Réquiem Reinos de Ferro

Réquiem: Reinos de Ferro para D&D 5ª edição será publicado em português!

Publicado por

A Jambô Editora será a responsável pela publicação, prevista para o 1º semestre de 2022!

No início de 2021, a Privateer Press deu início ao financiamento coletivo de Requiem, uma atualização de Reinos de Ferro RPG (ou Iron Kingdoms RPG), cenário de fantasia a vapor, que mistura magia e tecnologia. O financiamento foi bem-sucedido, arrecadando seis vezes mais do que o necessário para a produção dos livros contemplados pelo financiamento.

Essa atualização avançou o metaplot do cenário, além de introduzir a quinta edição de Dungeons & Dragons (limitado ao que está contido na SRD – System Reference Document) como seu sistema oficial. E essa atualização será publicada em português!

A edição em português será publicada pela Jambô Editora, mesma editora que publicou a primeira edição do jogo, lançada em 2004 e que usava o sistema d20. Segundo a editora de Porto Alegre, o Livro Básico em português será lançado no primeiro semestre de 2022. Não há previsão de quando a editora lançará os livros Monsternomicon (bestiário) e Legend of the Witchfire (aventura para personagens de níveis 1 a 4), outros dois livros contemplados no financiamento coletivo da Privateer Press.

Iron Kingdoms em português
A capa de Requiem, nova edição de Reinos de Ferro.

O que há de novo?

Requiem é bastante similar a qualquer cenário de campanha já publicado oficialmente para a quinta edição de Dungeons & Dragons (como Eberron ou Ravenloft, por exemplo). Nele, você encontrará uma extensiva gazeta que explicará todos os eventos anteriores do cenário, além de apresentar o estado atual do mundo e as nações que compõem a região oeste de Immorem.

Mas a grande diferença entre Requiem e outros cenários oficiais de Dungeons & Dragons diz respeito às mecânicas de jogo. Além de apresentar inúmeras raças diversas para a quinta edição (como novas origens para elfos e trolls), Requiem introduz novas classes, como por exemplo, alquimistas, mecânicos e pistoleiros arcanos (por ora, a única classe que foi lançada após os livros básicos de D&D 5ª Edição foi o Artífice, presente em Eberron: Rising from the Last War e Tasha’s Cauldron of Everything); novos arquétipos, magias e talentos; regras para inúmeras tecnologias arcanas do cenário e orientações sobre como usar os mecas colossais de Reinos de Ferro em batalha.

Reinos de Ferro PT-BR
Reinos de Ferro mistura de forma magistral a alta fantasia com tecnologia steampunk.

Sobre a 5ª edição de Dungeons & Dragons

D&D 5ª Edição é, atualmente, a linha de RPG mais bem sucedida da história. Segundo estimativas, os números obtidos pela edição publicada em 2014 supera as vendas das quatro edições anteriormente publicadas, juntas.

A quinta edição de Dungeons & Dragons retorna às origens, reunindo a simplicidade das edições anteriores com a customização dos RPGs modernos. As três principais jogadas de dado do sistema (sendo elas a jogada de ataque, o teste de atributo e o teste de salvaguarda) são baseadas em uma rolagem de 1d20 (um dado de vinte faces): role o d20, adicione a proficiência (se aplicável) e seu modificador de atributo. Caso o seu resultado seja igual ou superior à CD (Classe de Dificuldade) ou CA (Classe de Armadura, para ataques), você obteve sucesso.
Uma das grandes inovações do sistema é a adição de vantagens e desvantagens, também conhecidos como dado positivo e dado negativo em outros RPGs modernos: quando um dos dois casos se aplicarem, role 2d20 – se você possuir vantagem na jogada, você mantém o maior valor obtido no dado; se tiver desvantagem, seu resultado será igual ao dado de menor valor.

Publicações mais recentes

Raças Abolidas em Dungeons & Dragons

D&D: Wizards of the Coast pretende extinguir o termo “raça”!

O termo “raça” está prestes a ser abolido de Dungeons & Dragons!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s