A loja voltará seus serviços para a publicação de materiais.

Criadores de conteúdo de RPG e editoras perderão acesso ao principal marketplace de RPG do Brasil: A companhia Dungeonist fechará sua loja digital, redirecionando seus serviços para a publicação de materiais.

O anúncio foi realizado no final de março, através do portal da editora. A empresa informou que os processos derivados da loja (como gerenciar chamados, interagir com sistemas de pagamentos e aprovar novos produtos) estavam tomando mais tempo (e dinheiro) do que a empresa desejava, impedindo que outros projetos fossem realizados (como o gerenciamento de publicações, por exemplo). Portanto, foi tomada a difícil decisão de desativar o marketplace.

A loja será fechada de forma gradual: caso queira inserir algum produto novo na plataforma, você terá até o final de abril para fazê-lo. A partir do dia 01 de junho, a loja será totalmente fechada para o público. Acordos de pré-venda em andamento, produtos enviados e pagamentos pendente serão honrados pela empresa, e e-mails serão disparados para os clientes façam o download de PDFs presentes em suas contas antes do encerramento das atividades.

Toda essa expertise não será perdida, contudo: o Dungeonist irá direcionar os seus esforços para ser uma publicadora. Logo, o estúdio irá fornecer o serviço de divulgação, distribuição, financiamento, impressão, pré-venda e pós-venda, se tornando um parceiro ideal para quem planeja lançar produtos físicos ou digitais.

O papel do estúdio será similar ao que a Modiphius Entertainment desempenhou com a Free League Publishing, nos primórdios do estúdio sueco: sem ter os conhecimentos de produção necessários, a editora terceirizava estes serviços para a Modiphius, que possui dez anos de atuação no mercado de RPG. Assim, os designers da Fria Ligan (Free League, em sueco) eram capazes de se concentrar no que realmente importava para eles: a qualidade de seus produtos.
Hoje, a Free League se coloca no papel da Modiphius, ajudando a impulsionar jogos de editores suecos para o mundo ao fornecer os mesmos serviços da editora britânica.

Duro golpe

A plataforma Dungeonist foi o primeiro marketplace brasileiro voltado para RPGs (e até onde sabemos, era o único desta categoria), servindo como principal ferramenta de publicação para pequenos autores e estúdios. Apenas se tratando de publicações de RPG, o site armazenava 1288 materiais, de múltiplos sistemas, tipos e gêneros. Até mesmo as editoras nacionais (como a Buró Brasil, Lampião Game Studio, Macaco Dumal e Solar Entretenimento) usavam o site para comercializar seus materiais digitais.

Outro detalhe importante sobre o Dungeonist tem relação com o comissionamento: os autores recebiam entre 65% e 75% do valor de cada produto, uma das maiores taxas de conversões pró-autor do mercado. Para se ter uma ideia, o DrivethruRPG (o maior marketplace de RPG do mundo) retém 50% do valor do produto para si. Parte desta arrecadação também é repassada para os estúdios que possuem direitos autorais sobre o material que você publicar – isso ocorre com a DM’s Guild, por exemplo, onde a Wizards of the Coast obtém uma fatia significativa da arrecadação da OneBookShelf (organização proprietária das empresas DM’s Guild e DrivethruRPG).

Os autores nacionais precisarão encontrar um novo local para publicar seus materiais novos e antigos. Quem mais sofre com a perda é, obviamente, os pequenos autores, que não possuem sites ou repositórios nacionais para divulgarem seus materiais de forma orgânica.

Por sorte, novas iniciativas parecem surgir no horizonte. A Jambô Editora, por exemplo, lançou a plataforma Iniciativa T20, que lhe permite publicar materiais na plataforma usando a lore de Tormenta RPG.