Réquiem Reinos de Ferro

Réquiem: Reinos de Ferro para D&D 5ª edição será publicado em português!

Publicado por

A Jambô Editora será a responsável pela publicação, prevista para o 1º semestre de 2022!

No início de 2021, a Privateer Press deu início ao financiamento coletivo de Requiem, uma atualização de Reinos de Ferro RPG (ou Iron Kingdoms RPG), cenário de fantasia a vapor, que mistura magia e tecnologia. O financiamento foi bem-sucedido, arrecadando seis vezes mais do que o necessário para a produção dos livros contemplados pelo financiamento.

Essa atualização avançou o metaplot do cenário, além de introduzir a quinta edição de Dungeons & Dragons (limitado ao que está contido na SRD – System Reference Document) como seu sistema oficial. E essa atualização será publicada em português!

A edição em português será publicada pela Jambô Editora, mesma editora que publicou a primeira edição do jogo, lançada em 2004 e que usava o sistema d20. Segundo a editora de Porto Alegre, o Livro Básico em português será lançado no primeiro semestre de 2022. Não há previsão de quando a editora lançará os livros Monsternomicon (bestiário) e Legend of the Witchfire (aventura para personagens de níveis 1 a 4), outros dois livros contemplados no financiamento coletivo da Privateer Press.

Iron Kingdoms em português
A capa de Requiem, nova edição de Reinos de Ferro.

O que há de novo?

Requiem é bastante similar a qualquer cenário de campanha já publicado oficialmente para a quinta edição de Dungeons & Dragons (como Eberron ou Ravenloft, por exemplo). Nele, você encontrará uma extensiva gazeta que explicará todos os eventos anteriores do cenário, além de apresentar o estado atual do mundo e as nações que compõem a região oeste de Immorem.

Mas a grande diferença entre Requiem e outros cenários oficiais de Dungeons & Dragons diz respeito às mecânicas de jogo. Além de apresentar inúmeras raças diversas para a quinta edição (como novas origens para elfos e trolls), Requiem introduz novas classes, como por exemplo, alquimistas, mecânicos e pistoleiros arcanos (por ora, a única classe que foi lançada após os livros básicos de D&D 5ª Edição foi o Artífice, presente em Eberron: Rising from the Last War e Tasha’s Cauldron of Everything); novos arquétipos, magias e talentos; regras para inúmeras tecnologias arcanas do cenário e orientações sobre como usar os mecas colossais de Reinos de Ferro em batalha.

Reinos de Ferro PT-BR
Reinos de Ferro mistura de forma magistral a alta fantasia com tecnologia steampunk.

Sobre a 5ª edição de Dungeons & Dragons

D&D 5ª Edição é, atualmente, a linha de RPG mais bem sucedida da história. Segundo estimativas, os números obtidos pela edição publicada em 2014 supera as vendas das quatro edições anteriormente publicadas, juntas.

A quinta edição de Dungeons & Dragons retorna às origens, reunindo a simplicidade das edições anteriores com a customização dos RPGs modernos. As três principais jogadas de dado do sistema (sendo elas a jogada de ataque, o teste de atributo e o teste de salvaguarda) são baseadas em uma rolagem de 1d20 (um dado de vinte faces): role o d20, adicione a proficiência (se aplicável) e seu modificador de atributo. Caso o seu resultado seja igual ou superior à CD (Classe de Dificuldade) ou CA (Classe de Armadura, para ataques), você obteve sucesso.
Uma das grandes inovações do sistema é a adição de vantagens e desvantagens, também conhecidos como dado positivo e dado negativo em outros RPGs modernos: quando um dos dois casos se aplicarem, role 2d20 – se você possuir vantagem na jogada, você mantém o maior valor obtido no dado; se tiver desvantagem, seu resultado será igual ao dado de menor valor.

Publicações mais recentes

Vencedores Ennies 2021

Ennies 2021: conheça os vencedores do “Oscar” do RPG!

Confira os vencedores da principal premiação do RPG do mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s