Thordezilhas Universo Simulado

Thordezilhas: nova edição do cenário está em financiamento coletivo!

Publicado por

O cenário mistura capa, espada, caravelas, pólvora e magia!

Explore o rico oceano e descubra tesouros em um universo que mistura baixa fantasia com mosquetes e caravelas. A segunda edição de Thordezilhas: Sabres & Caravelas está em financiamento coletivo, a ser publicado pelo estúdio Universo Simulado!

Thordezilhas nasceu, em um primeiro momento, como um cenário de campanha para Old Dragon RPG, jogo da extinta Redbox Editora (agora, Buró Brasil), tendo sendo criado para o concurso “Seu Mundo na Redbox”, no longínquo ano de 2012. Mas o cenário de campanha só sentiu o odor da maresia em 2017, recebendo diversos suplementos que expandiam os mares disponíveis para exploração nos anos subsequentes. Em 2019, Luiz Claudio Gonçalves, criador do cenário, tendo recebido a propriedade intelectual do cenário de volta, começou a desenvolver uma nova edição do cenário – que hoje, está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!

O cenário de Thordezilhas é baseado em um universo de capa, espada e caravelas. Ambientada em nosso mundo no século XVI, mas adicionando pitadas de fantasia, os aventureiros explorarão o alto-mar em busca de descobertas, ouro e glória, batalhando contra governos tiranos e piratas audaciosos. Uma das características do cenário é romper com a visão colonialista que nos foi imposta, apresentando seres da nossa cultura em pé de igualdade com outros seres da tradicional fantasia. Espere encontrar curupiras, sacis e outras criaturas fantásticas enquanto desbrava o vasto oceano!

Thordezilhas Segunda Edição
A belíssima capa da segunda edição de Thordezilhas: Sabres e Caravelas

A nova edição de Thordezilhas RPG usará o sistema Vanguarda, criado pelo estúdio Universo Simulado (fundada pelo autor de Thordezilhas), que utiliza apenas dados de vinte lados (conhecido como d20) e seis lados (d6). No sistema, para que você obtenha sucesso em suas tarefas, você dever rolar um dado de vinte lados, e somar ao resultado obtido o atributo correspondente e a proficiência, caso haja. Existe uma pitada de World of Darkness no sistema – essa inspiração insere diferentes níveis de sucesso no sistema, sendo possível não atingir a dificuldade necessária e, ainda assim, obtendo sucesso na tarefa – com um custo, é claro.

Uma das mecânicas inovadoras de Thordezilhas é chamada touché: quando você obtém o valor 1 ou 20 no dado, você deve gritar touche!
Se o jogador que rolou o dado tiver sido o primeiro a gritar, ele obteve um sucesso extraordinário; do contrário, o resultado da jogada foi um verdadeiro desastre, e o jogador que gritou primeiro deverá descrevê-la. Portanto, em Thordezilhas, prestar atenção no resultado obtido no dado importa!

Outro detalhe interessante da segunda edição de Thordezilhas é que você poderá jogar como um RPG tradicional (ou seja, sentados ao redor de uma mesa acompanhado de seus amigos) ou como um RPG solo. O jogo possui regras sobre como usufruir do jogo no modo solo – a mecânica de touche! é simplificada, por exemplo, sendo o 20 um sucesso extraordinário e 1 um desastre.

Thordezilhas Sabres & Caravelas
O Arcanista é um exemplo de arquétipo existente em Thordezilhas 2ª Edição!

Sendo portanto um novo jogo construído do zero, foi necessário criar novas regras para a criação de personagens, magias e regras de combate e exploração, e tudo isso você encontrará no Livro Básico de Thordezilhas 2ª Edição. Para criar seu personagem, por exemplo, você terá a disposição 10 povos (de anões a curupiras), 6 arquétipos (classes – é possível jogar com um mosqueteiro!) e 15 especializações (sendo Capoeirista uma delas). Ainda, para dar mais cor ao seu personagem, o jogo apresenta descritores: uma característica marcante que você deve inserir em seu personagem, diferenciando-o de qualquer outro habitante do mundo!

Caso o sistema não seja do seu agrado ou seu grupo seja adepto de sistemas d20, a editora fornecerá um manual de conversão de Thordezilhas para sistemas d20 – portanto, não há desculpas para não apoiar o projeto da Universo Simulado!

O financiamento coletivo

O financiamento coletivo de Thordezilhas 2ª Edição visa a publicação do livro básico do RPG, que terá entre 200 e 250 páginas de conteúdo, capa dura e miolo colorido. E o livro será publicado, uma vez que o financiamento coletivo teve sua primeira meta atingida ainda nas primeiras 24 horas de crowdfunding!

Mas não para por aí: através das metas adicionais, você pode obter novos suplementos, aventuras, apêndices extras ao livro básico, marcadores de página e até mesmo um Escudo do Mestre!

O financiamento coletivo de Thordezilhas 2ª Edição estará ativo até o dia 21/12/2022 – portanto, você possui cerca de quarenta dias para apoiar o projeto na plataforma Catarse!

Publicações mais recentes

Star Trek Adventures em Português

Edições nacionais de Star Trek e Night’s Black Agents entram em pré-venda!

A edição nacional de dois novos jogos internacionais estão em pré-venda!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s