Vertices Monte Cook Games

Vertices: livro com ambientes de aventuras para Numenera RPG está em pré-venda!

Publicado por

Os envios estão previstos para o final de julho!

Criar locais de aventura para Numenera é tanto interessante quanto complexo: dada a natureza de fantasia (razoavelmente) futurista do Nono Mundo, pode soar difícil criar aventuras intrigantes. Mas Vertices, o mais novo livro para o RPG da Monte Cook Games, irá te ajudar nesta tarefa!

Vertices Numenera
A capa de Vertices

Vertices apresenta oito locais de aventuras para Numenera RPG, o RPG que mescla fantasia e ficção científica – uma mistura bastante única. Essa combinação transforma os locais de exploração em masmorras únicas: labirintos de aço, uma ilha flutuante com uma dezena de pilares (como você pode conferir na imagem abaixo), uma formação geológica que mais se assemelha a uma mão com mais de uma dezena de garras ou uma caixa toráxica de proporções gigantescas que está atada ao chão.

Numenera Campaign Settings
Os pilares se assemelham com infraestruturas de rede.

Todavia, estes locais são exóticos por outros motivos: tais ambientes também são vértices: zonas onde criaturas do mundo físico podem transcrever-se para o datasphere, uma rede de informações criada pelos anciões (bastante similar ao que hoje conhecemos como internet, mas bastante aprimorada). As criaturas do datasphere também podem fazer download e, desta forma, terem uma representação no mundo físico. O datasphere é melhor explicado no suplemento Voices of the Datasphere (mas você não precisa dele para usufruir dos conteúdos de Vertice).

Mas o livro de 96 páginas não se limita a apenas apresentar novos locais de exploração. Você ainda encontrará novos cyphers (artefatos do mundo de Numenera) e tesouros, duas dúzias de novas criaturas ou NPCs (incluindo três deuses do datasphere) e um gerador de assentamentos com milhares de opções possíveis (inclusive, parte desse gerador está disponível no preview gratuito de Vertices).

Ficha Técnica

Livro: Numenera: Vertices
Idioma: Inglês
Capa: Capa comum
Nº de páginas: 96
Data de lançamento: julho de 2021
Preço sugerido: US$ 29,99 (edição física) / US$ 11,99 (edição digital)
Onde adquirir: Monte Cook Games (edição física e digital)

O que é Numenera

Numenera é um RPG da Monte Cook Games (ou MCG), criada pelo lendário design Monte Cook. Neste cenário futurista, oito eras se passaram, com cada uma delas se estendendo por milênios. A nona era (ou Nono Mundo) vive acima dos vestígios das oito épocas anteriores – e grande parte do jogo se baseia em descobrir as maravilhas alienígenas deixadas por nossos antepassados (o citado datasphere é uma destas maravilhas). A estes artefatos, é dado o nome de Cypher: um simples garfo pode ser um cypher da Segunda Era, cuja funcionalidade as pessoas do Nono Mundo desconhecem.

Numenera usa dados de 20 faces (ou d20s) para a resolução de tarefas, mas seu uso é bastante diferente do que é apresentado em Dungeons & Dragons. Cada tarefa possui dificuldades que variam entre 0 (absolutamente trivial) e 10 (beira o impossível). Você deve multiplicar a dificuldade por 3 para definir um número alvo – portanto, uma tarefa de dificuldade 5 terá 15 como o número-alvo. Além disso, suas perícias podem diminuir a dificuldade da tarefa: ser treinado reduz a dificuldade em 1, enquanto ser especializado reduz a dificuldade em 2. Recursos e outros auxílios (como empregar esforço na tarefa) podem reduzir ainda mais a dificuldade.

Sabendo do número-alvo, basta você rolar 1d20: você é bem sucedido se obter um resultado igual ou maior que o número-alvo. O mesmo acontece em um combate: o nível do combatente definirá sua dificuldade, e portanto, o número-alvo que deve ser atingido quando um personagem o ataca.

Por último, mas não menos importante, uma das grandes características de Numenera é o uso dos dados: o Mestre raramente rolará dados. Caso um personagem seja atacado, é o jogador quem faz um teste de Defesa – e não o atacante.

Publicações mais recentes

Pathfinder Infinite

Paizo anuncia Pathfinder e Starfinder Infinite, programa de conteúdos comunitários!

Com os programas Pathfinder e Starfinder Infinite, você poderá usar algumas das artes de Starfinder e Pathfinder em seus materiais – e ainda tirar uma grana com isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s