Livros de D&D serão impressos no Brasil

Livros de Dungeons & Dragons em português serão impressos no Brasil!

Publicado por

Dentre os distribuidores de cada país, o Brasil é o único que conta com impressão local.

Nesta manhã (04), a Galápagos Jogos anunciou uma importante mudança nas publicações de Dungeons & Dragons em português: a partir de agora, todos os livros em português serão impressos no Brasil!

O processo

Antes da mudança, todos os livros de D&D que não são publicados em inglês* eram produzidos pela Gale Force 9 (ou GF9) em uma gráfica certificada pela Wizards of the Coast na Lituânia, país do Leste Europeu. Manter um único local de produção era uma boa estratégia no início: tendo uma única planta fabril, a GF9 conseguiria manter o mesmo padrão de qualidade para todos os livros, estejam eles em português, francês ou japonês.

Entretanto, com a alta demanda e novos países publicando suas versões localizadas dos livros, tornou-se inviável manter uma única gráfica. A Galápagos Jogos foi a primeira editora (dentre as editoras que detém a licença para distribuir versões traduzidas de Dungeons & Dragons) a conseguir a autorização para produzir os livros em uma gráfica local.

*A edição coreana de D&D, por questões governamentais, também era produzida em uma gráfica nacional. Todavia, a TRPG Club (distribuidora coreana) não teve seu contrato de distribuição com a Gale Force 9 renovado. Para saber mais detalhes, leia esta matéria.

Com a mudança, o mercado nacional será abastecido com novos livros com maior agilidade: por atender uma demanda global, a fila de impressões da Gale Force 9 na Lituânia impedia que os livros em português fossem impressos com a celeridade desejada. Além disso, o período de transporte dos livros entre a Lituânia e o Brasil foi removido da equação.

A editora paulista ressalta a importância dos fãs neste processo: com enormes tiragens se esgotando em poucas semanas e a participação de jogadores e mestres brasileiros em eventos nacionais e internacionais, a editora obteve poder de barganha para pleitear a mudança.

E a qualidade dos livros?

O processo para a certificação da gráfica nacional responsável pelas impressões demorou um ano. Hoje, tal gráfica atende o alto padrão estabelecido pela Wizards of the Coast e apresenta impressões similares aos livros internacionais.
A exceção ocorre no papel: o papel brasileiro é ligeiramente mais espesso do que o papel utilizado nas impressões ao redor do mundo, mesmo possuindo as mesmas especificações técnicas. Vale ressaltar que este papel atende os requisitos da Wizards – portanto, não haverá perda de qualidade (pelo contrário).

Você poderá encontrar a informação acerca da impressão nacional no rodapé da página de créditos do livro.

Note que este teste de impressão ocorreu em Abril de 2020 – portanto, há oito meses atrás!

Preços inalterados

Apesar da impressão local, os preços dos livros de Dungeons & Dragons em português permanecerão os mesmos. Isso acontece porque é a Gale Force 9 quem adquire os livros. Com exceção da mudança da planta fabril, o processo se manteve o mesmo – inclusive, os livros são considerados produtos importados mesmo com a produção ocorrendo no Brasil.

A Galápagos Jogos disponibilizou uma lista com as primeiras impressões em território nacional, que chegarão aos lojistas em breve. São elas, nesta ordem:

  • Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre;
  • Player’s Handbook: Livro do Jogador;
  • Monster Manual: Livro dos Monstros;
  • Baldur’s Gate: Descida ao Avernus;
  • A Maldição de Strahd.

Publicações mais recentes

5º Título de Dungeons & Dragons em 2021

D&D: 5º livro de 2021 será lançado entre setembro e novembro!

Contrariando os anos anteriores, teremos cinco títulos de D&D publicados em 2021 – e com possíveis surpresas!

Unearthed Arcana Mages of Strixhaven Tradução

Unearthed Arcana – Magos de Strixhaven

A Unearthed Arcana Magos de Strixhaven apresenta cinco novos arquétipos baseados na Universidade da Magia de Arcavios!
O documento traduzido está disponível neste artigo!

Marvel RPG

Novo RPG para o universo Marvel é anunciado!

Homem-Aranha, Pantera Negra, Thor, Wolverine…agora você conseguirá replicar as características e habilidades destes heróis em Marvel Multiverse Role-Playing Game, novo RPG voltado para a franquia, que será lançado no próximo ano!

Um comentário

  1. Você acha que pode acontecer de a Wizards não renovar com a Gale Force 9 e as editoras brasileiras terem que negociar diretamente com a WotC?
    E se acontecer, isso é benéfico ou não pro Brasil?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s