O RPG chegará às lojas no final de 2021!

O jogo de exploração espacial Homeworld permite, através de sua mecânica de RTS (Real-Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real), que os jogadores explorem uma galáxia limitada, mas rica. E agora, sua imaginação pode ser seu único limite com o RPG baseado na franquia, que será publicado pela Modiphius Entertainment e lançado no próximo verão (entre dezembro de 2021 e março de 2022)!

Homeworld RPG
A capa de Homeworld: Revelations

O RPG de ficção espacial permitirá que os jogadores adotem o papel de tripulantes espaciais e abordará toda a história por trás das facções do jogo – dos Kadeshi até os Taiidan. Para isso, a Modiphius contou com a colaboração de Martin Cirulis, um dos autores do primeiro jogo, para expandir a história das facções e do próprio universo de Homeworld. Assim, você será capaz de descobrir novos contos sobre os moradores da galáxia, revisitar locais presentes nos jogos e até mesmo explorar os eventos que ocorreram durante o Grande Exílio.

Além disso, artistas que trabalharam para o jogo foram contratados para “emprestarem” seus talentos ao RPG.

Homeworld Art
A arte de Homeworld RPG contará com vários autores que trabalharam nos jogos da franquia.

O livro detalhará todos os eventos que ocorreram durante os jogos Homeworld 1, Homeworld 2, Homeworld Cataclysm e Deserts of Kharak, sendo um prato cheio para os fãs da franquia. Além disso, o mundo desértico de Kharak terá grande foco no livro, concentrando-se nas cidades e sociedades que se estabeleceram ali. A história de outros povos (como os Kushan e suas grandes famílias – como os Naabal e os Soban – e os Kadeshi) e suas tecnologias também contarão com algum destaque no livro. E independente da era escolhida por você para povoar seu jogo, o livro básico de Homeworld Revelations lhe proverá o suporte adequado.

Um dos grandes atrativos de Homeworld são as voluptuosas espaçonaves. E elas estarão presentes em Homeworld RPG. Além disso, você poderá usá-las em batalhas, já que o RPG apresentará regras para o combate espacial – esteja você a bordo de uma simples fragata ou na famigerada banana, nave-mãe dos Kushan.

O livro básico de Homeworld terá 300 páginas e capa-dura, com tamanho royal (23 centímetros de comprimento por 15 centímetros de largura). Por ora, além do livro básico, a editora inglesa também irá lançar um Escudo do Mestre. Você já pode adquirir o RPG durante a pré-venda.

Kushan Mothership
A nave-mãe Kushan. Arte in-game – essa não é a arte presente no livro.

O sistema

Por ser um jogo da Modiphius, Homeworld usará o sistema 2d20 – um sistema autoral da editora – como seu núcleo de regras. Neste sistema, você deverá rolar dois dados de vinte lados (2d20, e é daí que vem o nome do sistema) para a resolução de conflitos.

Diferentemente da grande maioria dos sistemas, no núcleo 2d20 você deve obter resultados inferiores ao número-alvo (NA), normalmente determinado pela soma da perícia exigida com o atributo relacionado a ela. Se você está tentando passar desapercebido por um recinto, por exemplo, você deve somar o valor da perícia Furtividade com o valor do atributo relacionado a ela (neste caso, Agilidade). Com o resultado em mãos, basta jogar 2d20 e torcer para obter resultados inferiores ao número-alvo.

Alguns testes podem exigir que você obtenha mais de um sucesso, dificultando a vida dos personagens. Todavia, todos os jogos que utilizam esse sistema possuem mecânicas que possibilitam rolar mais de dois dados, ou obter mais do que um sucesso em uma única rolagem de dado. Conan, por exemplo, possuí uma mecânica de foco: ao rolar o dado e obter um valor menor do que seu valor de foco, você obtém dois sucessos em vez de apenas um.

Infelizmente, nós não sabemos quais são as novas interações do sistema 2d20 em Homeworld, uma vez que a editora privou o quickstart (um guia com as principais regras do sistema, permitindo embarcar no RPG tão rápido quanto possível) apenas para quem obter o RPG durante a pré-venda. Mas a Modiphius deixou claro que reprojetou o sistema 2d20 do zero para o vindouro título.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!