, no mínimo, um acerto crítico é quase garantida.

Extra: Falha Crítica

Como algumas pessoas jogam com regras de Falha Crítica, decidimos também levantar a possibilidade de uma pessoa obter uma falha crítica ao atacar com Vantagem e possuindo o talento Precisão Élfica.

Os resultados são animadores para quem se considera azarado: em uma simulação com 10.000 rolagens, apenas em uma delas você obterá uma falha crítica (ou seja, tirar 1 no dado). Em porcentagem, isso representa 0,0001%.

Os resultados também são positivos para quem ataca com vantagem, mas não possui o talento Precisão Élfica: em uma simulação com 10.000 rolagens, você obtém uma falha crítica em 25 oportunidades, ou 0,0025%.

Concluindo…

É difícil julgar se esse talento é equilibrado ou não. Como D&D 5ª Edição só te permite progredir ao derrotar criaturas (ou seja, combate), diríamos que ele tende a ser desequilibrado.

Mas ao ver a pequena diferença na chance de acerto entre um golpe com vantagem e um golpe com vantagem e Precisão Élfica, é possível dizer que o talento não é tão poderoso quanto ele parece ser. Apenas um Guerreiro com o arquétipo Campeão consegue drenar todo o potencial do talento devido a grande chance de efetuar um Acerto Crítico.

Se você não pretende fazer uso da maior chance de efetuar um Acerto Crítico nas margens 19-20 ou 18-19-20, esse talento não será de tanta valia para você. Talvez um talento como atacante selvagem, mestre-atirador e mestre em armas grandes possa ter mais valor no final do dia.

Se não quer perder nenhuma novidade do mundo dos RPGs, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Pathfinder Infinite

Paizo anuncia Pathfinder e Starfinder Infinite, programa de conteúdos comunitários!

Com os programas Pathfinder e Starfinder Infinite, você poderá usar algumas das artes de Starfinder e Pathfinder em seus materiais – e ainda tirar uma grana com isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s