Dark Souls será o primeiro a ser publicado, e isso deve ocorrer no segundo trimestre de 2022!
A Steamforged Games é a principal editora de jogos analógicos do Reino Unido. E o estúdio mostra a sua força ao estabelecer parcerias com duas grandes franquias do setor de jogos eletrônicos: Dark Souls e Runescape!
Dark Souls RPG
Dark Souls é um jogo como nenhum outro: com elementos de RPG e ação, o jogo inovou ao apresentar mecânicas sólidas (e que variavam de acordo com os equipamentos utilizados pelo personagem) e uma experiência punitiva – chegando ao ponto de se tornar frustrante para boa parte da base de jogadores.
O jogo é tão inovador que uma categoria de jogos foi criada usando o seu nome: souls-like.

A editora inglesa anunciou que Dark Souls: The Roleplaying Game usará a quinta edição de Dungeons & Dragons como o seu núcleo de regras – o que é bastante intrigante: enquanto as regras da edição mais recente de D&D colocam o jogador em um pedestal, Dark Souls pega o pedestal e o arrebenta na cara do jogador. E depois faz ele caminhar pelos cacos de vidro espalhados pelo chão.
Outra questão curiosa tange a morte: em Dark Souls, isso acontece à rodo, e existe uma punição ao jogador quando isso acontece – ele precisará ir até o local onde ele morreu para recuperar as suas almas (recurso do jogo que é utilizado para comprar itens e evoluir o personagem). Já a base de fãs de Dungeons & Dragons não enxerga a morte de personagens como algo aceitável – é possível encontrar relatos na plataforma reddit onde mestres são vilipendiados por matar um ou mais personagens.
A função das almas em si também gera dúvidas: o design adotará mecânicas similares ao jogo digital?
Apesar das diversas questões que pairam no ar, a Steamforged Games informou que o RPG usará mecânicas inspiradas no video game, o que se converterá em novas classes de personagens e um novo sistema de magia. E claro: muitos monstros oriundos da grandiosa mitologia do jogo.
Você poderá explorar Lothric (palco do terceiro e último jogo da franquia e cenário base do RPG) a partir do segundo trimestre de 2022. A pré-venda do título começará no próximo mês, e você pode ser notificado acerca da publicação ao se inscrever na newsletter abaixo.
Runescape
A icônica franquia de MMORPG finalmente verá a luz do dia quando o assunto é jogos analógicos. A Steamforged Games produzirá um RPG de mesa (menção importante quando se trata de Runescape) e um jogo de tabuleiro baseado na rica história da franquia. Enquanto que o RPG será publicado diretamente (através de pré-venda e canais convencionais), o jogo de tabuleiro será publicado através de um financiamento coletivo.

Da mesma forma que Dark Souls, Runescape também será publicado usando a quinta edição de Dungeons & Dragons como o seu núcleo de regras. Infelizmente, a editora não publicou maiores informações sobre o título. Dado que o jogo possui mais de vinte anos de histórias, missões (quests) e personagens, é provável que grande parte do conteúdo seja voltado para a história de Gielinor.
Tanto o RPG quanto o jogo de tabuleiro serão publicados em 2022, sem data específica definida. Você pode se inscrever na newsletter exclusiva sobre a franquia para receber mais novidades acerca dos títulos.
Publicações mais recentes
CDR: novo RPG nacional está em financiamento coletivo no Catarse!
Conheça CDR RPG, jogo baseado no complexo prisional brasileiro!
Resumo Semanal – 24 de janeiro a 06 de fevereiro!
Confira as principais notícias da última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro em nosso Resumo Semanal!
Adventures in Cypher System: novo projeto da Monte Cook Games está em financiamento coletivo!
Conheça os dois novos cenários para o Cypher System com Adventures in Cypher System!
Pugmire: segunda edição está em financiamento coletivo!
A nova edição de Pugmire está em financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. Conheça mais sobre o jogo!
Fim da confusão: Wizards of the Coast desiste de atualizar a OGL!
Fim da polêmica: a Wizards of the Coast cancelou a atualização da OGL!
ORC: Paizo apresenta lista de editoras que apoiam a criação da licença!
Veja a lista de entidades que se mostraram favoráveis a criação da ORC: Open RPG Creative License!