Doctor Who para D&D 5E

Cubicle 7 anuncia adaptação de Doctor Who para D&D 5ª Edição!

Publicado por

E a notícia não foi bem recebida pela comunidade…

A segunda edição de Doctor Who foi lançada recentemente (como você pode ver nesta publicação). Mas isso não impediu o estúdio britânico Cubicle 7 de produzir uma nova versão do jogo – mas dessa vez, para D&D 5ª Edição!

Doctors and Daleks será o nome da adaptação de Doctor Who para a quinta edição de Dungeons and Dragons. O primeiro livro desta nova linha será Doctors and Daleks Player’s Guide, que será lançado em breve – a editora não ofereceu detalhes sobre quando será lançado.

Doctor Who Doctors and Dalels
A única arte de Doctors and Daleks, nova edição de Doctor Who para D&D 5ª Edição!

Tanto no anúncio oficial quanto em um artigo lançado dias depois do anúncio, a editora de Washington frisou que isso não significa que a segunda edição de Doctor Who deixará de receber suporte. De acordo com Emmet Byrne (designer e diretor criativo da Cubicle 7), o estúdio não pretende adotar a franquia como uma de suas principais linhas editoriais: a previsão é que a editora publique o já mencionado Guia do Jogador, um Bestiário (Alien Archive), uma aventura e, talvez, um Escudo do Mestre. Mais produtos podem ser desenvolvidos de acordo com a popularidade da linha.

A editora não entrou em detalhes sobre as mudanças que serão realizadas para que a natureza pacifista de Doctor Who se adapte à quinta edição de D&D.

A recepção dos fãs

Se os designers da Cubicle 7 esperavam uma recepção calorosa dos fãs de Doctor Who, eles provavelmente se decepcionaram com a reação nem um pouco amigável da comunidade.

Na publicação da Cubicle 7 no Twitter, o que se viu foi uma chuva de críticas ao estúdio britânico, especialmente porque, ao olhar de muitos dos críticos, Doctor Who vai na direção contrária ao que Dungeons & Dragons 5ª Edição prega – um livro onde 2/3 de seu conteúdo é voltado para o combate. Na visão destes fãs, diversos outros sistemas (como FATE ou Powered by the Apocalypse) seriam mais apropriados do que a atual edição de D&D. Com isso, muitos deduziram que a ação da Cubicle 7 tem o único intuito de obter dinheiro dos fãs da série (o que é chamado de cash grab).

Emmet Byrne foi ao Twitter para explicar o porquê de desenvolver um novo jogo de Doctor Who, mas usando o núcleo de regras de Dungeons & Dragons. Abaixo, você pode conferir a mensagem completa do designer.

Irei falar sobre o nosso anúncio de Doctors and Daleks/Doctor Who para D&D 5E e a repercussão que vi. O que direi a seguir é baseado em algumas pessoas da comunidade que caçoaram do jogo, então, sintam-se livres para retweetar essa mensagem: eu amaria se elas pudessem ver como suas ações afetam as pessoas.

Ontem, nós anunciamos Doctors & Daleks, um RPG de Doctor Who usando as regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Nós estávamos animados, mas sabíamos que teríamos que lidar com algumas reações negativas. Tivemos que lidar com isso com o anúncio de Victoriana para D&D 5E e vimos como o time por trás de Dark Souls 5E (Steamforged Games) foi tratado. Mas meu Deus, eu não estava pronto pra isso. Os comentários no anúncio variam do desapontamento a uma crueldade venenosa. Eu vi vários designers e criadores que respeitava chamando-o de “lixo” e descartando-o. Deixando claro: nós compartilhamos uma logo e uma pequena sinopse. Só isso.

As pessoas teceram suas opiniões antes de ler qualquer coisa sobre o jogo. Não apenas isso, mas muitas pessoas disseram “vocês deveriam usar X sistema em vez disso!”, o que significa que elas claramente não estão cientes de que nós temos uma edição própria de Doctor Who RPG, que foi lançada há dez anos atrás (além de uma maravilhosa segunda edição).

O time por trás de Doctors and Daleks escreve sobre Doctor Who por anos, e inclui os designers da 1ª e 2ª edição de Doctor Who RPG. Eles conhecem e entendem o universo de Doctor Who. Eles SABEM que isso não é sobre combate. Eles usaram alguns princípios de design bastante inteligentes para refletir isso. Doctors and Daleks não substituirá Doctor Who RPG. Nós temos quase uma dúzia de livros que estão sendo produzidos neste exato momento. Mas o fato é que há muitas pessoas que APENAS jogam D&D. Doctors and Daleks permite a essas pessoas jogarem seu fandom predileto com um sistema que eles conhecem e gostam.

Por exemplo: antes de abrirmos mão da licença de O Senhor dos Anéis, nós tínhamos dois RPGs da franquia: O Um Anel, com sistema próprio, e Adventures in Middle Earth (AiME), que transporta esse universo para D&D 5ª Edição. O Um Anel foi bastante popular e teve muitos fãs, mas quando AiME foi lançado, as vendas do título foram avassaladoras. E AiME foi muito querido por transportar o mundo de Tolkien para D&D. E adivinha? Pessoas que compraram AiME frequentemente viam O Um Anel em uma convenção e falavam “oh, mas o que é isso?” e o compravam quando descobriam que era um RPG!
Portanto, o “5e cash grab” introduzia-os a um novo sistema.

Eu também vi pessoas dizendo “vocês estão competindo consigo mesmos”. Não estamos. Além do que foi descrito acima, a sobreposição de consumo entre O Um Anel e AiME era muito pequena. Eles são desenvolvidos para tipos de consumidores diferentes.

D&D é um colosso cultural, e eu sei, é legal odiar coisas populares. Mas antes de atacar pedras em algo, tente dar uma chance antes. E lembre-se que há pessoas por trás do jogo que amam e se preocupam com as coisas que fazem. Ver as pessoas ao seu redor diminuir seu trabalho e zombá-lo é de partir o coração. Você até pode pensar que está atacando uma “grande indústria”, mas grandes indústrias de RPG são raras. O time que escreveu Doctors and Daleks é composto por 3 pessoas. Ler o Twitter ontem me vez atravessar por uma miríade de emoções. Eu ri, meus olhos rolaram, fiquei frustrado e irritado. Hoje, estou apenas triste. Eu realmente esperava mais da comunidade de RPG, especialmente de outros criadores. Tudo que li estava recheado de elitismo e “diversão sobre as custas dos outros”.

Se alguém que zombou de Doctors and Daleks estiver lendo isso, independente do que pense, há pessoas reais por trás da logo da companhia, e suas palavras as machucam. Critique o jogo quando ele for lançado, mas não seja cruel ou escreva sobre ele antes de lê-lo. Eu joguei e foi incrível. O jogo foi recheado de justas verbais e discussões divertidas, e todos nós concordamos que o jogo realmente se assemelhava a Doctor Who.

Somos uma companhia muito pequena. Pare de colocar as pessoas para baixo. E por favor, apenas deixe as pessoas gostarem das coisas.

Fim.

Tweet de Emmet Byrne

Publicações mais recentes

Mordenkainen's Tome of Foes deixará de ser publicado

D&D: livros Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ser comercializados digitalmente!

Os suplementos Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ficar disponíveis nas plataformas digitais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s