Abomination Vaults Dungeons and Dragons

Paizo anuncia adaptação da Adventure Path Abomination Vaults para D&D!

Publicado por

Essa não é a primeira vez que um produto oficial da Paizo é direcionado para os fãs de Dungeons & Dragons!

Um novo produto para Dungeons & Dragons 5ª Edição será lançado no ultimo trimestre do ano – o que não é novidade alguma, uma vez que produtos para o RPG mais vendido dos últimos anos são lançados a torto e a direito. O que surpreende é quem lançará este produto: a Paizo, detentora de Pathfinder, RPG que rivaliza com D&D há mais de dez anos!

A notícia surpreendente foi anunciada na última terça-feira, através da inserção do produto na loja da Paizo. A aventura é originalmente composta por três módulos individuais e teve seu primeiro livreto originalmente lançado em janeiro de 2021 – os outros dois módulos foram lançados nos dois meses subsequentes.

Embora não tenhamos maiores informações sobre o desempenho comercial da campanha, pode-se dizer que ela foi uma das mais bem sucedidas da Paizo quando o assunto é Pathfinder 2ª edição, uma vez que a editora irá relançá-la em maio deste ano, mas com os três livretos compilados em um único livro capa-dura, o que resulta em um tomo com mais de 300 páginas de dungeon crawl, monstros, magias e afins.

Abomination Vaults D&D 5E
A belíssima capa de Abomination Vauls para D&D 5ª Edição!

A conversão incluirá todos os mapas, NPCs e detalhes da campanha original, tendo alterações apenas nos termos mecânicos e nos números. A campanha original inicia no 1º nível (podendo ser jogada logo após a aventura introdutória presente na Beginneer Box) e se encerra no 11º nível. O estúdio não confirmou se isso se manterá para a quinta edição do RPG mais velho do mundo.
A editora também atenta novos fãs que Abomination Vaults inclui os temas suicídio, horror corporal e experimentos em humanos. Portanto, pergunte aos seus jogadores se eles estão confortáveis com estes temas e realize quaisquer adaptações necessárias.

Abaixo, você pode conferir a sinopse da campanha, a ser lançada em novembro de 2022:

Quando o misterioso Gauntlight, um estranho farol sem acesso por terra, brilha com uma luz macabra, o povo de Otari sabe que algo terrível está por vir. O mal reside nas profundezas dos Cofres da Abominação, uma extensa masmorra onde um feiticeiro amaldiçoado tentou erguer um exército de monstros há milhares de anos atrás. Os novos heróis da cidade deverão se aventurar pela megamasmorra recheada de feras e armadilhas para prevenir que um conjurador vingativo se erga novamente!

Essa completa compilação da Trilha de Aventuras original foi adaptada para a mais nova versão do RPG mais antigo do mundo. Você já ouviu falar sobre a qualidade e profundidade das campanhas de Pathfinder por anos – agora, explore os Cofres da Abominação por conta própria sem ter que aprender um novo sistema de RPG!

Sinopse de Abomination Vaults (5E)!

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que um produto de Pathfinder é lançado para a quinta edição de Dungeons & Dragons. A Legendary Games, estúdio que atuou em conjunto com a Paizo para publicar a trilha de aventuras Kingmaker (originalmente publicada para a primeira edição do sistema) para Pathfinder 2ª edição, fez uma conversão de todas as criaturas presentes na aventura de mais de 600 páginas para a quinta edição de Dungeons & Dragons. É esperado que o bestiário seja enviado aos apoiadores em setembro, chegando às lojas nos meses subsequentes.

Abomination Vaults para D&D 5E
Espere um gigantesco dungeon crawl: a campanha inicia no 1º nível e se encerra no 11º nível!
Arte de Maurice Risulmi, disponível no Artstation!

Ficha Técnica

Livro: Abomination Vaults Adventure Path (5E)
Idioma: Inglês
Editora: Paizo
Capa: Capa dura, miolo colorido
Nº de páginas: Mais de 300 páginas
Data de lançamento: Entre outubro e novembro de 2022
Preço sugerido: US$ 59,99 (R$ 281,98 na cotação do dia 01/04/2022)
Onde adquirir: Site da Paizo

A reação dos fãs

Normalmente, quando ocorre um anúncio de um produto sendo convertido para a quinta edição de Dungeons & Dragons, muitos dos fãs reclamam com a respectiva editora, argumentando que isso é cash grab (usar da popularidade de D&D para ganhar dinheiro) e que “estão abandonando o seu próprio sistema”. Todavia, isso não ocorreu nos fóruns da Paizo.

Na página do produto, vários dos fãs elogiaram a decisão editorial do estúdio de Washington, e até questionaram se a editora planeja converter mais produtos da segunda edição de Pathfinder para D&D 5ª edição. Como argumento dos aficionados por Pathfinder, foi usado o fato da adventure path ser uma das mais bem-avaliadas de Pathfinder 2ª Edição até o momento, e portanto, não havia produto melhor para tentar cativar uma nova audiência. Todavia, a moderação atuou nos fóruns – portanto, não dá pra saber se houveram mais críticas.

De qualquer forma, Jason Bulmahn, um dos designers de Pathfinder 2ª edição, usou o seu Twitter para explicar o movimento da editora.

Sigh…Pathfinder não está com problemas (comerciais). Criar uma versão de Abomination Vaults para Dungeons & Dragons 5ª edição é uma chance para aqueles que jogam D&D 5E experimentarem nosso mundo e nossas histórias. Pathfinder 2ª Edição está se saindo muito bem e estamos muito animados para lançar mais materiais para ele nos próximos anos. Aguardem-nos: temos muitas coisas guardadas!

Tweet de Jason Bulmahn

E você, o que achou do movimento da Paizo? É cash grab ou é um movimento puramente voltado para atingir novos jogadores? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s