Para adquirir a empresa, os magos da costa pagaram mais de seiscentos milhões de reais!

Nesta tarde (13/04), a Wizards of the Coast anunciou a aquisição do D&D Beyond, plataforma digital que apresenta inúmeras ferramentas para facilitar a vida dos jogadores de Dungeons & Dragons 5ª Edição!

O D&D Beyond é uma ferramenta que fornece uma experiência virtual interativa nos mundos de Dungeons & Dragons. Dentro da plataforma fundada em 2017, você encontra todos os livros já publicados para a quinta edição em versão digital, além de inúmeras ferramentas que enriquecem a exploração do jogador pelos livros. Além de você poder pesquisar rapidamente sobre qualquer assunto presente nos livros que adquiriu (ou saber onde o conteúdo se encontra, caso não o possua), o aplicativo web conta com um criador de personagens, integrado com quaisquer conteúdos que tenha obtido; compêndios com todos os monstros, magias, armas, raças e classes; um rolador de dados (que pode ser integrado à plataforma Discord); e um criador de encontros de combate.

A plataforma já possuiu diversos proprietários, tendo sido comprada pela Twitch (plataforma de streaming subsidiária da Amazon) e mais recentemente, pela FANDOM (organização de enciclopédias online, também chamadas de wikis). A aquisição custará aos cofres da Hasbro (detentora da Wizards of the Coast) 146 milhões de dólares, ou 683 milhões de reais. Segundo o press release divulgado pela businesswire, a plataforma digital possui quase dez milhões de usuários cadastrados, tendo sido uma das principais responsáveis por alavancar a marca Dungeons & Dragons.

Serviços não serão interrompidos

A Wizards of the Coast aproveitou para frisar que nenhum serviço atualmente fornecido pelo D&D Beyond será interrompido ou encerrado. Ainda, todas as aquisições realizadas dentro da plataforma serão mantidas – portanto, a mudança não introduzirá, em um primeiro momento, nenhuma mudança para o usuário da ferramenta.

Ainda sobre a ferramenta, o estúdio compartilhou que apresentará novidades para os fãs de Dungeons & Dragons nos próximos meses. A expectativa é que a editora continue com os planos de introduzir novas traduções na plataforma: quando a FANDOM ainda era proprietária do D&D Beyond, foi anunciado que publicações em outros idiomas seriam inseridas no aplicativo. Mas, na prática, isto não ocorreu: apenas o Livro do Jogador em italiano foi oficialmente publicado.

Com a Wizards of the Coast assumindo as publicações internacionais e tendo posse da principal ferramenta digital de Dungeons & Dragons, é provável que tenhamos o D&D Beyond devidamente localizado em português em um futuro próximo.

Conflito de interesses

É sabido que a Wizards of the Coast queria ter a sua própria plataforma de VTT (Virtual Tabletop, que poderia ser traduzido, no contexto dos RPGs, como Mesa de RPG Virtual) desde 2020 (ou desde 2006, se você considerar as investidas digitais da empresa na época da quarta edição de D&D). E o estúdio finalmente conseguiu atingir este feito.

Todavia, outras plataformas de VTT (especificamente, Fantasy Grounds e Roll20) publicam materiais de Dungeons & Dragons 5ª Edição. A empresa continuará permitindo que essas ferramentas digitais publiquem seus livros ou irá embargá-las devido ao conflito de interesses?

Saberemos qual será a postura da editora nos próximos meses!

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!