Para adquirir a empresa, os magos da costa pagaram mais de seiscentos milhões de reais!
Nesta tarde (13/04), a Wizards of the Coast anunciou a aquisição do D&D Beyond, plataforma digital que apresenta inúmeras ferramentas para facilitar a vida dos jogadores de Dungeons & Dragons 5ª Edição!

O D&D Beyond é uma ferramenta que fornece uma experiência virtual interativa nos mundos de Dungeons & Dragons. Dentro da plataforma fundada em 2017, você encontra todos os livros já publicados para a quinta edição em versão digital, além de inúmeras ferramentas que enriquecem a exploração do jogador pelos livros. Além de você poder pesquisar rapidamente sobre qualquer assunto presente nos livros que adquiriu (ou saber onde o conteúdo se encontra, caso não o possua), o aplicativo web conta com um criador de personagens, integrado com quaisquer conteúdos que tenha obtido; compêndios com todos os monstros, magias, armas, raças e classes; um rolador de dados (que pode ser integrado à plataforma Discord); e um criador de encontros de combate.
- Saiba mais: Entre agora no D&D Beyond!
A plataforma já possuiu diversos proprietários, tendo sido comprada pela Twitch (plataforma de streaming subsidiária da Amazon) e mais recentemente, pela FANDOM (organização de enciclopédias online, também chamadas de wikis). A aquisição custará aos cofres da Hasbro (detentora da Wizards of the Coast) 146 milhões de dólares, ou 683 milhões de reais. Segundo o press release divulgado pela businesswire, a plataforma digital possui quase dez milhões de usuários cadastrados, tendo sido uma das principais responsáveis por alavancar a marca Dungeons & Dragons.
Serviços não serão interrompidos
A Wizards of the Coast aproveitou para frisar que nenhum serviço atualmente fornecido pelo D&D Beyond será interrompido ou encerrado. Ainda, todas as aquisições realizadas dentro da plataforma serão mantidas – portanto, a mudança não introduzirá, em um primeiro momento, nenhuma mudança para o usuário da ferramenta.
Ainda sobre a ferramenta, o estúdio compartilhou que apresentará novidades para os fãs de Dungeons & Dragons nos próximos meses. A expectativa é que a editora continue com os planos de introduzir novas traduções na plataforma: quando a FANDOM ainda era proprietária do D&D Beyond, foi anunciado que publicações em outros idiomas seriam inseridas no aplicativo. Mas, na prática, isto não ocorreu: apenas o Livro do Jogador em italiano foi oficialmente publicado.
Com a Wizards of the Coast assumindo as publicações internacionais e tendo posse da principal ferramenta digital de Dungeons & Dragons, é provável que tenhamos o D&D Beyond devidamente localizado em português em um futuro próximo.
Conflito de interesses
É sabido que a Wizards of the Coast queria ter a sua própria plataforma de VTT (Virtual Tabletop, que poderia ser traduzido, no contexto dos RPGs, como Mesa de RPG Virtual) desde 2020 (ou desde 2006, se você considerar as investidas digitais da empresa na época da quarta edição de D&D). E o estúdio finalmente conseguiu atingir este feito.
Todavia, outras plataformas de VTT (especificamente, Fantasy Grounds e Roll20) publicam materiais de Dungeons & Dragons 5ª Edição. A empresa continuará permitindo que essas ferramentas digitais publiquem seus livros ou irá embargá-las devido ao conflito de interesses?
Saberemos qual será a postura da editora nos próximos meses!
Publicações mais recentes
CDR: novo RPG nacional está em financiamento coletivo no Catarse!
Conheça CDR RPG, jogo baseado no complexo prisional brasileiro!
Resumo Semanal – 24 de janeiro a 06 de fevereiro!
Confira as principais notícias da última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro em nosso Resumo Semanal!
Adventures in Cypher System: novo projeto da Monte Cook Games está em financiamento coletivo!
Conheça os dois novos cenários para o Cypher System com Adventures in Cypher System!
Pugmire: segunda edição está em financiamento coletivo!
A nova edição de Pugmire está em financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. Conheça mais sobre o jogo!
Fim da confusão: Wizards of the Coast desiste de atualizar a OGL!
Fim da polêmica: a Wizards of the Coast cancelou a atualização da OGL!
ORC: Paizo apresenta lista de editoras que apoiam a criação da licença!
Veja a lista de entidades que se mostraram favoráveis a criação da ORC: Open RPG Creative License!