O lançamento celebra os feitos em vida de Greg Stafford, fundador da Chaosium!
Após dez anos de desenvolvimento, finalmente poderemos ver a obra prima de Greg Stafford, fundador da Chaosium que veio a falecer em 2018: a sexta edição de Pendragon (ou como ele mesmo apelidou, a edição Ultimate do jogo).

De acordo com David Larkins (editor da linha Pendragon), “os fundamentos do jogo permanecerão os mesmos, mas com mudanças sutis que refletem as quase três décadas de refinamento da visão de Greg Stafford a respeito da fantasia arturiana.”
Além das novas regras, a prévia contém a aventura one-shot (que termina em uma única sessão) The Adventure of the Great Hunt e seis personagens pré-gerados. O lançamento nesta época não é mera coincidência: desde a morte de Greg Stafford (10 de outubro de 2018), a editora anuncia novos jogos e disponibiliza materiais gratuitos nesta época do ano. No ano passado, a Chaosium disponibilizou aventuras para todos os seus jogos (que, inclusive, podem ser baixadas nos links abaixo, em inglês).
- The Quest for the Red Blade, para Pendragon (fichas pré-geradas neste link).
- The Sword of Kings, para 7º Mar.
- The Lightless Beacon, para Call of Cthulhu.
- Highwall Inn, para HeroQuest Glorantha.
- The Rattling Wind, para RuneQuest.
É esperado que a sexta edição de Pendragon seja lançada em 2021, sem data específica definida.
Tá, mas…o que é Pendragon?
Pendragon é um RPG de fantasia Arturiana (ou seja, baseado nas lendas do Rei Arthur) onde os jogadores interpretam cavaleiros que realizam tarefas para seu reino, para a igreja ou para buscar glórias. Uma característica de Pendragon é que, normalmente, um cavaleiro cumpre uma tarefa por ano – o personagem faz tarefas entre aventuras (downtime) pelo resto do tempo. A primeira edição foi publicada em 1985 e, desde então, passou por diversas editoras. A última versão foi publicada pela White Wolf em 2005. Hoje, a licença está nas mãos da Chaosium (ou Nocturnal Media).
No cenário, você encontrará características da Inglaterra medieval, além de detalhes da história após a queda do Império Romano (além, claro, de detalhes das lendas arturianas). Essa mistura te permite criar campanhas ambientadas na Idade das Trevas ou no final da Era Medieval. Cortes medievais, torneios de justas e batalhas de grandes proporções é algo que você pode esperar de um tradicional jogo de Pendragon.
O sistema utiliza uma variação do BRP – Basic Roleplaying System, com variações nos dados a serem utilizados: em vez do tradicional d100 (usado em Call of Cthulhu, por exemplo), muitas das ações de Pendragon são resolvidas em uma rolagem de d20.
Editora Excelsior anuncia a trilogia Dragonlance Destinies em português!
A trilogia Destinos de Dragonlance será publicado em português!
D&D Direct: todos os anúncios relacionados com RPG de mesa!
Confira tudo o que foi anunciado durante a D&D Direct 2023!
Resumo Semanal – 14 a 27 de março
Confira as principais notícias das xxx semanas de yyy em nosso Resumo Semanal!
Novos livros da linha Guia para Jovens Aventureiros estão em pré-venda!
Conheça as principais criaturas e cenários de D&D através dos novos livros da linha Young Adventurer’s Guide!
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!