Este é o primeiro suplemento para o jogo mais recente do estúdio sueco!

O RPG Twilight: 2000 é o RPG mais recente da editora sueca Free League Publishing (excluindo, claro, o recém-anunciado Blade Runner RPG). E o RPG logo receberá o seu primeiro suplemento: Urban Operations!

Twilight: 2000 Urban Operations
A capa de Urban Operations. Pode não parecer, mas essa é uma pequena caixa!

Urban Operations é baseado no módulo Free City of Krakow (ou Cracóvia, cidade da Polônia), publicado para a primeira edição do jogo (que, por sua vez, foi lançado em 1984). Todavia, diferente da edição anterior, ele foi desenvolvido para ser utilizado em conjunto com qualquer outra cidade do globo, e não apenas a cidade polonesa. Cracóvia aqui serve apenas como uma cidade de exemplo, assim como a cidade sueca de Karlsborg.

Mas qual é a função de Urban Operations, você deve estar se perguntando?
Urban Operations apresenta inúmeras orientações para que você altere o ambiente da ação de Twilight: 2000 dos campos de batalha para as cidades. Junto com as orientações, haverão novas opções de facções, locais de batalha e ganchos de aventura para que você crie arcos mais longos.

Diferente do que conhecemos como suplemento tradicional, Urban Operations será comercializado em uma caixa. Junto com o suplemento, você encontrará mapas de cidades, mapas de cenários, mapas de batalha e cartas contendo novos encontros. Dado que Twilight: 2000 se trata de uma “terceira guerra mundial que nunca ocorreu” baseada no início do século, este suplemento torna-se peça essencial na coleção de qualquer fã da franquia.

A pré-venda de Urban Operations terá início no final do primeiro trimestre de 2022, com lançamento previsto para o segundo trimestre do mesmo ano. O estúdio sueco não divulgou informações sobre faixa de preço e quantidade de páginas.

Do que se trata esse RPG?

Twilight: 2000 é um RPG contemporâneo, pós-apocalíptico e punk. Nele, a União Soviética nunca deixou de existir após um golpe de estado em 1991, e dando continuidade à Guerra Fria, logo ocorreu a Terceira Guerra Mundial. O RPG apresenta os personagens como sobreviventes na Polônia ou na Suécia após a batalha que devastou grande parte do mundo.

É importante ressaltar que Twilight: 2000 não é um RPG da Free League: o RPG já possuía três edições antes da Free League Publishing tecer um acordo com a Game Designer’s Workshop e a Amargosa Press para a publicação da quarta edição. Todavia, diversos elementos de design da editora sueca foram adicionados ao núcleo de regras de Twilight: 2000.

Um deles é o uso do núcleo de regras Year Zero Engine, usado em inúmeros jogos da editora (como Alien RPG, Forbidden Lands, Mutant: Year Zero e Tales from the Loop), mas adaptado para um jogo contemporâneo e que, na visão da editora, precisava ter menos elementos randômicos. Aqui, a resolução de conflitos se dá através do resultado de dois dados – um equivalente ao atributo, e outro para a perícia. Atributos e Perícias são classificadas de A a D, e quanto maior a letra, maior o dado que equivale a ela. E quando tal atributo ou perícia for requerido, basta jogar o dado que a corresponde. Ainda, há especialidades que aprimoram o seu personagem.

Ainda, sendo um RPG sandbox baseado em exploração, a Free League decidiu adotar as regras de hexcrawl apresentadas em Mutant: Year Zero e Forbidden Lands.

Mapa da Suécia Twilight 2000
O mapa da Suécia para Twilight: 2000. Note os pequenos hexágonos espalhados por água e terra. Ao todo, esse mapa tem mais de 80cm de comprimento.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!