FC Cordel do Reino do Sol Encantado

Cordel do Reino do Sol Encantado: RPG situado no Nordeste fantástico está em financiamento coletivo!

Publicado por

O jogo de Pedro Borges atingiu quase 600% da meta básica!

Ariano Suassuna, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa são alguns dos principais autores nacionais, todos eles com reconhecidas obras retratando parte do Nordeste brasileiro. E estas obras serviram de inspiração para Cordel do Reino do Sol Encantado, novo RPG nacional e que está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!

Cordel do Reino do Sol Encantado apresenta um mapa do sertão nordestino no início do século XX. Ambientado poucos anos após a proclamação da república, a extensa região se transformou em diversos pequenos burgos, regidos pelos poderosos coronéis do sertão. Os jogadores darão vida a beatos, jagunços, padres, cangaceiros e outros personagens característicos da região – ao todo, há 28 classes dentro do jogo. Eles serão os responsáveis por levar a sua comunidade (seja ela uma fazenda, um pequeno povoado ou até mesmo um bando) a uma nova era. Mas, para isso, muitos conflitos serão necessários, sejam eles bélicos ou políticos.

Financiamento Coletivo Cordel do Reino do Sol Encantado
Capa de Cordel do Reino do Sol Encantado

Pensado para ser uma experiência abrangente (o que inclui o uso em sala de aula), Cordel do Reino do Sol Encantado utiliza apenas dados de seis faces (mais conhecidos como d6). Para cada um dos seis atributos (que se assemelham com os atributos de Dungeons & Dragons, mas com alcunhas nordestinas – como Ligeireza para Destreza e Esperteza para Sabedoria), é atributo um valor que pode variar entre 1 e 6 – na criação de seu personagem, um atributo pode chegar a até 3 pontos. Quando um teste lhe for exigido, você deverá rolar um número de dados igual ao valor do atributo – resultados 4, 5 e 6 são sucessos. O jogo também possui a mecânica de “estourar dados”: ao obter um 6, você mantém este resultado (portanto, um sucesso) e deve rolar um d6 adicional.

Para saber se você foi bem sucedido, subtraia da quantidade de sucessos obtidos o número de penalidades do teste. Se após este processo, você ainda possuir sucessos, você foi bem-sucedido na tarefa.

Valor de produção

Cordel do Reino do Sol Encantado é um produto muito diferente dos habituais RPGs que são publicados no Brasil. O RPG é composto por seis cordéis, cada um deles contendo 32 páginas. Cada um destes apresenta um aspecto do jogo – o cordel O Povo do Sertão do Tempo de Então apresenta as quatorze classes do jogo, enquanto O Reino do Cangaço Forjado a Bala e Aço apresenta os cenários de sete estados brasileiros, além de regras para comunidades.

Todos os seis cordéis de Cordel do Reino do Sol Encantado.

Pelo nome dos cordéis, você pode reparar que rimas são feitas o tempo todo. E isso também ocorre nas regras: elas são contadas através de oitavas (estrofes de oito versos) irreverentes e construídas de forma que você possa lê-las da forma convencional ou de trás para frente – da forma invertida, você irá lê-las de forma mais objetiva. E se você prefere livros físicos (como é o nosso caso), você poderá realizar um apoio que compila os seis cordéis em um único livro físico.

Abaixo, você pode obter a versão digital de um mini cordel, disponível gratuitamente na plataforma Dungeonist.

O Financiamento Coletivo

O financiamento coletivo de criação de Pedro Borges (criador do Crônicas RPG) visa arrecadar fundos para a impressão dos seis cordéis. Ainda, metas adicionais visam a publicação de novas aventuras e cordéis, além do já citado livro físico.

Tais cordéis estarão disponíveis tanto em versão física, como digital (sendo que, no segundo caso, os arquivos digitais estarão disponíveis tão logo o financiamento acabe). Até o momento da publicação, o jogo atingiu mais de 600% da meta básica, o que garante aos apoiadores inúmeros conteúdos adicionais.

Você pode apoiar o projeto na plataforma Catarse.

Publicações mais recentes

Strixhaven: A Curriculum of Chaos Preview

D&D Live 2021: mais informações de Strixhaven e The Wild Beyond the Witchlight são reveladas!

Conheça mais sobre dois dos próximos títulos de Dungeons & Dragons: The Wild Beyond the Witchlight e Strihaven: A Curriculum of Chaos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s