Dentre os distribuidores de cada país, o Brasil é o único que conta com impressão local.
Nesta manhã (04), a Galápagos Jogos anunciou uma importante mudança nas publicações de Dungeons & Dragons em português: a partir de agora, todos os livros em português serão impressos no Brasil!
O processo
Antes da mudança, todos os livros de D&D que não são publicados em inglês* eram produzidos pela Gale Force 9 (ou GF9) em uma gráfica certificada pela Wizards of the Coast na Lituânia, país do Leste Europeu. Manter um único local de produção era uma boa estratégia no início: tendo uma única planta fabril, a GF9 conseguiria manter o mesmo padrão de qualidade para todos os livros, estejam eles em português, francês ou japonês.
Entretanto, com a alta demanda e novos países publicando suas versões localizadas dos livros, tornou-se inviável manter uma única gráfica. A Galápagos Jogos foi a primeira editora (dentre as editoras que detém a licença para distribuir versões traduzidas de Dungeons & Dragons) a conseguir a autorização para produzir os livros em uma gráfica local.
*A edição coreana de D&D, por questões governamentais, também era produzida em uma gráfica nacional. Todavia, a TRPG Club (distribuidora coreana) não teve seu contrato de distribuição com a Gale Force 9 renovado. Para saber mais detalhes, leia esta matéria.
Com a mudança, o mercado nacional será abastecido com novos livros com maior agilidade: por atender uma demanda global, a fila de impressões da Gale Force 9 na Lituânia impedia que os livros em português fossem impressos com a celeridade desejada. Além disso, o período de transporte dos livros entre a Lituânia e o Brasil foi removido da equação.
A editora paulista ressalta a importância dos fãs neste processo: com enormes tiragens se esgotando em poucas semanas e a participação de jogadores e mestres brasileiros em eventos nacionais e internacionais, a editora obteve poder de barganha para pleitear a mudança.
E a qualidade dos livros?
O processo para a certificação da gráfica nacional responsável pelas impressões demorou um ano. Hoje, tal gráfica atende o alto padrão estabelecido pela Wizards of the Coast e apresenta impressões similares aos livros internacionais.
A exceção ocorre no papel: o papel brasileiro é ligeiramente mais espesso do que o papel utilizado nas impressões ao redor do mundo, mesmo possuindo as mesmas especificações técnicas. Vale ressaltar que este papel atende os requisitos da Wizards – portanto, não haverá perda de qualidade (pelo contrário).
Você poderá encontrar a informação acerca da impressão nacional no rodapé da página de créditos do livro.

Preços inalterados
Apesar da impressão local, os preços dos livros de Dungeons & Dragons em português permanecerão os mesmos. Isso acontece porque é a Gale Force 9 quem adquire os livros. Com exceção da mudança da planta fabril, o processo se manteve o mesmo – inclusive, os livros são considerados produtos importados mesmo com a produção ocorrendo no Brasil.
A Galápagos Jogos disponibilizou uma lista com as primeiras impressões em território nacional, que chegarão aos lojistas em breve. São elas, nesta ordem:
- Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre;
- Player’s Handbook: Livro do Jogador;
- Monster Manual: Livro dos Monstros;
- Baldur’s Gate: Descida ao Avernus;
- A Maldição de Strahd.
Publicações mais recentes

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!
A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Paizo anuncia novos produtos para Pathfinder e Starfinder!
Entre módulos, acessórios e livros, a Paizo anunciou cinco novos livros nesta semana!

Começa o financiamento coletivo de Mage The Ascension: Victorian Age!
Victorian Age te permitirá transportar seus jogos de Mage: The Awakening para a Era Vitoriana!

As mudanças na Wizards of the Coast em 2021
As franquias Dungeons & Dragons e Magic: the Gathering cresceram 23% e 33%, respectivamente. E isso fez com que a Hasbro alterasse algumas de suas políticas corporativas!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast
Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!

Edição nacional de Pugmire está em financiamento coletivo!
O financiamento coletivo de Pugmire está ativo!
Você acha que pode acontecer de a Wizards não renovar com a Gale Force 9 e as editoras brasileiras terem que negociar diretamente com a WotC?
E se acontecer, isso é benéfico ou não pro Brasil?
CurtirCurtir