Informações Iniciativa T20

Jambô Editora dá mais detalhes sobre a Iniciativa T20, a “DM’s Guild” de Tormenta!

Publicado por

Criadores de conteúdo poderão publicar materiais na plataforma – e receber por isso!

A Iniciativa T20 é a plataforma oficial de Tormenta RPG para que os fãs publiquem seus materiais diretamente na plataforma, podendo usar, inclusive, personagens e contos canônicos do cenário como referência. Mas principalmente: você poderá ganhar dinheiro vendendo seus materiais na ferramenta!

Na última semana, a Jambô Editora (editora que publica Tormenta RPG) anunciou maiores detalhes sobre a ferramenta de autopublicação!

O que é a Iniciativa T20?

Logotipo Iniciativa T20
O logotipo da Iniciativa T20!
Ela constará em todos os produtos da plataforma.

A Iniciativa T20 é uma ferramenta de autopublicação: ao entrar no site, você poderá fazer o upload de seu material (seja ele um conto ou uma história em quadrinhos; artes e mapas; ficha de monstros, aventuras ou seja lá o que deseja publicar) na plataforma e torná-lo disponível para outros fãs. A partir deste momento, você necessariamente terá que definir um valor para o material (em um primeiro momento, a plataforma não dará suporte a materiais gratuitos), cujo valor mínimo será de R$ 1,90. Deste valor, 60% dos royalties serão redirecionados para o autor do material, enquanto que os demais 40% ficarão para os autores de Tormenta RPG e a Jambô Editora. Para se ter uma ideia, a DM’s Guild (plataforma de autopublicação, mas para Dungeons & Dragons 5ª Edição) permite que o autor fique com apenas 50% dos royalties.

Há duas diferenças entre a Iniciativa T20 e outras plataformas de autopublicação (como o Dungeonist, o principal marketplace brasileiro):

  1. Você poderá publicar qualquer material usando as regras de Tormenta 20;
  2. Você poderá usar a propriedade intelectual de Tormenta em seus materiais (portanto, você pode inserir o Mestre Arsenal em sua megacampanha de 200 páginas).

Para ajudar novos autores a entenderem as regras da plataforma, a editora criou um Guia de Estilo, que contará com 20 orientações sobre como tornar o seu material mais condizente com o mundo de Arton e com a diagramação de Tormenta20 (o que inclui a fonte oficial de Tormenta20). Seguir estas orientações é primordial para quem almeja tornar seu material canônico (é importante lembrar que publicar seu material na Iniciativa T20 não o torna canônico no cenário – ele apenas está sendo disponibilizado na plataforma da editora). Todavia, os diretos sobre a publicação permanecerão com o autor.

Embora seja uma plataforma de autopublicação, a editora fará uma curadoria para aprovar a publicação de materiais. Guilherme Dei Svaldi, editor-chefe da Jambô Editora, informou que essa será uma curadoria simples, voltada apenas para detectar materiais que infrinjam os Termos & Condições da plataforma – materiais com discurso de ódio e nudez, por exemplo, serão excluídos da plataforma assim que detectados. As artes de Tormenta20 não poderão ser usados em seus materiais publicados.

Os pagamentos aos autores oriundos de royalties serão realizados semestralmente, independente do valor. O pagamento referente às vendas de janeiro a junho será realizado em agosto, enquanto que o pagamento referente às vendas do segundo semestre será realizado em fevereiro.

Onde encontro a Iniciativa T20?

A Iniciativa T20 será lançada dentro do site da Jambô Editora e está pronta, mas ainda não está disponível para o público geral. O único empecilho tem relação com a parte de royalties (a editora deseja que o autor possa ver o quanto arrecadou com determinado material a todo momento, sem a necessidade de solicitar um relatório ou enviar um e-mail solicitando tais informações). A editora comunicará quando a plataforma estiver disponível para todos.

Publicações mais recentes

Vencedores Ennies 2021

Ennies 2021: conheça os vencedores do “Oscar” do RPG!

Confira os vencedores da principal premiação do RPG do mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s