Este seria o segundo grande RPG OSR a ser publicado pela editora.

Infelizmente, um RPG da escola OSR (Old-School Renaissance ou Old-School Revival) há muito tempo desejado pelos fãs brasileiros deixará de ser publicado em português – ao menos por enquanto: a Sagen Editora comunicou seus seguidores que abriu mão da licença de Old-School Essentials.

Old-School Essentials é um dos principais jogos da famigerada escola OSR, que busca replicar as regras e metodologias aplicadas nas primeiras edições de Dungeons & Dragons. O resultado disso é um sistema com poucas regras e onde a figura do Mestre se transforma em juiz: com poucas regras para lhe dar suporte (o que pode ser bom ou ruim, a depende de seu ponto de vista), cabe a ele realizar arbitragens coerentes. Pode não parecer, mas sem um robusto núcleo de regras limitando os personagens e sem muitos recursos disponíveis, os jogadores frequentemente tomam cursos de ações mais criativos em comparação às mesmas situações em RPGs mais modernos.
Por seguirem metodologias semelhantes, muitos destes RPGs são compatíveis uns com os outros – além das edições que o inspiraram, como a clássica caixa B/X (Basic/Expert).

Old-School Essentials no Brasil
A caixa de Old-School Essentials, que conta com quatro livretos capa-dura.

O RPG foi publicado pelo estúdio alemão Necrotic Gnome em 2019 através de pequenos livros, que juntos, formavam um verdadeiro tomo recheado de monstros, magias, tesouros e claro: todas as regras necessárias para que você usufrua de todos estes conteúdos. Caso quisesse, você também poderia comprar todo o conjunto de regras em um único livro.
Uma de suas aventuras – Halls of the Blood King -, escrita pelo brasileiro Diogo Nogueira (autor de Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, Cosmic Blades & Solar Spells e tantos outros RPGs bem-sucedidos internacionalmente), ganhou dois prêmios no ENnies, o “Oscar dos RPGs”, vencendo nas categorias “Melhor Aventura” e “Melhor Cartografia”.

A Sagen Editora havia anunciado, no início de 2020, que iria publicar o RPG em português, oferecendo suporte completo à linha e com lançamentos previstos para o mesmo ano. Todavia, uma barreira quase invisível (literalmente) foi inserida entre a editora e a licença: a pandemia.

Com os problemas inseridos pelo vírus, o estúdio paulista se viu obrigado a priorizar as linhas já publicadas (como Tales from the Loopque, inclusive, está em promoção – e as Aventuras para a Quinta Edição – e elas também estão em promoção!). Todavia, ao que indica o comunicado do estúdio, uma nova editora já adquiriu os direitos para publicar os livros da linha Old-School Essentials em português, e a Sagen Editora não tem informações sobre quando ocorrerá o anúncio e as publicações.

Abaixo, você pode conferir o comunicado completo da Sagen Editora:

Visto que havíamos feito o anúncio sobre a futura publicação de Old-School Essentials no Brasil, e em respeito a todos os fãs e entusiastas do sistema, nós, da Sagen Editora, vimos atualizar a todos sobre o andamento desse projeto.
Tínhamos muitos planos para o OSE no Brasil. No início de 2020 havíamos preparado uma grade de lançamentos, porém quando a pandemia atingiu a todos nós, tivemos de rever a grade. Prevíamos que o OSE poderia ser publicado no início do primeiro semestre de 2021, o que não foi possível acontecer, mesmo com a tradução do livro de regras finalizada. Tendo em vista as incertezas e efeitos que a pandemia possa ter causado como um todo no mercado nacional e mundial, apesar da qualidade inquestionável da linha Old-School Essentials, vamos priorizar linhas já publicadas e que estão em fase avançada para a publicação, portanto, a Sagen Editora não terá mais este título em sua linha de produtos. No entanto, a boa notícia para os fãs, e ficamos muito felizes com isso, é que o OSE ainda poderá chegar ao Brasil através de outra editora, apenas não sabemos para quando está previsto o anúncio e previsão de publicação.
Fiquem atentos, boas notícias estão por vir.

Publicação da Sagen Editora em seu Facebook, ontem (20/11) às 10:20h.

A editora não forneceu maiores informações sobre a situação da licença de Vaesen – RPG nórdico da Free League Publishing.

De qualquer forma, você não precisa esperar até o lançamento da publicação para começar a jogar. Isso porque a Necrotic Gnome disponibilizou, de forma gratuita, as regras básicas do sistema!
No PDF de 56 páginas, você encontrará todas as regras para criar personagens (com algumas opções de customização, algo raro nestes casos), regras para combates, equipamentos e magias. Você pode fazer o download no botão abaixo:

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!