Nibiru RPG Retropunk

Spiel Digital: Conheça os novos jogos que serão publicados pela Retropunk!

Publicado por

A editora anunciou três novos jogos!

A Spiel (também conhecida como Essen) é uma das principais convenções de jogos analógicos do mundo. Mas com a atual pandemia, a tradicional edição presencial (que ocorre na Alemanha) foi cancelada, dando lugar a uma edição online.
E isso permitiu que editoras do mundo todo participassem do evento. Esse é o caso da Retropunk Publicações, que anunciou três novos jogos: Cryptomancer, Nibiru e Tiny Dungeons!

Jogos Retropunk Spiel
Ilustração usada em Cryptomancer!
Arte criada por Will Tempest, disponível no Tumblr

Cryptomancer

Cryptomancer é um RPG de fantasia onde os personagens interpretam hackers. Um dos atrativos do jogo é que ele foi criado por hackers: você verá diversas mecânicas baseadas em nosso mundo real, como por exemplo, os princípios de criptografia, internet e análise de inteligência – mas claro, transportando estes conceitos para um mundo fantástico. O jogo utiliza dados de seis e dez lados (d6 e d10).

O mundo de Cryptomancer é composto por fragmentos, gemas mágicas que permitem que os mortais interajam com o Shardscape, uma rede mágica. Um grande fragmento repartido em diversos pedaços permite que um portador destes fragmentos menores possa interagir à distância com todos aqueles que possuem partes do grande fragmento, funcionando como um pequeno celular (mas com a rede privada).

Embora essas mensagens sejam recebidas por todos os portadores destes fragmentos, é possível criptografar a mensagem para limitar o seu recebimento apenas para quem possui a chave – aquele que não possui a chave lerá apenas símbolos sem sentido.

O livro foi desenvolvido por Chad Walker e possui 432 páginas.

Cryptomancer Retropunk

Nibiru

Nibiru é um RPG de ficção científica que se passa em uma estação espacial em um sistema solar vizinho. Essa estação especial está submersa em um oceano de detritos orbitando a Estrela de Fomalhaut. Os personagens passaram por uma experiência de amnésia, sem qualquer lembrança de seus passados.

Nibiru RPG,

Este mundo é inspirado na antiga Mesopotâmia e explora temas como inteligência artificial, memória e natureza. Os personagens não são como os outros moradores da estação e vêm de locais estranhos conhecidos como habitats, responsáveis por definir os arquétipos de seus personagens e como você pode recordar sua memória (ou, ao menos, parte dela).

O jogo utiliza o Sistema Memos, que não utiliza perícias e é baseado em dados de 4 lados: quando um teste é requisitado, o personagem rola três dados de quatro lados. Ele obtém um sucesso sempre que obtém um 4 no dado. Modificadores podem permitir que você role mais ou menos dados: no mínimo, 1 dado e, no máximo, 6 dados.
Em testes contestados, as jogadas são tão simples quanto: role três dados de quatro lados e some os valores. A pessoa que obtiver o maior resultado vence a contestação.

E a memória, afinal? Você pode restaurar fragmentos de sua memória ao obter mais de 3 sucessos ou mais de 3 falhas em uma rolagem. Um jogador também pode acionar uma memória por conta própria ao realizar uma tarefa: ele pode gastar pontos de memória para ser bem-sucedido em uma tarefa ou obter modificadores negativos para obter pontos de memória – assim, acumulando-os para uma tarefa mais importante.

Obter três sucessos em uma rolagem aumenta seu modificador permanentemente em 1. Obter três fracassos em uma rolagem diminui seu modificador permanentemente em 1: você se lembra do quão ruim você era em determinada tarefa antes de perder a memória.

Tiny Dungeons

Tiny Dungeons é um RPG minimalista publicado pela Gallant Knight Games, reconhecida por publicar inúmeros jogos old-school.

Uma das grandes características do jogo é que ele possui diversos mini-cenários, grandes o suficiente para que você consiga desenvolver suas ideias, mas pequeno o suficiente para que você não se sinta “travado” pelo cenário. Para jogá-lo, você só precisará de três dados de seis faces (3d6) e de jogadores dispostos a jogar.

Quando um teste é exigido, o personagem deve rolar 2d6: se ele obtiver um resultado 5 ou 6, ele obteve um sucesso. Quando você tem vantagem em um teste, você deve rolar 3d6. E quanto você obtiver desvantagem, você deve rolar 1d6. Em alguns casos (como ao usar a ação concentrar-se), a sua margem de sucesso pode se tornar 4, 5 ou 6 em vez dos tradicionais 5 ou 6.

Publicações mais recentes

Old-School Essentials em Português

Old-School Essentials será publicado em português pela RPG Planet Press!

O RPG Old-School Essentials será publicado em português, pela nova editora RPG Planet Press. Junto com ele, outros três títulos foram anunciados!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s