O cenário de campanha está em financiamento coletivo no Kickstarter!

Dying Earth é um dos mundos de fantasia mais consagrados da literatura. E agora você poderá transportar este universo para suas sessões de DCC RPG!

A Goodman Games (desenvolvedora do DCC RPG) está com um financiamento coletivo para transformar este grande projeto em realidade – financiamento este que teve a meta inicial batida em poucas horas.

Dying Earth é uma série literária criada por Jack Vance durante os anos de 1950 e 1984. Ao todo, quatro livros foram lançados: The Dying Earth, The Eyes of the Overworld, Cugel’s Saga e Rhialto the Marvellous. Ela apresenta um cenário futurista onde a energia do sol está se esvaindo e a lua desapareceu. O planeta Terra se tornou um local gélido e a civilização está prestes a ruir. E como se isso já não bastasse, energia mágica agora permeia o mundo, trazendo consigo diversas criaturas terríveis. Outros mundos coexistem com a Terra, sendo possível adentrá-los através de magia ou artefatos – e alguns são tão tenebrosos quanto o nosso planeta no futuro.

Dying Earth DCC RPG
A ilustração da caixa de Dying Earth!

O financiamento coletivo

Este financiamento coletivo visa lançar a adaptação de Dying Earth para DCC RPG. A adaptação virá através de uma caixa (boxed set) contendo três livros, além de acessórios adicionais. São eles:

  • Player’s Libram: Este livro apresenta informações básicas sobre o mundo de Dying Earth e todas as regras necessárias para criar personagens baseados neste mundo (o que inclui quatro novas classes para DCC RPG);
  • The Primer of Practical Magic: Este suplemento apresenta os eventos que culminaram no surgimento da magia no mundo. Se tratando de termos mecânicos, o livro apresenta novas regras para criar magias, além de 36 novos feitiços, 14 novas maldições e outros efeitos mágicos;
  • The Intimate Anatomy of Several Creatures and Personages of the Twenty-first Aeon: Por fim, o terceiro livro apresenta novas criaturas, patronos e instrumentos mágicos para DCC RPG;
  • Um mapa.
Dying Earth Boxed Set
A caixa de Dying Earth com os três livros.

Adicionalmente, você poderá obter seis módulos criados para Dying Earth. Os módulos são progressivos em níveis: o primeiro foi desenvolvido para personagens de nível 0, enquanto o sexto e último é apresentado para personagens de 5º nível. Infelizmente, DCC Dying Earth não é um produto stand-alone: você precisa do livro básico de DCC RPG para usufruir dos conteúdos da caixa em sua totalidade. Os envios estão previstos para setembro de 2022.

Você pode apoiar o projeto no Kickstarter:

Falando em livro básico, é esperado que a edição em português de DCC RPG volte a ser publicada a partir de agosto de 2021. A Sagen Editora (em parceria com a Mundo Galápagos) serão as editoras responsáveis pela publicação.

O que é esse tal de DCC?

DCC (ou Dungeon Crawl Classics) é um RPG lançado em 2012 e um dos precursores do movimento Old-School Renaissance (também conhecido como Old School Revival, ou simplesmente OSR). Assim como o movimento no qual faz parte, DCC RPG tenta emular muitas das boas práticas usadas nas primeiras edições de Dungeons & Dragons (cujo núcleo de regras era enxuto, deixando ao cargo do Mestre tomar as decisões quando as regras não lhe ofereciam suporte – as regras surgem apenas quando ela é, de fato, essencial). Isso não quer dizer que o jogo seja ultrapassado: os jogos da escola OSR introduzem, na medida do possível, as boas filosofias dos RPGs mais modernos.

Uma das principais diferenças de DCC RPG para outros jogos da escola OSR (e que o torna único) é o conjunto de dados usados no jogo: os dados de DCC vão do d3 (dado de três faces) ao d30 (dado de trinta faces). Além disso, por ser o carro-chefe da Goodman Games, o jogo recebe suporte contínuo da editora: ao todo, mais de 80 módulos foram lançados pela editora e diversos cenários consagrados (como Lankhmar) receberam adaptações para o jogo.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!