Os fãs de DCC RPG reconhecerão muitas das criaturas!

Anteontem, a Goodman Games anunciou uma nova publicação para D&D 5ª Edição: Dungeon Denizens, um verdadeiro tomo recheado de novos monstros para D&D 5ª Edição!
Conheça mais sobre o livro a seguir!

Livro Dungeon Denizens
A capa do livro!

Dungeon Denizen apresenta mais de 500 criaturas para o RPG mais jogado do mundo. 300 delas já figuraram em outras publicações da Goodman Games e serão adaptadas para a 5ª Edição, enquanto mais de 200 criaturas serão criadas do zero para o livro.

Embora muitas das criaturas tenham sido criadas tendo as tradicionais masmorras dos jogos Old-School em mente, o livro dará suporte para todos os tipos de ambiente – seja ele um oceano, florestas sombrias, dunas de areia e até mesmo outros planos de existência.

Abaixo, você pode conferir alguns dos monstros já confirmados no livro:

  • Abollar
  • Bronze Reaper
  • Conflagration Worm
  • Flawless Effigy
  • Klaklin
  • Inferno Kat
  • Malotoch
  • Nagalisk
  • Pool Lurker
  • Sih’hel
  • Trollhound
  • Tzopiloani

O livro contará com criaturas que possuem valores de Nível de Desafio entre 0 e 30, e cada uma delas terá sua própria ilustração (colorida, algo bastante diferente das demais publicações da Goodman Games). Além do bloco de estatística da criatura, você encontrará no livro informações sobre seu passado, notas sobre sua ecologia e táticas empregadas no combate.

Ainda, você encontrará espalhado pelo livro diversos itens mágicos e magias, sugestões de encontros, tesouros e notas – por sua vez, escritas por personagens icônicos da Goodman Games. O livro será lançado ao final do primeiro semestre de 2021 – disponibilizaremos maiores informações conforme elas são divulgadas pela editora!

Esse é um material oficial?

A resposta é não: a Wizards of the Coast possui um documento intitulado SRD: System Reference Document (ou Documento de Referência do Sistema, em português). Este documento determina quais são as regras de D&D 5ª Edição que criadores de conteúdo e editoras podem utilizar em seus próprios livros ou produtos.

Ou seja: uma editora pode criar suas próprias regras ou usar as regras descritas neste documento, mas não pode usar regras, características, habilidades ou quaisquer outros elementos de jogo oficiais que não estejam presentes neste documento.
Um exemplo é o Assassino, arquétipo de Ladino: embora ele esteja no Player’s Handbook: Livro do Jogador, ele não faz parte da SRD. Logo, nenhuma editora pode colocar este arquétipo em seus livros.

É baseado nessas regras que a Goodman Games criou Dungeon Denizen. Estes livros são conhecidos como materiais third-parties: embora desenvolvidos tendo a 5ª edição de Dungeons & Dragons em mente, eles não são oficiais, tendo sido criados por terceiros.

Publicações mais recentes

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!

Hora de Aventura: novo RPG está disponível!

O mais novo RPG baseado em Hora de Aventura está em financiamento coletivo. A nova edição usará a quinta edição de D&D como sistema!

Túmulos & Tigres: RPG baseado em AD&D está em fase de testes!

Túmulos & Tigres, novo RPG nacional baseado em AD&D 2ª Edição, está em fase de testes! E o material está disponível de graça!

Guia do Mestre: lançado suplemento em português para Mutantes & Malfeitores!

O Guia do Mestre é o suplemento definitivo para os narradores de Mutantes & Malfeitores 3ª Edição. E ele está disponível em português!

Corespring: novo RPG nacional está em pré-venda!

Corespring, o mais novo RPG nacional, está em pré-venda. O jogo de fantasia espacial será publicado pela CapyCat Games!

The Laundry Files RPG: 2ª edição está em financiamento coletivo!

A segunda edição do RPG baseado em The Laundry Files está em financiamento coletivo. O jogo conta com novas ilustrações e sistema!