The Witcher RPG Tome of Chaos

The Witcher RPG: R. Talsorian Games apresenta mais detalhes de A Tome of Chaos!

Publicado por

É esperado que o livro seja lançado em abril deste ano!

Se você é fã de The Witcher RPG, já deve saber que Tome of Chaos será o próximo suplemento da franquia a serpublicado. E nesta semana, a R. Talsorian Games (estúdio por trás de jogos como Cyberpunk 2020, Cyberpunk RED e Castelo Falkenstein) anunciou mais novidades sobre o título!

Tome of Chaos The Witcher RPG
A arte de capa de Tome of Chaos, próximo lançamento de The Witcher RPG. A arte retrata Van Treharne ensinando estudantes de Novigrad a conjurar magias.

Recapitulando…

Tome of Chaos foi anunciado pela R. Talsorian Games em maio de 2021. Atualmente, o livro está no processo de impressão – a expectativa da editora é que ele esteja disponível nas lojas em abril deste ano. Abaixo, você pode encontrar um release em português que publicamos em nosso site na época do anúncio.

Tome of Chaos é um suplemento voltado para as magias do universo de The Witcher. Assim como ocorre no bestiário O Diário do Bruxo (que já está disponível em português – e em promoção – publicado pela Devir Brasil), o livro trará uma personagem do universo do jogo como protagonista. E no caso de Tome of Chaos, a professora Van Treharne será quem abordará tudo o que você precisa saber sobre o universo dos feitiços e como controlar o poder do caos.

Dentre os conteúdos do livro, você encontrará novas invocações, maldições e magias; regras para necromancia e demônios; expansão de regras para clérigos e druidas (que se tornarão profissões separadas); e regras para criar personagens não-magos, mas que detém alguma habilidade mágica. Se tratando da história do jogo, o livro apresentará mais informações sobre as facções do continente (sejam mágicas ou religiosas) e explicações sobre a curiosa tiromancia, arte mágica que consiste em fazer adivinhações através de um mundano queijo.

Release de Tome of Chaos.

As atualizações em Tome of Chaos são animadoras para os fãs de The Witcher RPG. Quando o projeto foi concebido, era esperado que Tome of Chaos tivesse, no máximo, 186 páginas. Este número foi aumentado para 216 após a conclusão do livro, um aumento de 30 páginas.

Duas novidades foram anunciadas pela editora detentora dos direitos de The Witcher RPG: o índice do livro e as mecânicas por trás das Linhas de Ley.

O índice

O índice de Tome of Chaos apresenta algumas novidades para os fãs do RPG. Em primeiro lugar, duas novas profissões foram adicionadas: Clérigos e Druidas. O livro dedica cerca de vinte páginas para cada uma das profissões, explicando histórias sobre a religião do Norte e as principais igrejas, além de introduzir novos círculos druídicos. Apesar de grande parte do conteúdo aqui não ter efeitos mecânicos, fãs da história de The Witcher encontrarão muitas informações para enriquecerem suas campanhas.

Após isso, há cerca de cinquenta páginas dedicadas a customização de personagens. Você encontrará novos talentos mágicos; novas magias, maldições, rituais e Sinais; e novos glifos, encantamentos e itens mágicos. Há também informações sobre como adquirir tais itens.

Por fim, o livro se dedica a apresentar mais informações sobre a história, introduzindo as Artes Sombrias (o que inclui as mutações dos bruxos e a necromancia), vinte páginas dedicadas aos principais magos nortenhos (o que inclui a feiticeira Keira Metz, que figura em The Witcher 3: Wild Hunt) e um pequeno bestiário (que convenhamos, não é o foco aqui).

Tome of Chaos The Witcher RPG
O que é “A Binding Clause”? Não sabemos, e a R. Talsorian Games não forneceu maiores detalhes sobre o tema.

Dito isso, Tome of Chaos promete agradar não apenas os jogadores do RPG baseado na franquia da CD Projekt Red, mas todos os fãs da lore de The Witcher – e vale lembrar que a R. Talsorian Games atua em parceria com a desenvolvedora polonesa de jogos, para garantir que todos os conteúdos fiquem de acordo com tudo o que foi estabelecido até então.
A preocupação com a história é tão grande que Rodolf’s Guide to the Continent, livro que sucederia o lançamento de Tome of Chaos, teve seu lançamento postergado em razão das inconsistências encontradas pela CD Projekt Red. O guia do Continente ainda será publicado, mas é provável que seu lançamento ocorra apenas em 2023.

Essa publicação dá mais detalhes sobre os planos da R. Talsorian Games para 2022.

Linhas de Ley

As Linhas de Ley são trilhas mágicas atreladas a elementos específicos, servindo como canalizadores naturais destes elementos primordiais. Nos locais onde uma linha atravessa, você poderá notar fenômenos estranhos atrelados ao elemento da linha: plantas crescem mais rápido, córregos surgem onde não deveriam, o calor é estranhamente excessivo ou há nuvens de poeira circulando o ambiente.

Ley Lines The Witcher RPG
Exemplos da atuação das Linhas de Ley em The Witcher.

Estas linhas são invisíveis e intangíveis, e portanto, detectá-las é uma tarefa complexa caso você não seja um Mago: estes podem aprender um feitiço que lhes permitem detectar tais linhas. Usufruir do poder destas linhas fornece benefícios para o mago: interagir com a Linha de Ley de Fogo poderá causar dois dados extras de dano para qualquer magia ígnea que conjurar, além de elevar consideravelmente a chance de incendiar um alvo. Todavia, isso tem um custo: além de não poder usar magias de outros elementos, a falha ocasiona um gasto adicional de estamina e um efeito adicional a depender do elemento com o qual se interage.

Detectar Linhas de Lay traz mais benefícios: encontrar uma encruzilhada entre duas linhas ocasionalmente lhe levará para um Local de Poder, uma fonte mágica criada pela sociedade Aen Seidhe. Em Tome of Chaos, magos também poderão aprender rituais para criar seus próprios Locais de Poder ao identificar estas encruzilhadas mágicas.

Por fim, o intuito dessas adições é aproximar o RPG dos romances de The Witcher, onde cada elemento possui a sua própria personalidade, concedendo benefícios e penalidades de acordo com a sua natureza.

Novas erratas

Além dos detalhes sobre Tome of Chaos, a R. Talsorian Games informou que o livro básico de The Witcher RPG receberá sua terceira tiragem. E como naturalmente ocorre no meio editorial, sempre que uma nova versão de um livro é publicada, novas erratas a acompanham, atualizando os conteúdos para aqueles que possuem versões anteriores do livro.

Isso também aconteceu com a nova tiragem: a editora de Washington disponibilizou a quarta edição da errata do Livro Básico. Grande parte das novas correções visam facilitar a interpretação do texto e corrigir problemas mecânicos oriundos de uma má escolha de palavras. Caso você tenha a primeira ou a segunda tiragem do livro em inglês, você pode obter a errata mais recente no link abaixo:

Publicações mais recentes

Mordenkainen's Tome of Foes deixará de ser publicado

D&D: livros Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ser comercializados digitalmente!

Os suplementos Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ficar disponíveis nas plataformas digitais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s