Green Ronin Cthulhu Awakens

Cthulhu Awakens: Green Ronin anuncia seu mais novo RPG!

Publicado por

O novo jogo terá o AGE System como núcleo de regras!

Se você conhece Dragon Age RPG, RPG publicado pela Green Ronin (e em português pela Jambô Editora), você estará habilitado a jogar outros RPGs que utilizam o AGE System (Adventure Game Engine), como Modern Age e Fantasy Age. E em breve, um novo jogo integrará essa lista: Cthulhu Awakens!

Cthulhu Awakens apresenta o Século Estranho, período que inicia na década de 1920 e se encerra nos dias atuais. A característica deste século é a grande influência de forças bizarras em nosso mundo, sendo a principal delas os Intrusos, que englobam entidades datadas da Guerra da Colonização, sendo elas Cthulhu, Yog-Sothoth e outros seres místicos. Tais intrusos vivem em nosso mundo e nas Dimensões Ocultas, onde passam a maior parte do tempo. Junto com estes seres, outras criaturas se digladiam para tomar controle da Terra, entre elas, entidades alienígenas, sociedades dos mortos, feiticeiros e cultos oriundos de outros universos.

Cthulhu Awakens Kickstarter
A capa de Cthulhu Awakens!

A diferença entre Cthulhu Awakens e outros jogos que envolvem os Mitos de Cthulhu está na ambientação: enquanto alguns jogos se concentram na investigação (como Rastros de Cthulhu) ou em mecânicas (como Chamado de Cthulhu), Cthulhu Awakens te oferece suporte para contar qualquer história que se passe no último século, não apenas concentradas nos Mitos de Cthulhu. É possível ver essa diferença ao notar que Cthulhu Awakens não apresenta mecânicas de Sanidade – em vez disso, existe uma mecânica de Alienação, que envolve a sua adaptação às regras alienígenas dos Mitos. A Alienação geralmente lhe concederá efeitos indesejados, mas também pode lhe beneficiar com Inspiração.

O sistema

Como mencionamos no início da publicação, Cthulhu Awakens usará o AGE System como seu núcleo de regras. Para tirar completo usufruto do sistema, você precisará de apenas três dados de seis lados (ou 3d6), sendo que um deles deverá ter uma característica que o diferencie.

Quando um teste é requerido, você deve jogar os três dados e somá-los: caso o resultado seja maior do que o Número-Alvo após a adição de bônus e penalidades, você foi bem sucedido no teste. Há um porém aqui: se você foi bem sucedido e teve dois resultados iguais no dado, você receberá Pontos de Façanha, que poderão ser consumidos para usar manobras especiais.
O AGE System também possui uma forma de mensurar o quão bem sucedido você foi na tarefa a ser realizada: basta ver o resultado do único dado diferente da rolagem – quanto maior, melhor. E ao obter resultados duplos com um teste bem sucedido, a quantidade de Pontos de Façanha recebida é igual ao valor do dado diferenciado.

O livro

Cthulhu Awakens Green Ronin
Arte de divulgação de Cthulhu Awakens!

Cthulhu Awakens terá cerca de 270 páginas, capa dura e miolo colorido, podendo ter mais páginas caso as metas adicionais do financiamento coletivo sejam atingidas. As regras já foram desenvolvidas e o livro já está totalmente escrito, precisando passar pelos processos de edição e comissionamento de artes antes de ser impresso.

Os conteúdos do livro serão separados em oito capítulos, que englobam a criação de personagens, as regras do jogo, os conhecimentos místicos (e que tolos chamam de “magia”), as regras de progressão de personagens e como narrar uma campanha de Cthulhu Awakens, informações sobre o panteão dos Mitos de Cthulhu, um bestiário repleto de NPCs e entidades e uma série de itens mágicos que seu personagem pode usar.

O financiamento coletivo de Cthulhu Awakens já atingiu a meta básica de US$ 10.000 – no momento da publicação, o financiamento já arrecadou US$ 66.500. Você tem até o dia 22 de março para apoiar o crowdfunding na plataforma Kickstarter!

Publicações mais recentes

Tormenta20 Jogo do Ano

Tormenta20: Jambô Editora anuncia edição “Jogo do Ano”!

Conheça a nova Tormenta com a edição “Jogo do Ano” de Tormenta20!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s