Ravenloft retorna à Quinta Edição – e mais colorido do que nunca!
Nós normalmente tentamos publicar uma notícia acerca de um lançamento no mesmo dia que o livro é lançado. Mas as notícias publicadas em veículos de mídia acerca de Van Richten’s Guide to Ravenloft eram tão exageradas (ao ponto de dizerem que este é o melhor livro da edição) que decidimos esperar o lançamento do livro para falar acerca dele.
P.S: Infelizmente, a Wizards of the Coast mudou sua política de divulgação de informações. Em vez de disponibilizá-las “em aberto”, a empresa divulga informações sobre lançamentos através de uma coletiva de imprensa, restrita a apenas alguns veículos de imprensa internacionais. Portanto, outros blogs e sites de RPG ficam reféns das informações publicadas por estes veículos.

Mudanças editoriais
Diferente de Curse of Strahd (ou A Maldição em Strahd, na edição em português), os autores fazem diversos alertas para possíveis gatilhos de fobias ou conteúdos inapropriados ao longo do livro – e ao mesmo tempo, o livro pede certo esforço por parte dos jogadores para comprar a narrativa que o cenário propõe. Outra mudança importante em Van Richten’s Guide to Ravenloft é perceptível nas ilustrações que ditam o tom do livro. Enquanto que Curse of Strahd e demais livros de Ravenloft adotam tons escuros em suas ilustrações (uma alusão ao tom gótico do cenário), as ilustrações de Van Richten’s Guide to Ravenloft possuem cores vibrantes. Além disso, foi realizada uma reimaginação artística de vários Lordes Sombrios.

Outra mudança estética ocorreram nos mapas: os mapas da aventura presente no livro (The House of Lament) continua a ser confeccionado por Dyson Logos, mas os mapas dos domínios foram ilustrados por Francesca Baerald, Jared Blando e Mike Schley. E acredite: os mapas estão incríveis (embora a caligrafia usada em alguns deles atrapalhe a leitura).
Normalmente, estes detalhes não são relevantes em um preview, mas se tratando de Ravenloft e todo o seu legado, é importante mencionar essas mudanças.

Opções de customização
Van Richten’s Guide to Ravenloft adiciona novas opções de customização:
- Três novas linhagens: Dhampir, Hexblood e Reborn (todas elas disponíveis na Unearthed Arcana Linhagens Góticas, disponível em português neste link);
- Dois novos arquétipos: Bardo, Colégio dos Espíritos e Bruxo: O Morto-Vivo, ambos disponíveis na Unearthed Arcana Arquétipos, Parte 4, disponível em português neste link);
- Dois “novos “antecedentes: O Assombrado (disponível no apêndice de Curse of Strahd) e o Investigador. Há também uma nova opção de customização de antecedentes.
A Wizards of the Coast decidiu adotar como oficial às regras de customização de linhagens presente em Tasha’s Cauldron of Everything. As novas raças não apresentam aumento no valor de atributo ou idiomas fixos: em vez disso, o livro lhe permite customizar tais traços. Seu personagem Dampiro, por exemplo, conhecerá os idiomas Comum e qualquer outro idioma de sua escolha.
Além destas opções de personalização, o livro apresenta regras para os famigerados Poderes Sombrios de Ravenloft, que oferecem alguns benefícios singelos, mas com contrapartidas que surgem sempre que você obtém um resultado 1 no d20.
Os sidekicks apresentados no Essentials Kit de D&D estão de volta em Van Richten’s Guide to Ravenloft, embora reformulados. Agora chamados de sobreviventes, estes personagens possuem mecânicas próprias e foram criados para que os personagens os controlem. Dessa forma, você, DM, pode fugir do poder estonteante de um personagem tradicional de D&D e fazer com que os jogadores interpretem personagens em sua campanha cujo poder é miserável. Eles são ideias para campanhas curtas ou mais “pé no chão”.
Ao todo, há quatro “classes” de sobreviventes, com 8 talentos para customizá-los.
Os Domínios
O cenário de Ravenloft é composto por diversos domínios que flutuam sobre as brumas, cada um deles com características que os tornam únicos. E grande parte do livro é dedicado a eles.
Ao todo, Van Richten’s Guide to Ravenloft apresenta 17 domínios com detalhes, além de citar outros 22 domínios de forma breve (o que totaliza 39 domínios). Os domínios detalhados possuem descrições de seus maiores assentamentos, detalhes sobre seus lordes sombrios, características gerais, conhecimentos populares e tabelas para que você gere suas próprias aventuras no domínio. Infelizmente, não há mapas para todos os domínios. Cada domínio possui cerca de 3 páginas dedicadas a ele.
A Wizards of the Coast mesclou domínios clássicos com novos domínios na tentativa de agradar todos os públicos. Mas se você não gostar dos domínios apresentados no livro, Van Richten’s Guide to Ravenloft apresenta um guia para que você crie seu próprio domínio – e claro, seu lorde sombrio.
O livro também destrincha o tema horror, apresentando explicações detalhadas sobre cada um dos subtemas que você pode usar como principal característica de seu domínio. Este guia também apresenta sugestões de criaturas e vilões para habitá-lo, locais de aventura e ganchos de campanha.

Novas regras
Van Richten’s Guide to Ravenloft insere novas regras e reformula algumas destas presentes no Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre. Fonte de Medo é uma das regras opcionais sugeridas no livro: os personagens devem escolher duas fontes de medo em uma tabela, e sempre que os personagens adotarem práticas que suprimam estes medos (como por exemplo, quebrar todos os espelhos que encontrar por ter medo de reflexos), eles podem receber uma Inspiração como recompensa pelo ato.
Estresse também é uma nova mecânica sugerida no livro: quando determinados eventos acontecem (por exemplo, ao ficar mais de 24 horas sem dormir), o personagem recebe uma penalidade de -1 (que pode acumular com outras penalidades). Essas penalidades se aplicam a quaisquer testes de atributo, salvaguardas e jogadas de ataque).
Últimos detalhes
Por fim, as páginas finais de Van Richten’s Guide to Ravenloft apresentam a aventura The House of Lament. Com mais de 20 páginas, a aventura foi desenvolvida para personagens de 1º nível: ao final dela, é esperado que eles alcancem o 3º nível. Há também um bestiário, contendo mais de 30 criaturas e um guia para você adaptar qualquer criatura para Ravenloft.
Ficha Técnica
Livro: Van Richten’s Guide to Ravenloft
Idioma: Inglês
Capa: Capa dura
Nº de páginas: 256
Data de lançamento: 18 de maio de 2021
Preço sugerido: US$ 49,99/R$ 243,84
Onde adquirir: Amazon Brasil (com frete grátis e parcelamento), Amazon (edição física); D&D Beyond, Fantasy Grounds e Roll20 (edição digital).
Publicações mais recentes
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!
Cartapácio de Monstros: bestiário old-school está em financiamento coletivo!
Adicione novas criaturas Old-School com Cartapácio de Monstros, novo bestiário brasileiro!
Agon: edição em português do RPG baseado nas lendas da antiguidade está em financiamento coletivo!
Se aventura em ilhas diversas em desafios inspirados em contos da antiguidade em Agon RPG, agora em financiamento coletivo!
Dragões da Ilha da Tempestade: novo Kit Introdutório para D&D é lançado!
Explore a Ilha da Tempestade em Dragões da Ilha da Tempestade, novo conjunto introdutório para Dungeons & Dragons!
Rune: edição BR de RPG indie inspirado em jogos souls-like está em financiamento coletivo!
Aventure-se sozinho através de um universo similar a Dark Souls em Rune RPG, disponível em financiamento coletivo!