Guide to Ravenloft

Wizards of the Coast anuncia Van Richten’s Guide to Ravenloft!

Publicado por

Novo cenário de campanha será publicado em maio deste ano!

Fãs de Ravenloft, podem comemorar: o cenário receberá sua adaptação oficial para D&D 5ª Edição! Pelas mãos de um dos maiores caçadores de vampiros, conheça Van Richten’s Guide to Ravenloft!

O livro

Guide to Ravenloft
A capa de Van Richten’s Guide to Ravenloft

Van Richten’s Guide to Ravenloft (que inclusive já está em pré-venda, com pagamento apenas quando o livro for lançado) permitirá que você explore os domínios sombrios de Ravenloft. Contado a partir da perspectiva de Rudolph Van Richten, um dos maiores caçadores de vampiros da história de Dungeons & Dragons, o livro de 256 páginas apresentará os Domínios do Pavor, suas histórias, suas personalidades e seus ganchos para aventuras. Além dos domínios clássicos, o livro contará com novos domínios. Ao todo, teremos mais de 30 domínios (e consequentemente, mais de 30 lordes sombrios).

Além das histórias sobre os domínios, o livro terá um bestiário contendo as criaturas horripilantes que habitam o plano. E você não tardará a usar estes monstros, já que o livro contém uma aventura – que, inclusive, pode ser usada fora de Ravenloft. The House of Lament terá cerca de 20 páginas – o nível da aventura não foi divulgado.

E caso você deseje criar seu próprio cenário de campanha gótico, o livro também te proverá suporte: ele contará com regras opcionais para você dar cor ao cenário e dicas para narrar uma campanha com esta ambientação.

E se você quiser dar seu toque pessoal em Ravenloft, o livro contará com regras para você criar seu próprio domínio!

Van Richten's Guide
Na época do Advanced Dungeons & Dragons, a TSR lançou diversos guias de Van Richten acerca dos monstros de Ravenloft. Essa é uma coletânea bastante querida pelos fãs de Ravenloft.

Mas o livro não se limitará apenas aos mestres: você encontrará novas linhagens relacionadas com megeras (hags), mortos-vivos e vampiros (linhagens estas que já haviam sido reveladas na última Unearthed Arcana, cuja tradução você encontra neste link). Portanto, se você gostou destas linhagens e pretendia usá-las em uma campanha oficial, se prepare!

O livro apresentará novas opções de personalização, como por exemplo, o antecedente Investigador, dois novos arquétipos (o Colégio dos Espíritos, para o Bardo, e o patrono Morto-Vivo, para o Bruxo), novas bugigangas (trinkets) e as famigeradas Dádivas Sombrias (Dark Gifts), poderes concedidos pelos poderes sombrios que habitam aquelas terras. Ao mesmo tempo em que podem ser recursos valiosos para os personagens, eles também podem se virar contra seu portador, se tornando uma face de dois gumes.

Van Richten's Guide to Ravenloft
A capa alternativa de Van Richten’s Guide to Ravenloft!

Mas Ravenloft já não recebeu uma adaptação para D&D 5ª Edição?

Não e sim. Mas calma que nós explicaremos.

De fato, a aventura Curse of Strahd (cuja versão em português já foi publicada, inclusive) se passa em Ravenloft. Todavia, o Vale da Baróvia (região onde a aventura ocorre) é apenas um dos diversos domínios que compõem o plano de Ravenloft. Fazendo uma simples analogia, a Baróvia é São Paulo, enquanto o plano de Ravenloft é o Brasil.

Portanto, Curse of Strahd continua sendo um guia indispensável para o reino da Baróvia (e nem vamos citar que a aventura é um dos melhores materiais já publicados para D&D 5ª Edição). A intenção de Van Richeten’s Guide to Ravenloft é englobar todos os demais domínios do plano. Você pode, inclusive, adaptar Curse of Strahd para permitir que os personagens explorem os demais Domínios do Pavor.

O que é esse tal de Ravenloft?

Ravenloft é um cenário de campanha (local onde as aventuras se passam) de horror gótico. Embora tenha surgido como uma aventura em 1983, não demorou muito para que a TSR transformasse Ravenloft em um cenário de campanha, usando o mesmo nome da aventura que lhe serviu de base para a criação. Aqui, você encontrará histórias aterrorizadoras, monstros clássicos (como lobisomens, mortos-vivos e vampiros) e poderes tentadores.

Ravenloft é constituído de diversos domínios, pedaços de terra atraídos para Ravenloft com a intervenção dos poderes sombrios de Ravenloft (uma cabala formada por entidades indescritíveis e de propósitos desconhecidos). Às vezes, novas terras são atraídas para Ravenloft naturalmente, sem qualquer intervenção dos poderes que regem Ravenloft.

Cada domínio possui o seu próprio Lorde Sombrio – Strahd, por exemplo, é o Lorde Sombrio da Baróvia. Estes lordes são impedidos pelos poderes sombrios de saírem dos domínios que regem. Desta forma, tais poderes aprisionam e carcerem. Através das brumas cinzentas, estes poderes atraem e capturam aventureiros, heróis e vilões para suas terras.

Ficha Técnica

Livro: Van Richten’s Guide to Ravenloft
Idioma: Inglês
Capa: Capa dura
Nº de páginas: 256
Data de lançamento: 18 de maio de 2021
Preço sugerido: US$ 49,99/R$ 283,33
Onde adquirir: Amazon Brasil (com frete grátis e parcelamento), Amazon (edição física); D&D Beyond, Fantasy Grounds e Roll20 (edição digital).

Publicações mais recentes

Homeworld Revelations

Homeworld: RPG do jogo eletrônico está em pré-venda!

O mundo de Homeworld chega aos RPGs de mesa através do RPG oficial da franquia, que será publicado pela Modiphius!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s